Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Melhor ano Transalp 600 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Melhor ano Transalp 600 2438059070

+14
dijm
Lfred
Transouto
Camilo
De Sousa
tigusto
paulo.umm
paulao
Tarz
TrAnsAlper
Pedro Marques Alves
D'Artagnan
Fabião
TodayAdventure
18 participantes

    Melhor ano Transalp 600

    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  TodayAdventure Seg 13 Out 2008, 22:34

    Pessoal,

    Espero estar a postar isto no sítio certo. Talvez me possam ajudar a esclarecer. Estou bastante interessado em adquirir uma Transalp. A minha preferência recai sobre as mais antigas, as 600. Melhor consumo, mecânica mais simples, mais baratas na compra e não dou grande importância a melhorias nos modelos mais recentes. Atendendo a que é uma máquina muito fiável e que quero gastar pouco dinheiro, a melhor compra parece-me ser um modelo com bastantes anos e relativamente poucos quilómetros. Estou a pensar bem?

    Apesar de ser uma máquina fiável, há um ou outro ponto fraco em modelos de alguns anos (calma, não quero a vossa ira! lol! ) facilmente resolúveis. O CDI, a bomba de gasolina são exemplos e não deve haver muito mais. Sei também que os modelos mais antigos têm o travão de trás de tambor e alguém me disse que não é fácil encontrar em todo o lado a substituição quando chega a altura. Na vossa opinião há algum ano em que as 600 v saíram perfeitas? Ou então, qual ou quais é/são o(s) ano(s) da(s) melhor(ses) fornada(s) de Transalps 600v?

    Obrigado antecipadamente!

    Zé Paulo.
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Fabião Seg 13 Out 2008, 22:42

    Eu comprei uma Transalp de 1992 600V c 52800Km a um amigo meu já tem travões de disco atrás; o único problema que sinto nela é a parte electrica do neutro q as vezes é um drama para ele acender e deixar ligar a mota c o descanço em baixo; aliás há mais um problema quem anda nela não quer mais sair de cima!

    Cumprimentos

    Fabião
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  D'Artagnan Seg 13 Out 2008, 22:45

    Boas

    Penso eu de que, esteja a postar no sitio certo

    Na minha modesta opinião os melhores anos das Transalps XL600V são os de 97, 98 e 99

    Vários prós em relação aos modelos anteriores:

    - Só tem um CDI, as anteriores tem dois que era um dos problemas dos modelos anteriores
    - Têm duplo travão de disco á frente, mais eficases em travagem em relação aos modelos anteriores

    E de momento é o que me lembro
    Pedro Marques Alves
    Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 647
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 11/05/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Pedro Marques Alves Seg 13 Out 2008, 22:48

    Olá Zé Paulo

    Só posso " postar " pela mota que tenho : XL600V de janeiro de 91 ! Penso que seja a mais antiga do nosso forum.

    Quando a comprei ( abril 08 ), vinha com um escape ( daqueles que só fazem barulho ) e substitui-o de imediato por um de origem. Comprei-o em Barcelona ( menos 100€ ).

    Já não andava de mota desde 1988 e os conhecimentos que tinha acerca de motas eram praticamente nulos. Portanto foi uma compra um pouco às escuras. O que me valeu foram as dicas de um colega meu.

    Comparado com as motas dos nossos companheiros...só posso dizer que vai onde vão as outras. Tem só um disco de travão à frente, é de duplo carburador, gasta um pouco de óleo, mas está para as curvas.

    Estou muito satisfeito com a mota que tenho. Adquiri uns alforges, barras, apoios de alforges e outras paneleirices que se enquadram bem nesta " relíquia "

    Em Viseu, podes dar uma volta e assim ficas com uma - ainda - melhor ideia.

    Abraço

    Pedro
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  TodayAdventure Ter 14 Out 2008, 08:20

    Obrigado pelas vossas respostas rápidas e esclarecedoras. Obrigado D'Artagnan, faz sentido que os últimos anos de produção do modelo 600v (97, 98, 99) sejam os melhores, depois das rectificações nos poucos pontos fracos do modelo. Todavia os anos mais recuados mantêm o "charme" vantajoso do preço de compra. Nos modelos mais antigos é até possível e provável que os donos anteriores já tenham substituído os calcanhares de Aquiles da máquina (bomba de gasolina, CDI). Pedro, obrigado também pela tua experiência. Este fim de semana estive na conversa, num passeio TT, com o dono de um modelo igualzinho ao teu, mesmo ano, cor igual, matrícula preta, à moda antiga. Smile Com 50.000 kms e umas mossazitas, mas nada de muito anormal para uma moto com estes anos. Sabes-me dizer quando vale em média uma Transalp deste ano? A tua bebe óleo? Que quilometragem? Eu, depois de algumas motos de vários tipos, estou nessa onda: a de ir onde as outras vão, fiabilidade e simplicidade de mecânica, sem "luxos", e "ready to fall" Smile. Faço alguns passeios TT e terá que ser uma máquina que não terei medo de ver cair.

    Gostava muito de ir a Viseu conhecer-vos, mas este mês "já não chego para as encomendas". Mas espero encontrar-me convosco em breve; parece-me terem aqui um grupinho fixe, com doses de maluquice qb.

    Obrigado!
    Zé Paulo.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 14 Out 2008, 08:37

    Boas Zé Paulo!

    Eu sou sempre suspeito Suspect para falar de Transalps,mas vou tentar deixar aqui a minha opinião.
    Opinião essa que vai de encontro com o que foi aqui escrito pelo D'Artagnan,estando nós a falar da XL600.Penso também que as últimas "colheitas" da versão 600 serão as recomendáveis.Existe um modelo,comemorativo do 50º aniversário da Honda que para além de ser da última geração 600,é das mais bonitas Transalps a rolar por aí.(http://forumtransalp.com/as-maquinas-f5/a-minha-burra-t249.htm ,não me canso de elogiar esta)
    São sem dúvida uma boa opção de compra,quer pelo seu preço,fiabilidade...e por tudo o que uma Transalp representa.

    Boa sorte, e espero que encontres a tua TA muito em breve.E claro que te possas juntar à malta num dos nossos futuros convívios. Wink
    Um abraço e boas transalpadas.


    Última edição por TrAnsAlper em Ter 14 Out 2008, 08:38, editado 1 vez(es)
    Pedro Marques Alves
    Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 647
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 11/05/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Pedro Marques Alves Ter 14 Out 2008, 08:37

    TodayAdventure escreveu:. Pedro, obrigado também pela tua experiência. Este fim de semana estive na conversa, num passeio TT, com o dono de um modelo igualzinho ao teu, mesmo ano, cor igual, matrícula preta, à moda antiga. Smile Com 50.000 kms e umas mossazitas, mas nada de muito anormal para uma moto com estes anos. Sabes-me dizer quando vale em média uma Transalp deste ano? A tua bebe óleo? Que quilometragem? Eu, depois de algumas motos de vários tipos, estou nessa onda: a de ir onde as outras vão, fiabilidade e simplicidade de mecânica, sem "luxos", e "ready to fall" Smile. Faço alguns passeios TT e terá que ser uma máquina que não terei medo de ver cair.


    parece-me terem aqui um grupinho fixe, com doses de maluquice qb.

    Obrigado!
    Zé Paulo.

    Zé Paulo

    A minha mota tem, neste momento, 44000km e custou-me 1500€. Já troquei o escape - como te disse no outro post - e fiz uma pequena revisão na Motorway. Depois comprei a um companheiro nosso, as barras de protecção. Em seguida a capa de depósito...e como sou " viciado " no ebay vou encontrando umas coisas para a mota. A ultima compra foi o suporte e tomada de isqueiro. Não a quero descaracterizar, mas sim colocando um ou outro up-date básico.
    A moto bebe um pouco de óleo, nada de grave, mas para a idade que tem e os km...é normal. Nada que não tenha afinação.
    Quando a comprei, pensei - e foi com essa intenção - leva-la para os Açores. É uma mota própria para lá. As estradas são boas, mas há caminhos no mato que fazem a delicia de qq um.
    Mas não consegui enviá-la e mantenho-a por cá até me mudar de vez para o Pico

    Em relação ao grupinho fixe, com doses de maluquice qb...não sei do que estás a falar Laughing

    Forte abraço

    Pedro
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  TodayAdventure Ter 14 Out 2008, 09:18

    Transalper,

    Tens razão, uma Transalp dos últimos anos é a escolha racional por mais uns euros e o exemplar comemorativo do aniversário é de facto muito bonito. O problema dos diabos que tenho é que se for demasiado bonita posso resistir a usá-la plenamente nas minhas aventuras. Smile Não é que maltrate as minhas motos, mas como têm que ser a minha companhia integral, têm que se sujeitar às mesmas mossas do que eu... Very Happy É praticamente só isto que me retem de pensar nesta escolha racional (o outro factor, o preço, é ultrapassável).

    Uma mais velhota, (como eu Very Happy ) como a do Pedro é o desprendimento total. A montagem de acessórios não é de forma alguma uma descaracterização, antes pô-la a jeito para o nosso uso. As minhas últimas motos têm tido obrigatoriamente tomada de isqueiro. Barras de protecção são também mandatórias para o meu uso, no caso da Transalp. E algum sistema de bagagem completo - de preferência malas de alumínio, mas com alforges também me governo (é o que uso actualmente na DR 350 mas mantém os inconvenientes da estanquicidade e segurança).

    Obrigado pelo exemplo da história da tua, Pedro. Gosto de aprender "by example". 44.000 kms não é muito para uma Transalp. Boa compra!

    Eh pá, quanto ao grupo fixe e maluco, devo ter feito confusão com outro, sorry... Wink Mas então tenho que o encontrar, pois a "minha gente" é mais essa... Wink lol!

    A gente encontra-se em breve. Obrigado.

    Zé Paulo.
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Tarz Sex 17 Out 2008, 11:32

    Por acaso concordo plenamente. Os modelos de 97 a 99 são os melhores.
    A TA a partir de 96 passou a ter 1 só CDI e 1 só bobine para cada pistão (2 no total) e com uma particularidade muito importante, que é a impedância no primário passou de 0,2 ohm para 2,5 ohm. Isso para os menos entendidos na coisa, significa muito menos problemas com a ignição porque uma pequena oxidação pode representar 0,5 ohm e nas bobines de 0,2 isso representa muito mas nas de 2,5 ohm é muito pouco. Basicamente ficam mais imunes a problemas.

    A partir de 97 trás 2 discos a frente (muito bom).

    PS: bomba de gasolina nas TAs axo que é utupia... pelo menos nas 600v.

    ab,
    Tarz
    paulao
    paulao
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 33
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 22/08/2008

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  paulao Ter 21 Out 2008, 06:43

    Tarz escreveu:
    A partir de 97 trás 2 discos a frente (muito bom).

    Esta é de 96...
    Melhor ano Transalp 600 Zzzzdsc0265kt6

    Salvo melhor opinião as Transalp são todas boas (desconheço a realidade após o lançamento do motor 650). A que for mais barata é que é a melhor.

    Anda aqui no Porto uma de 1991 com já quase 400.000 na estafetagem e vai de vez em quando mudar o óleo, não é revisão, é mesmo mudar o óleo.

    Proço por preço compra antes uma com dois discos na frente, mas se conseguires comprar uma 500€ mais barato só com um disco nem penses duas vezes.
    avatar
    paulo.umm
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 21/05/2011

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  paulo.umm Qui 14 Jul 2011, 17:16

    Tarz escreveu:Por acaso concordo plenamente. Os modelos de 97 a 99 são os melhores.
    A TA a partir de 96 passou a ter 1 só CDI e 1 só bobine para cada pistão (2 no total) e com uma particularidade muito importante, que é a impedância no primário passou de 0,2 ohm para 2,5 ohm. Isso para os menos entendidos na coisa, significa muito menos problemas com a ignição porque uma pequena oxidação pode representar 0,5 ohm e nas bobines de 0,2 isso representa muito mas nas de 2,5 ohm é muito pouco. Basicamente ficam mais imunes a problemas.

    A partir de 97 trás 2 discos a frente (muito bom).

    PS: bomba de gasolina nas TAs axo que é utupia... pelo menos nas 600v.

    ab,
    Tarz

    Viva a todos.

    Como estou comprador de uma transalp 600 a informação acima referida é muito importante. Andei a pedir informações e já um transalpiano nuns semáforos disse que o que está acima não é correcto. Fui então a uma casa de referência nisto das duas rodas e a pessoa que me atendeu, também disse que não estava correcto.
    O que disseram é que é válido para as mais antigas, mas as de 1994 para a frente já tem apenas um CDI.
    No fórum transalp UK, alguem disse que as melhores transalp eram as da fornada de 94. (deve ser porque tem uma.. Smile

    Quanto aos dois discos, parece que continuam a não ser um exemplo de travagem formidável e que há quem opte por meter um disco maior de 310mm com adaptador. Juntando a malha de aço, dizem que fica um espetáculo.

    Mas o que venho pedir ajuda é naquilo que disse o nosso companheiro de forum Tarz.
    Como não vi ninguém a desmentir gostava que me ajudassem a perceber isto das bobines e dois ou um CDI. Pelo que vejo acho que as de 97 a 99 andam sobrevalorizadas. À quem peça mais que por uma 650 e algumas com mais 1000 euros compra-se a 700. As de 97 (já li em vários sítios) só acrescentam o duplo disco à frente.

    Quanto ás bombas de gasolina serem utopia, alguém me explica também o que quer dizer?

    Estou a perguntar estas coisas porque vejo alumas TA600 por 1500 e outras por 3500. Queria saber o que vale esta diferença toda. Se realmente valem o extra valor ou é só o amor do proprietário à mistura.

    Cumprimentos a todos e bons ventos.
    tigusto
    tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 241
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  tigusto Qui 14 Jul 2011, 22:24

    Boas!
    Julgo que as TA, pelo menos as 600 e 650 não têm bomba de gasolina.
    Eu tive uma 600 de 92 e troquei por uma 650 de 2003 apenas pela oportunidade de negócio no momento.
    A 600 andava com as birras dos CDI´s, tinha também que levar um rectificador (outra clássica nas TA) e um escape na sucata...
    Troquei mas a única melhoria notável foi na travagem.
    Quanto ao resto é tudo mais do mesmo mas com uma qualidade de construção inferior e um motor mais "feio" à vista.
    Muitas delas também as acho sobrevalorizadas...
    Cumps!
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  TodayAdventure Sex 15 Jul 2011, 18:02

    paulo.umm escreveu:
    Quanto ás bombas de gasolina serem utopia, alguém me explica também o que quer dizer?

    Quer dizer que não têm bomba de gasolina. A gasolina cai por gravidade. Já a Africa Twin, que tem um modelo derivado da TA, vem com bomba de gasolina, que é aliás um dos poucos defeitos destas máquinas. -- Zé Paulo.
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  De Sousa Sáb 16 Jul 2011, 10:28

    TodayAdventure escreveu:. A gasolina cai por gravidade.

    Por isso a minha muitas vezes fica sem gota!!! Não é por entrar na reserva, é por eu andar em locais de gravidade zero...só pode ser isso Shocked
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  TodayAdventure Sáb 16 Jul 2011, 11:00

    De Sousa escreveu:
    TodayAdventure escreveu:. A gasolina cai por gravidade.

    Por isso a minha muitas vezes fica sem gota!!! Não é por entrar na reserva, é por eu andar em locais de gravidade zero...só pode ser isso Shocked

    Por isso é que os astronautas como eu acabam por preferir a companheira Africa Twin... Wink

    -- Zé Paulo.
    avatar
    paulo.umm
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 21/05/2011

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  paulo.umm Sáb 16 Jul 2011, 22:56

    Obrigado pelas respostas.
    Eu gosto muito da africa twin. Mas é uma mota grande demais para me ser confortável. Tem muito peso e mais "em cima". Um tipo com o meu cabedal se a deixa inclinar apenas uns graus, lá vai a miúda para o chão...
    A transalp fica-me muito mais confortável.

    Não percebi ainda se isso de não ter bomba de gasolina é bom ou mau.
    E aquela explicação que o colega de forum "Tarz" escreveu e que foi contraditória ao que mais que uma pessoa me disse também gostava de ver explicada com mais certezas. Ou seja: transalps de 94/95/96 tem um ou dois CDI's? ( mim disseram-me dois...) e aquela história de ter uma só bobine por pistão, se é apenas feitio ou se interessa para alguma coisa.

    O que um profissional do ramo me disse é que a diferença de uma de 94/95 para uma de 98/99, é apenas ter mais um disco e na decoração.

    Alguém que tenha estas máquinas me sabe tirar estas dúvidas?
    Obrigado mais uma vez...

    Bons ventos
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  TodayAdventure Dom 17 Jul 2011, 17:41

    Eu já tive ambas, TA e AT, por esta ordem. São ambas excelentes motos e competem de forma renhida para o troféu da moto mais fiável. Tanto uma como outra têm alguns pontos fracos (muito poucos). De facto, há uma pequena diferença entre ambas, em termos de potência e manobrabilidade. A AT é uma moto mais nervosa e tem melhores acelerações (um pouco mais de potência). A TA é ligeiramente mais maneirinha e leve do que a TA, mas a diferença não é grande. A questão é que a minha AT tinha algumas modificações que a tornavam mais volumosa e pesada. Em estrada praticamente não se nota, mas fora de estrada a AT era mais difícil de manobrar.

    paulo.umm escreveu:
    Não percebi ainda se isso de não ter bomba de gasolina é bom ou mau.

    Não precisar de bomba de gasolina significa sempre maior simplicidade (menos uma peça) e em minha opinião isso deve ser visto como uma vantagem.

    Acontece que por acaso a bomba de gasolina (de origem) é um dos poucos fracos da AT e frequentemente avaria. Logo, vantagem clara da Transalp, neste caso. Quando se chega à reserva, a bomba fica por vezes a funcionar em vazio e isso não faz nada bem aos platinados, que têm tendência a colar. Como se resolve? Substitui-se por uma bomba diferente: as Facet, eléctricas, compram-se em Inglaterra por 35 euros, com portes incluídos, são fáceis de montar e não dão quaisquer problemas. Assunto arrumado.

    paulo.umm escreveu:
    E aquela explicação que o colega de forum "Tarz" escreveu e que foi contraditória ao que mais que uma pessoa me disse também gostava de ver explicada com mais certezas. Ou seja: transalps de 94/95/96 tem um ou dois CDI's? ( mim disseram-me dois...) e aquela história de ter uma só bobine por pistão, se é apenas feitio ou se interessa para alguma coisa.

    As Transalps até ao ano de 1995 (inclusivé) têm dois CDI(s), a partir de 1996 apenas um ( http://www.f-ms.de/ta/faq/#cdis ) . Para o utilizador, não há diferenças (eventualmente apenas nos consumos), só haverá vantagens em ter um só CDI se avariar - a despesa deverá ser menor.

    paulo.umm escreveu:
    O que um profissional do ramo me disse é que a diferença de uma de 94/95 para uma de 98/99, é apenas ter mais um disco e na decoração.

    É quase totalmente verdade. Há outras diferenças subtis a nível da carburação e do sistema de ignição (podes ler aqui, a historial do modelo: http://en.wikipedia.org/wiki/Honda_Transalp ). As de dois discos travam melhor do que as de um.

    Zé Paulo.
    Camilo
    Camilo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 34
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 21/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Camilo Dom 17 Jul 2011, 19:07

    Mais uns links com informação do historial do modelo e/ou problemas conhecidos:

    http://www.transalp.de/technik/modellgeschichte/
    http://www.ta-deti.de/ta/mods.html
    http://www.outopia.gr/moto/index-en.html

    E a história dos CDI posso confirmar, a minha é de 95 e tem dois, mas os consumos que tenho tido são muito bons (ve o link da minha assinatura)

    Escolhi a de 95 essencialmente por 2 motivos: ainda "jantes douradas" e ainda "made in Japan" (mas são todas boas Very Happy )

    Abraço,
    Camilo


    avatar
    paulo.umm
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 21/05/2011

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  paulo.umm Seg 18 Jul 2011, 20:10

    Zé Paulo e Camilo, o meu muito obrigado.
    Ás outras pessoas também já agradeci, mas estes vossos dois últimos posts, são essenciais para tirar as minhas dúvidas e obrigado pelos links... Melhor ano Transalp 600 463778
    Estava mesmo a precisar de ler algo "focado", porque felizmente há muita informação mas muito dispersa e acaba por confundir um bocado.

    Um abraço e espero em breve encontrar o meu "negócio" que espero ser um casamento duradoiro e dourado. Pelo menos nas jantes... Melhor ano Transalp 600 60843
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Transouto Seg 18 Jul 2011, 22:26

    paulo.umm escreveu:Zé Paulo e Camilo, o meu muito obrigado.
    ... que espero ser um casamento duradoiro e dourado. Pelo menos nas jantes... Melhor ano Transalp 600 60843

    Se isso te ajudar, acho que ainda está uma 600, a comemorativa com jantes douradas, na Motoboxe.... Melhor ano Transalp 600 463778

    V
    avatar
    paulo.umm
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 21/05/2011

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  paulo.umm Ter 19 Jul 2011, 21:09

    Transouto escreveu:
    Se isso te ajudar, acho que ainda está uma 600, a comemorativa com jantes douradas, na Motoboxe.... Melhor ano Transalp 600 463778

    V

    Pois...., mas o preço está demasiado alto. Jante dourada não é = jante de ouro.
    O preço que estavam a pedir quase que dava para comprar uma 700 usada. Mas a última vez que lá fui não a vi. Também não perguntei se já foi vendida mas se calhar foi.

    Mas obrigado à mesma. E com esta tópico creio que o pessoal aqui já me ajudou a poupar umas massas. Cheira-me que vou para uma de 92. No inicio não gostava mas começo a simpatizar muito com aquela frente mais arredondada e farol de autocarro. geek

    Abraços!!!
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Transouto Ter 19 Jul 2011, 23:26

    Ok paulo, ficamos a aguardar as novidades... Melhor ano Transalp 600 223388

    V
    avatar
    paulo.umm
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 21/05/2011

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  paulo.umm Qui 05 Abr 2012, 23:02

    Saudações a todos.

    Ora bem...., nem sei por onde começar. Vou ter de escrever em vários tópicos, para separar as "águas" e não misturar tudo.

    Vou começar por este. Obrigado pela vossa ajuda neste tópico em particular.
    No entanto tenho de pedir desculpas ao "dono" do tópico pelo que vou dizer a seguir.

    É que essa questão é uma falsa questão. Não se coloca...! Não tem interesse e induz em erro.
    Além de que o melhor ano da transalp 600 é o ano da NOSSA transalp...

    Já li aqui coisas e todas elas se podem desconstruir. Com algum investimento, posso trocar os dois cdi's por um. (se isso tiver algum interesse...), posso aumentar o poder de travagem com uma adaptação para um disco maior. (lá se vai o argumento dos dois discos...)
    Enfim...., não é por aí.

    Posso dizer que quando pedi aqui conselho, investi muitas horas principalmente em fóruns internacionais. São visões curiosamente diferentes dos Portugueses. Mais despretensiosas. As pessoas escrevem as suas opiniões de uma forma mais simples. Nós os tugas, parece que temos a mania que "eu é que sei...", ou "o que eu gosto e tenho é que é bom...".
    Acho muita piada e bastante elucidativo em fóruns internacionais usar-se muito o "IMO" (in my opinion)ou até o "IMHO" (in my humble opinion)...

    Bem...., eu acabei por comprar uma TA de 1994.
    E comprei esta porque queria uma de jantes douradas e de fabrico Japonês. Tem uma plaquinha a dizer "made in Tokyo - Japan".
    Manias. As minhas manias. E achei curioso que alguém no ADVriders, tenha dito que a colheita de ouro das TA600 era a de 94.

    *****

    Bem...., espero que não entendam mal as minhas palavras e percebam a ideia subjacente.
    Queria agradecer as prontas respostas que me deram e que foram importantes na compra que fiz. Adoro a minha TA.
    Aliás...., adoro QUALQUER transalp...

    Segue o tópico da minha miúda em breve... Very Happy
    Abraços!!!
    Lfred
    Lfred
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 113
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 23/10/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600V
    Kms:

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Lfred Sex 06 Abr 2012, 09:35

    Boas.
    Tens razão.
    Mas a melhor Transalp é a de 92.

    Um abraço,
    LFred
    dijm
    dijm
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 928
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 28/11/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 6 centos
    Kms: alguns mils

    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  dijm Sex 06 Abr 2012, 12:47

    a cada viagem, desde que chegue ao fim é a melhor mota, a minha tem-se portado á altura apesar de lhe exigir muito

    Conteúdo patrocinado


    Melhor ano Transalp 600 Empty Re: Melhor ano Transalp 600

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 08 maio 2024, 06:21