PauloASilva Qui 16 maio 2019, 15:45
Uma questão que me parece pertinente: no manual da XL 700 estão referidos tanto o 10W30 como o 10W40, quando e porque é que decidiram passar a usar o 10W40?
Esta pergunta traz água no bico.
Na Honda usam o 10W30 (pelo menos assim vem na fatura), mas eu diria que o 10W40 é capaz de ser dos mais usados.
Nota: Depois de escrever esta menzagem fui confirmar nas faturas e em abono da verdade no mesmo concessionário em 2018/09 usaram 10W40 SL e em 2018/11 10W30 MA.
Tipicamente oiço coisas como
* "se a mota já tiver uns quilómetros, o 10W40 é melhor"
* "depois de usares 10W40 já não podes usar 10W30"
Eu confesso que o 10W30 me faz alguma confusão, em particular quando a TA aquece consideravelmente, chegando facilmente aos 100ºC no para-arranca (exatamente a temperatura a que o óleo é testado).
Sendo que o óleo tende a ficar mais fino com o aumento da temperatura, parece que com o 10W30 andamos ali a jogar muito próximo da linha.
O que têm a dizer?
Alguém está a usar 10W30 na TA 700?
Abraço,
Paulo A. Silva