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Saber o estado das velas e motor 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Saber o estado das velas e motor 2438059070

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Dario69
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    Saber o estado das velas e motor

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    Saber o estado das velas e motor Empty Saber o estado das velas e motor

    Mensagem  Dario69 Dom 02 Ago 2009, 10:19

    O que nos dizem as velas !!

    Aqui vocês podem ver qual a afinação e o estado do motor

    12 dicas práticas sobre o estado da vela......

    A aparência dos eléctrodos e do isolador revela informações importantes sobre o funcionamento da vela, o combustível e o motor. Analisando o estado da vela de ignição vocês podem identificar o problema do motor.

    Mas antes de uma avaliação, duas condições devem ser satisfeitas:
    O veículo deve ter rodado um percurso de pelo menos 10 Km, com o motor funcionando em diferentes rotações, todas situadas na faixa média de potência

    Deve-se evitar um funcionamento prolongado em marcha lenta antes de desligarem o motor.

    1 - NORMAL

    Saber o estado das velas e motor Dica01
    O pé do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro.
    Motor em boas condições
    Índice térmico da vela está correto.

    2 - FULIGINOSA (CARBONIZAÇÃO SECA)

    Saber o estado das velas e motor Dica02
    O pé do isolador, os eléctrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca).

    Causas:
    Carburador regulado com mistura rica
    Filtro de ar sujo
    Afogador automático com mau funcionamento
    Afogador manual puxado por longo tempo
    Uso de combustível fora da especificação
    Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
    Ponto de ignição atrasado
    Uso de vela incorrecta - vela muito fria para o tipo de motor.

    Efeitos:
    Falhas de ignição
    Motor falha em marcha lenta
    Dificuldades de partida a frio.

    Soluções:
    Regularem correta do carburador e do ponto de ignição
    Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
    Substituir o filtro de ar
    Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
    Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
    Utilizar vela correta para o tipo de motor.

    3 - OLEOSA (CARBONIZAÇÃO OLEOSA)

    [URL=https://2img.net/r/ihimizer/i/dica03.jpg/]Saber o estado das velas e motor Dica03

    O pé do isolador, os eléctrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, húmida de óleo e por resíduos de carvão.

    Causas:
    Em motores de 2 (dois) tempos - óleo em excesso na mistura
    Em motores de 4 (quatro) tempos - óleo em excesso na câmara de combustão - Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos.

    Efeitos:
    Dificuldade na partida
    Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta.

    Soluções:
    Em motores de 2 tempos, usar a proporção correta de mistura
    Em motores de 4 tempos, rectificar o motor - Trocar as velas.

    4 - RESÍDUOS LEVES DE CHUMBO

    //)&/

    Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante.

    Causas:
    Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo.

    Efeito:
    Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ao condutores eléctricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição.

    Soluções:
    Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
    Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

    5 - RESÍDUOS GROSSOS DE CHUMBO

    //)&/

    O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom.

    Causas:
    Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo. A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração de veículo.

    Efeito:
    Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ao condutores eléctricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição.

    Soluções:
    Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
    Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

    6 - Resíduos / IMPUREZAS

    //)&/

    Camada de cinza grossa no pé do isolador, na câmara de aspiração e no eléctrodo-massa, de estrutura fofa e até cheia de escórias.

    Causas:
    Aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.

    Efeitos:
    Perda de potência do motor, decorrente de ignição por incandescência e danos ao motor.

    Soluções:
    Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
    Trocar as velas
    Regular o motor.

    7 - SUPER AQUECIMENTO

    //)&/

    Eléctrodo central fundido parcialmente.

    Causas:
    Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível de má qualidade; vela mal apertada.

    Efeitos:
    Falhas de ignição
    Perda de potência
    Danos ao motor.

    Soluções:
    Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
    Substituir as velas.

    8 - ELÉCTRODO CENTRAL FUNDIDO

    //)&/

    Eléctrodo central completamente fundido, possível trinca no pé do isolador e eléctrodo-massa parcialmente fundido.

    Causas:
    Super aquecimento do eléctrodo central, que pode trincar o pé do isolador.
    Combustão normal com detonação ou ponto de ignição excessivamente adiantado.

    Efeitos:
    Falhas de ignição
    Perda de potência
    Danos ao motor.

    Soluções:
    Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
    Utilizar velas corretas para o tipo de motor
    Substituir as velas.

    9 - ELÉCTRODOS CENTRAL E MASSA FUNDIDOS

    //)&/

    Causas:
    Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível não especificado para o tipo de motor.

    Efeito:
    Antes do dano total do motor, ocorre perda de potência.

    Soluções:
    Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
    Utilizar velas corretas para o tipo de motor
    Utilizar combustível adequado para o tipo de motor
    Substituir as velas.

    10 - DESGASTE EXCESSIVO DO ELÉCTRODO CENTRAL (EROSÃO)

    //)&/

    Causa:
    Não observância do tempo recomendado para a troca das velas.

    Efeitos:
    Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo); a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eléctrodos, é alta demais
    Partida difícil.

    Solução:
    Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
    Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante.

    11 - DESGASTE EXCESSIVO DOS ELÉCTRODOS MASSA E CENTRAL (CORROSÃO)

    //)&/

    Causas:
    Presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. Esta vela não foi sobrecarregada termicamente, não se tratando portanto de um problema de índice térmico. Depósitos de resíduos provocam influências no fluxo dos gases.

    Efeitos:
    Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo)
    Partida difícil.

    Soluções:
    Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
    Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.

    12 - PÉ DO ISOLADOR TRINCADO

    //)&/

    Causas:
    Dano causado por pressão no eléctrodo central como consequência do uso de ferramentas inadequadas na regulação da folga. Exemplo: abrir os eléctrodos com uma chave de fenda
    Corrosão do eléctrodo central por aditivos agressivos no combustível
    Depósitos de resíduos de combustão entre o pé do isolador e o eléctrodo central.

    Efeitos:
    Falhas de ignição (a faísca salta entre o isolador e a carcaça)
    Partida difícil.

    Soluções:
    Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
    Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.


    P.S.este manual foi cedido por um outro companheiro de outro forum espero vos ajude conforme me ajudou a mim Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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    Mensagem  psm Dom 02 Ago 2009, 12:41

    Tópico muito bom. Very Happy
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    Mensagem  kamikaze Dom 02 Ago 2009, 12:43

    Já conhecia esse post. Mas dá sempre jeito dar uma espreitadelas nesntes asssuntos.
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    Mensagem  TrAnsAlper Seg 03 Ago 2009, 11:04

    Fica bem aqui no "manual" de mecânica do fórum Transalp.
    Obrigado Dário!
    Um abraço e boas transalpadas.
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    Kms: Muitos...

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    Mensagem  Tluis Seg 03 Ago 2009, 11:30

    Dario69 escreveu: .... Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.

    ...

    Obrigado por estes verdadeiros 12 mandamentos! A G95 pode ser considerada de qualidade inferior?
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    Mensagem  CSampaio Seg 03 Ago 2009, 20:53

    As coisa que tu sabes Dário Shocked

    Apesar de eu não me meter a trocar velas nem a ver se estão em condições, o saber não ocupa lugar.

    Obrigado rapaz pela partilha Wink
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    Mensagem  Rui Tavares Ter 04 Ago 2009, 15:36

    tluis escreveu:A G95 pode ser considerada de qualidade inferior?
    Não por ser de 95 Octanas.
    As octanas designam a resistência do combustivel à explosão por compressão.
    A utilização de niveis de octanas superiores, tipo 100 octanas ou mais, ou de aditivos para aumentar este grau, apenas se justificam em motores com elevadas taxas de compressão, normalmente alterados.
    As gasolinas contêm vários aditivos e as mais baratas podem ser mais "pobres" nesse aspecto.
    E isso pode acontecer nas de 95... ou nas de 98.
    Mantenham em mente que as octanas per si não qualificam uma gasolina.
    Abraço

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