Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
الصحراء حبي - Página 3 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! الصحراء حبي - Página 3 2438059070

+20
Jardel
Paulo Costa
psena
Barroso-VStrom
SEAHAWK
Transouto
Cou
santosam
PedroSL
BlackJack
tigusto
Cortez
miguel
antonio.q
RainMaker
TrAnsAlper
Pribeiro9
red46
psm
TodayAdventure
24 participantes

    الصحراء حبي

    Pribeiro9
    Pribeiro9
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 56
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 14/08/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TRANSALP
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  Pribeiro9 Sáb 14 Ago 2010, 22:42

    Bem esse episódio do passaporte, foi lixado. Mas o que interessa é que te conseguiste desenrrascar.
    Deves ter passado por uns cagaços valentes.
    Ficamos aguardar pelas fotos de Tipaza.

    Boa continuação, e não percas mais nada. الصحراء حبي - Página 3 Icon_smile
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  antonio.q Dom 15 Ago 2010, 15:23

    Ninguém ou poucos conseguirão imaginar o que é o stress ou melhor dizendo a angústia de uma situação destas.
    Os controlos policiais, andando fora do país, pois os policias implicam por qualquer coisa ou a procura de um hotel ou outro lugar para dormir ao fim do dia criam uma situação que faz angustiar o mais calmo.

    Zé Paulo, ainda bem que tudo está resolvido e poderás continuar mais sossegado.
    Continuação de boa viagem.

    Cuidado na estrada,
    Antonio Queiros
    PedroSL
    PedroSL
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 66
    Data de inscrição : 06/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  PedroSL Seg 16 Ago 2010, 00:45

    Ainda bem que tudo correu bem e que resolveste o problema. Tinha-te dito, num post anterior (pag 2), que se precisásses de ajuda eu te podia ajudar.
    A esse propósito, o motorista da Embaixada com quem falaste, chama-se Reda.
    Continuação de boa viagem.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  TodayAdventure Seg 16 Ago 2010, 08:26

    Já tinha decidido rumar a Tipaza antes de ter perdido o passaporte. Ir "um bocadinho ao lado", a Argel, apenas a 70 kms a leste, não era uma grande modificação de planos, não viesse ela pela razão que foi... Prefiro quase sempre pernoitar em terras pequenas quando viajo de moto. É sempre mais económico, mais seguro e os contactos com as pessoas mais fáceis.

    Tipaza é uma pacata vilória de pescadores, incomum por aqui: uma povoação feita em torno de uma "atracção turística" em versão concentrada. Nada mais nada menos que património mundial da UNESCO. QUando há pontos de "atracção turística" na Argélia é assim, em grande. Os argelinos parecem não ter noção do "valor turístico" das suas riquezas e tratam-nas com displicência. Numa zona cercada, a dois minutos do pequeno "centro", estende-se uma parte de uma povoação romana: o anfiteatro, um antigo teatro, as termas, o porto, a rua principal. Tudo paredes meias com o mar, enquadrado pelas montanhas em redor (o monte Chenoua). É um cenário lindo e ao mesmo tempo simples. Gosto. E uma vez mais, apesar do relevo turístico do local, estou só entre argelinos. No hotel, nesta terra, neste país. E este é um dos encantos absolutos deste país.

    Para entrar no campo das ruínas romanas paga-se 20 dinares (uns vinte cêntimos) Smile a um funcionário do estado mal encarado. Há alguns painéis explicativos mas muito sucintos. Não há guias. Os visitantes (poucos) deambulam por ali. Caminho, qual romano, por ali, até ao mar, onde se sente a brisa. O anfiteatro, restos de um teatro, a "avenida principal", as termas, o Porto, o cemitério. Mais tarde em passeio pelas redondezas do campus, do lado exterior, descubro mais "pedras romanas", que andam por ali, em cantos cheios de lixo. Incrível! Venho a saber mais tarde, por locais, que o fundo do mar está repleto de muitos mais vestígios desta cidade romana, a maior parte inexplorados.

    Um cheirinho do 'site'...
    الصحراء حبي - Página 3 Img2473x

    الصحراء حبي - Página 3 Img2510gz

    الصحراء حبي - Página 3 Img2511di

    O mapa da cidade romana.
    الصحراء حبي - Página 3 Img2526o

    O monte Chenoua e o pequeno porto de Tipaza. Fotogénicos, não?
    الصحراء حبي - Página 3 Img2549b

    الصحراء حبي - Página 3 Img2551

    الصحراء حبي - Página 3 Img2563d

    الصحراء حبي - Página 3 Img2568q

    Durante o Ramadão, a vida destas terras tem um ritmo especial. Cerca das oito horas, quando o sol se põe, ouvem-me os apelos à oração. As ruas ficam totalmente desertas. Todos os argelinos estão à mesa com a família (é um ritual especial a mesa do jantar durante o Ramadão) e mais tarde a rezar nas mesquita. Em Orão, andar na rua a esta hora é particularmente impressionante. Às oito em ponto, não há um carro nas ruas... numa cidade com 2 milhões de habitantes, cujas ruas estão repletas de gente, uma hora depois. Às 20:15, começam a ver-se alguns carros, algumas pessoas e a partir daí, as ruas e esplanadas enchem-se de centenas de milhares de pessoas. É impressionante.

    Mas voltando a Tipaza, tive um dos melhores serões destes dias na Argélia, de conversa com um pescador local que trabalhava num restaurante. Eu fui o único cliente dessa noite Smile , convidei-o a tomar chá comigo e ficamos na conversa até às tantas, às vezes acompanhados por amigos dele que iam chegando. Por razões que perceberão mais tarde, deixo a maior parte do relato da conversa para depois, ao vivo. Ele não é um pescador como talvez o imaginamos em Portugal. É um jovem a quem dou uns 25 anos, que não acabou a escola secundária e que decidiu dedicar-se pesca e ao negócio do peixe. Neste pequeno porto, só há pequenos barcos e é um negócio de pequena escala. Contou-me o que faz nos dias durante o Ramadão para se esquecer da fomeca Smile das praias secretas só acessíveis por barco que existem dentro do monte Chenoua (nas fotos acima) e quis saber da vida da Europa que nunca poderá conhecer... Foi um dos melhores momentos destas férias, e se voltar a Tipaza virei seguramente conversar com o B. de novo!

    Depois de Tipaza, a costa em direcção (oeste) a Orão. As praias aqui, salvo muito raras excepções, não são lugares explorados turisticamente, sem hotéis e feios, nas imediações. Especialmente no Ramadão, estão praticamente desertas. Os estrangeiros fogem de cá no Ramadão e os muçulmanos estão concentrados nos rituais da época. Mas há lugares muito bonitos.

    الصحراء حبي - Página 3 Img2596uc

    الصحراء حبي - Página 3 Img2604u

    Uma curiosidade. Os autocarros que se vêem por todo o lado e que fazem as ligações entre cidades. São minibuses Toyota, de uns trinta ou quarenta lugares, climatizados, com a particularidade de terem todos Schnorkel e são muito rápidos (ou os motoristas loucos!). É uma excelente forma de viajar no país, pareceu-me, para além de muito barata.

    الصحراء حبي - Página 3 Img2617m

    Orão. 2 milhões de habitantes e grandes contrastes. Gostei muito da cidade. Muito menos policiada do que Argel. O tempo esteve excelente durante a minha estadia e as noites com a temperatura ideal.

    A praça 1º de Novembro de 1954. A data do apela à rebelião dos argelinos contra a França colonizadora, que levou à independência do país, após 8 anos de guerra. É o Rossio cá do sítio. FIquei alojado num excelente hotel, não demasiado caro, a 2 minutos a pé.

    الصحراء حبي - Página 3 Img2630b

    Nesta cidade, que é a segunda do país, respira-se de tudo. Mesquita onde se reza com fervor, zonas novas, paredes meias com extensas zonas de edifícios muito degradados, mercados apinhados em ruas estreitas, lixo, muito lixo, fortes odores, casas em ruínas, "favelas", tudo dominado pelo porto, cá em baixo, e por um monte a oeste (o djebel Murdjadjo) onde existe um forte e uma igreja (de Santa Cruz), do tempo do espanhóis. A subida lá acima é muito cénica e o panorama para Orão e na direcção oeste é deslumbrante.

    O forte e a igreja de Santa Cruz lá no alto e à direita, o porto.
    الصحراء حبي - Página 3 Img2690gn

    الصحراء حبي - Página 3 Img2758y

    O porto.
    الصحراء حبي - Página 3 Img2701lz

    Mercados nas ruas de Orão.
    الصحراء حبي - Página 3 Img2662l

    الصحراء حبي - Página 3 Img2765v

    As casas e ruas de Orão. A dois passos do Centro...
    الصحراء حبي - Página 3 Img2668f

    الصحراء حبي - Página 3 Img2705f

    الصحراء حبي - Página 3 Img2744z

    الصحراء حبي - Página 3 Img2637e

    Em Orão pude finalmente ver um bocadinho da beleza que se esconde por detrás dos véus.
    الصحراء حبي - Página 3 Img2655tn

    Como seria de esperar, as mulheres na cidade vestem-se de forma menos tradicional, algumas à ocidental. De uma forma geral toda a gente se veste de forma muito simples, o que me agrada. Também fiquei com a ideia que os velhos são mais respeitados, mais ouvidos e que estão menos sozinhos do que na Europa. O modo de vida por aqui ajudará muito a isso.

    الصحراء حبي - Página 3 Img2802vl

    الصحراء حبي - Página 3 Img2791b

    Dois dos lugares com algum arzinho turístico junto à praia (com alguns hotéis e tudo!) são Ain El Turk (um subúrbio feio) e Les Andalouses (o único local que vi que dá ares de Cote d'Azur Smile ), a oeste de Orão, onde andei a passear ontem. Uma espécie de Carcavelos / Tamariz lá do sítio.
    الصحراء حبي - Página 3 Img2808

    الصحراء حبي - Página 3 Img2835dz

    Alguns locais que nos habituamos cá na Europa a que sejam "nossos", são assim neste país... Este é o Cabo Figado (ler à francesa: Figadô!). One, two, three, vive l'Algérie...

    الصحراء حبي - Página 3 Img2851t

    O panorama de Orão em fim de dia da zona do Forte de Santa Cruz... (pena a neblina que limitava a visibilidade).

    الصحراء حبي - Página 3 Img2877e

    الصحراء حبي - Página 3 Img2881x

    الصحراء حبي - Página 3 Img2889o

    الصحراء حبي - Página 3 Img2903v

    الصحراء حبي - Página 3 Img2910a

    Esta deve ser a última vez que aqui venho chatear-vos antes do regresso à Europa. Vou daqui a pouco para Ghazaouet, explorar mais um bocadinho da costa até Marrocos, e amanhã, se tudo correr como previsto, cruzo de volta o Mediterrâneo até Almeria. Esta viagem foi de todas as que fiz a que mais me fez palpitar. Nunca estive tão sozinho no meio de um povo cujos costumes pouco conhecia (e pouco conheço) e isso foi uma grande experiência. É isso que eu procuro quando viajo. Também foi muito bom pela vidinha que levo por aqui de moto... Vocês percebem-me... Obrigado pela vossa companhia e até já.

    Zé Paulo.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  TodayAdventure Seg 16 Ago 2010, 08:40

    Estes apontamentos de viagem não ficariam completos sem agradecer aos meus amigos da Motomorais de Bragança, que, como de costume, zelaram para que me "esquecesse" da máquina que me levou nesta viagem! Smile

    O Teófilo,

    الصحراء حبي - Página 3 Teofilo

    O Ricardo,

    الصحراء حبي - Página 3 Ricardo

    E o meu amigo do peito Toni que não me deixou vir sem algumas peças (que não foram precisas)!

    الصحراء حبي - Página 3 Toniw

    Zé Paulo.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  Transouto Seg 16 Ago 2010, 08:43

    Boas Zé Paulo, essa aventura do Passaporte الصحراء حبي - Página 3 Affraid foi mesmo do piorio, a única vantagem foi conheceres umas prostitutas..... الصحراء حبي - Página 3 Lol
    Ainda bem que tudo se resolveu, e agora depois da confusão, tudo tem o seu encanto....

    Fico triste porque estás a terminar esses teus relatos espectaculares mas ao mesmo tempo fico contente por saber que regressas bem ao nosso país de origem e sobretudo commais uma série de aventuras e novas aprendizagens....Parabéns ZéPaulo, e estamos contigo....Boa viagem....

    V
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 16 Ago 2010, 10:40

    Ler estes relatos do Zé Paulo é melhor que ler qualquer livro de aventura...É de ficar colado ao monitor! الصحراء حبي - Página 3 94282 Está a ser a minha leitura preferida deste Verão!

    Fico a aguardar os próximos episódios...

    Um grande abraço Zé Paulo e obrigado por partilhares estes momentos com todos nós!

    Boas transalpadas.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  TodayAdventure Ter 17 Ago 2010, 11:28

    Como sobreviver por aqui no Ramadao...

    Se o calor extremo do sul da Argelia foi algo que antecipei (bom, mentalmente, ja' que a coisa vivida a cores e' sempre outra coisa), o Ramadao tem sido a dificuldade-supresa da jornada. Estou sistematicamente sozinho nos hoteis, nestes ultimos dias e nas ruas por volta das 8 da noite. Aos poucos tenho compreendido porque bem na pele (ou melhor no estomago)...
    Eis a praia mais IN, mas badalada de Orao e arredores, o Tamariz, Cascais-beach, Esposende, sei la', ao meio-dia de ontem em plena estacao balnear. Chama-se Les Andalouses.

    الصحراء حبي - Página 3 Lesandalouses12hs

    Passados poucos quilometros, uma menos badalada mas nao menos bonita. Olho 'a esquerda...
    الصحراء حبي - Página 3 Beachlefts

    ... e 'a direita...
    الصحراء حبي - Página 3 Beachrights

    Os ja' poucos turistas fogem todos daqui durante o mes do Ramadao... Ha' lojas de tudo em todo o lado, das coisas mais impensavel, mas nao ha' um restaurante nem 'restaurante' aberto, uma esplanada onde nos sentarmos durante o dia... Quando chega a noite, ando 'a cata de um sitio para comer... Depois de deambular em Ghazaouet ontem 'a noite, ja' resignado a ir a um supermercado comprar bananas, dei com uma casinha de luz tenue de onde vinha o cheiro de comida. Quando entrei pensei que estava num servico social a pessoas sem-abrigo... O jantar estava optimo... Ja perdi todos os (poucos) modos que tinha 'a mesa. Very Happy

    Durante o dia a solucao e' encontrar um supermercado (facil). O dificil e' a seguir. E' MUITO feio comer em publico. Sinal de desrespeito... Assim, ha' que e ncontrar um local sossegado para comer. No campo a coisa vai, la' arranjamos um local para nos escondermos. Mas na cidade, alimentarmo-nos 'a socapa e' uma arte, sobretudo se nao estivermos perto do hotel. Smile

    Aqui vai um magnifico repasto meu diurno, comprado uma hora antes (o tempo de encontrar um esconderijo)...
    الصحراء حبي - Página 3 Survive1s

    No saquinho estao azeitonas de tamanho XXL "sauce'es", um molho de marinada de nao sei o que. Salgadas cumo' caracas mas optimas.
    الصحراء حبي - Página 3 Survive2s

    Das 5 bananas papo 3 duma assentada. Um acto involuntariamente inteligente Wink , pois as outras duas (nao o sei nesta altura) vao-me servir de pequeno almoco no dia seguinte. No hotel, de categoria razoavel, de manha: "desole' monsieur, pas de petit dejeuner, c'est le mois de ramadan".

    Esta carocha argelina vai decero ser punida por Allah... nao resistiu aos prazeres dos restos mortais da minha banana...
    الصحراء حبي - Página 3 Survive3as

    Finalmente, motos. A policia por aqui desloca-se em BMW RT850 verdinhas, muito bonitas. Ha' tambem amgumas RT1200 novinhas e mais raras. Ontem, num controlo policial, um dos gendarmes deixa um automobilista que estava a controlar e berra, quando me ve: Africa Twin, Africa Twin! Era um grande fa. Enquanto os colegas mais atras na 'barrage' o avisavam de que controlasse bem os muitos carros que passavam, ele so' queria conversa de viagens e motos. O ultimo estrangeiro que ele via neste preparos foi um polaco, ha' dois meses atras, que fazia de bicicleta, Argel-Oran. E dizem voces que o maluco sou eu...

    Como sei que e' proibido fazer fotos a tudo o que e' policial ou militar, resigno-me a vir para casa sem uma fotos das BMs, mas este miitar e' tao maluco que me deixa ficar com este souvenir. Comigo na foto e tudo!
    الصحراء حبي - Página 3 Bmw850as

    Noutro controlo policial, ja' muito perto do porto de Ghazaouet, pedem-me o passaporte. Pela cara, este era dos que querem ver tudo. Mostro-lhe a copia autenticada do passaporte e ele olha-a com ar desconfiado. Pergunta-me para onde vou. Digo que vou para Ghazaouet apanhar o ferry. Mas nao ha' ferry, hoje, responde. Tinha razao. E' so' amanha, digo eu, 'as 14 horas. E onde vais dormir? E eu, na ponta da lingua: no Hotel Ziri. O tipo viu que eu dominava a cena local e abriu um grande sorriso e diz-me: la prochaine fois, on va tous dormir chez toi au Portugal! E eu, tambem a rir: vous voulez mon telephone? Grandes gargalhadas, o tipo nao quer mais saber de papelada, manda-me seguir, fazemos um Hi 5! C'est ca l'Algerie! Love it or leave it.

    Vou ate' ao ferry. Em Almeria tenho uma boa surpresa 'a minha espera. Wink

    Ze' Paulo.
    carlitos
    carlitos
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 610
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 28/12/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650 v
    Kms: 39 000

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  carlitos Ter 17 Ago 2010, 13:28

    Grande Zé Paulo,exelente

    Tenho acompanhado a viagem, é de se tirar o chapeu.
    Um abraço e continuação الصحراء حبي - Página 3 338808

    Nota: deixa lá ficar os camelos,por cá já há muitos الصحراء حبي - Página 3 161678

    Carlitos الصحراء حبي - Página 3 60843
    Pribeiro9
    Pribeiro9
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 56
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 14/08/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TRANSALP
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  Pribeiro9 Ter 17 Ago 2010, 21:06

    Mais uma vez, muitos parabéns. الصحراء حبي - Página 3 18384
    As fotos e o teu relato, estão brutais.
    Boa viagem de regresso.
    miguel
    miguel
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 148
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 23/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  miguel Qua 18 Ago 2010, 09:52

    obrigado pela crónica
    faz bem á alma sonhar, quem sabe um dia?

    uma pergunta ó s.f.f. Zé Paulo:
    com o k aprendestes nesta viagem, se a repetisses, o k é k farias de diferente? evitavas o mês do ramadão? evitavas o verão? levavas 2 passaportes What a Face ?

    embrasse
    xlv650
    xlv650
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 18/10/2007

    A Mota
    Marca Mota:
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  xlv650 Qui 19 Ago 2010, 23:42

    Por vezes ouço pessoas a dizer que se tivessem dinheiro tambem faziam estas viagens e no entanto o mais longe que foram foi a vila do conde num qualquer domingo de manha, não hajam duvidas que acima de tudo é preciso ter muito espirito e coragem para uma viagem destas ainda por cima sozinho, grandes fotos e boa cronica, parabens um abraço.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  TodayAdventure Sex 20 Ago 2010, 17:35

    miguel escreveu:obrigado pela crónica
    faz bem á alma sonhar, quem sabe um dia?

    Não é nada de complicado. Porque não, se o país, as paisagens e a cultura te atraem? Exige apenas um pouco de preparação por causa do visto.

    miguel escreveu:
    com o k aprendestes nesta viagem, se a repetisses, o k é k farias de diferente? evitavas o mês do ramadão? evitavas o verão? levavas 2 passaportes What a Face ?

    Eu sou uma pessoa de "take it has it comes", ou seja gosto de viver os locais e estar com as pessoas como eles/elas são mesmo, mesmo se por vezes possam ser momentos um pouco fortes (ou talvez por isso). Com dois passaportes, que piada teria a minha estadia em Argel? الصحراء حبي - Página 3 161678

    Já não me recordo se o explicitei aqui (já o disse várias vezes em vários grupos) mas em virtude da minha profissão, não posso escolher o período de férias. Por isso a minha escolha era ir no pior mês de Verão (de meados de Julho a meados de Agosto é o período em que a temperatura bate records, o mais inferno dos infernos, segundo as pessoas dos oásis a sul do Grande Erg Ocidental) ou não ir de todo. Se estes constrangimentos se mantivessem e depois de ter passado pelo que passei, voltaria a ir nesta época sem hesitações. Se pudesse escolher o meu período de férias, escolheria a Primavera ou Outono e se o destino fosse o sul profundo (Tamanrasset) consideraria também o Inverno. No Sahara as temperaturas diurnas no Inverno são muito agradáveis, embora as noites sejam normalmente frias. Não evitaria 7 dias de Ramadão que lá passei. Foi muito interessante ter apanhado alguns dias de Ramadão, ter conversado com as pessoas sobre esta época e observado as tradições que lhe estão associadas. Gostaria até de estar com uma família do país nesta época; pelo que me contaram as tradições à mesa são muito particulares. Concordo no entanto que o Ramadão inteirinho (todos os 30 dias) pode ser uma experiência um pouco dura para um europeu. Também gostaria de estar na grande festa de 3 dias que se segue ao Ramadão e que é um grande feriado nacional.

    Gostei de ter vivido as coisas como elas se apresentaram. Gostava de ter mais liberdade de movimentos e menos escoltas, mas isto é algo que não é "negociável", claro, e vem no pacotinho. Respondi às tuas questões, Miguel?

    xlv650 escreveu:Por vezes ouço pessoas a dizer que se tivessem dinheiro tambem faziam estas viagens e no entanto o mais longe que foram foi a vila do conde num qualquer domingo de manha, não hajam duvidas que acima de tudo é preciso ter muito espirito e coragem para uma viagem destas ainda por cima sozinho, grandes fotos e boa cronica, parabens um abraço.

    Eu sei que vocês têm dificuldade em me acreditar, mas repito o que tenho dito muitas vezes. Há dois mitos no que dizes. O primeiro é que é preciso "dinheiro" para fazer estas viagens. O segundo, que é preciso ter "coragem". Não é preciso nada destas coisas! Tudo o que é preciso é vontade, muita vontade e genuina curiosidade de conhecer o país. Se é isto a que chamas o "espírito", então estamos de acordo!

    Em relação aos dinheiros, para ser mais concreto: é plenamente possível andar pela Argélia 3 semanas com 500 euros sem fazer sacrifícios de espécie alguma. Menos até, com algum cuidado. Isto não é mais do que muitos gastam num fds grande de LaL, por exemplo. Encho o depósito da AT (56 litros) com 11 euros e com ele consigo fazer nas calmas 1000 kms. Uma curtição de 5000 kms custa em gasolina, apenas 55 euros... Comer nas tascas argelinas pode não ser uma experiência gastronómica do outro mundo (e não é!), mas comi refeições completas entre 1,2 euros e 4 euros, facilmente, no sul. Dormir não custa muito mais de 20/30 euros andando sozinho, desde que não se ande demasiado pelo litoral, mais caro. Em quarto partilhado ainda fica mais barato... Ou seja mais barato do que Marrocos.

    O visto custa 33 euros. O que pesa mais no orçamento é o ferry, em minha opinião excessivamente caro. E quem puder escolher o período de férias pode lá ir facilmente sem andar na sauna que eu andei. Very Happy E depois, isto é o fórum das TA(s), bichas que não avariam - menos um problema para pensar! Smile Chega para vos convencer que estas viagens estão ao alcance de qualquer um e que o que é preciso é essencialmente vontade? Very Happy

    Zé Paulo.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty A Valvolina 140 do Cou

    Mensagem  TodayAdventure Sex 20 Ago 2010, 17:53

    Esta viagem foi um excelente teste para uma dica do Coutada acerca da lubrificação da corrente, a valvolina 140 que ele amavelmente recolheu por mim e me entregou. Não quero mais ouvir falar de sprays para a corrente, caros e que nunca me convenceram em relação à capacidade de lubrificação. Ando com uma bisnaga e ponho um pouco de vez em quando. Não caga a jante pois é um óleo suficientemente viscoso, apenas o plástico protector da corrente mostra alguns vestígios de gordura. O aspecto e tacto da corrente ao fim de algumas centenas de kms é sempre de boa lubrificação. Não posso e não poderei tão cedo dizer-vos, com segurança, se tem impacto no tempo de vida dos kits de transmissão. O kit actual da minha AT já não veio novo para as minhas mãos e não sei quantos kms tem. Sei apenas que desde o início do ano, fiz 13.000 kms. De uma coisa tenho a certeza: nunca mais vou usar outra coisa! Muito mais barato e muito provavelmente, bem melhor a lubrificar. Obrigado, Cou!! Devo-te uma posta mirandesa, por esta grande dica!

    Zé Paulo.
    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  Rui Tavares Sáb 21 Ago 2010, 13:50

    Presumo que já estejas "do lado de cá" e que tudo tenha corrido bem.
    Surpreendi-me com este post pois nem sabia que estavas em viagem, se bem que intuitivamente não esperava que estivesses em Bragança, no sofá, nesta altura do ano.
    Como imaginas li isto tudo de uma assentada, ainda repetindo partes e mais uma vez quase consegui sentir os cheiros. A tua capacidade descritiva continua a só encontrar paralelo no teu entusiasmo motociclistico.
    Quase que te desculpo de este ano teres deixado a scooter na garagem. Surpeendeu-me teres arriscado levar a "mamalhuda" para essas paragens sem um véu Very Happy .
    Assustaram-me os teus relatos do calor e o comentário que para ti fizeste, os pneus rebentados e a escolta quase constante.
    Regozijei-me com as imagens de paragens que de todo desconheço acompanhadas das tuas palavras.
    Não gostaria da parte da solidão que viveste, mas gostaria do fim da estrada que encontraste.
    Percebo o que dizes sobre os heróis, os corajosos e os endinheirados, mas desta vez vou ter de discordar contigo.
    A viagem que encetaste pode não ser uma aventura para super-homens, mas concerteza que concordarás quando digo que a tua experiência anterior em muito contribuiu para ultrapassar os contratempos e as dificuldades que te foram surgindo.
    Este ano não precisaste de ser Super-Homem, mas Homem-Aranha sim.
    Embora saiba que melhor que ter ou fazer é partilhar, agradeço teres permitido que ocupasse-mos o banco de trás da "mamalhuda" neste passeio.
    Obrigado por partilhares
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  TodayAdventure Dom 22 Ago 2010, 21:14

    Rui Tavares escreveu:Presumo que já estejas "do lado de cá" e que tudo tenha corrido bem.
    Surpreendi-me com este post pois nem sabia que estavas em viagem, se bem que intuitivamente não esperava que estivesses em Bragança, no sofá, nesta altura do ano.
    Como imaginas li isto tudo de uma assentada, ainda repetindo partes e mais uma vez quase consegui sentir os cheiros. A tua capacidade descritiva continua a só encontrar paralelo no teu entusiasmo motociclistico.
    Quase que te desculpo de este ano teres deixado a scooter na garagem. Surpeendeu-me teres arriscado levar a "mamalhuda" para essas paragens sem um véu Very Happy .
    Assustaram-me os teus relatos do calor e o comentário que para ti fizeste, os pneus rebentados e a escolta quase constante.
    Regozijei-me com as imagens de paragens que de todo desconheço acompanhadas das tuas palavras.
    Não gostaria da parte da solidão que viveste, mas gostaria do fim da estrada que encontraste.
    Percebo o que dizes sobre os heróis, os corajosos e os endinheirados, mas desta vez vou ter de discordar contigo.
    A viagem que encetaste pode não ser uma aventura para super-homens, mas concerteza que concordarás quando digo que a tua experiência anterior em muito contribuiu para ultrapassar os contratempos e as dificuldades que te foram surgindo.
    Este ano não precisaste de ser Super-Homem, mas Homem-Aranha sim.
    Embora saiba que melhor que ter ou fazer é partilhar, agradeço teres permitido que ocupasse-mos o banco de trás da "mamalhuda" neste passeio.
    Obrigado por partilhares

    Olá Rui.

    Sim, já cheguei, na quinta-feira passada ao fim do dia. Correu tudo pelo melhor. Depois de ter hesitado nas teorias sobre a falha da AT (combustível de má qualidade ou falha da bomba de gasolina Mikuni) posso agora dizer que o problema era da bomba de gasolina. "Morreu" finalmente ontem em viagem para a Beira Baixa, perto do Fundão. Substituí a dita na estrada pela bomba eléctrica Facet que andava comigo desde a viagem à Argélia. Não deixa de ser irónico e engraçado, depois de ter andado alguns milhares de kms longe de casa, só ter morrido aqui "ao pé de casa", depois da missão cumprida (com alguma "tosse" de vez em quando Very Happy ).

    Deixa-me discordar que estejas a discordar de mim. Very Happy Quanto aos dinheiros, estamos de acordo, certo? Quanto à experiência prévia para encetar uma viagem destas... a experiência CONTRIBUI sobretudo para lidar com serenidade e calma quando alguma coisa não corre bem. Essa calma vai aparecendo à medida que se passa pelos imprevistos; não é um processo imediato, mas lento e progressivo. Mas esta experiência não é algo que seja verdadeiramente necessário. Leste algum livro do Ted Simon? No seu primeiro, que conta a sua primeira viagem de vários anos à volta do mundo nos anos 70, ele conta com toda a honestidade como se lançou na sua viagem de anos a solo, de moto, nos anos setenta, sem qualquer experiência prévia de condução de moto (tirou a carta antes de partir) ou conhecimentos de mecânica, o enorme nº de vezes que foi ajudado na estrada, como era ingénuo na preparação da viagem (previsão dos custos, daquilo que seria necessário em viagem, etc...). E no entanto, FOI... e a única coisa de que precisou foi determinação e vontade em fazê-lo. E como este exemplo famoso, há muitos outros anónimos com algum tempo, um pouco de dinheiro e muita vontade, que partem à aventura.

    Uma minha "quote" favorita: Wink
    "An inconvenience is only an adventure wrongly considered; an adventure is an inconvenience rightly considered." -- GK Chesterton

    Foi um prazer partilhar alguns apontamentos de viagem convosco. Vocês foram também a minha companhia em viagem.

    Zé Paulo.
    tigusto
    tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 241
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  tigusto Dom 22 Ago 2010, 21:43

    TodayAdventure escreveu:
    Sim, já cheguei, na quinta-feira passada ao fim do dia. Correu tudo pelo melhor. Depois de ter hesitado nas teorias sobre a falha da AT (combustível de má qualidade ou falha da bomba de gasolina Mikuni) posso agora dizer que o problema era da bomba de gasolina. "Morreu" finalmente ontem em viagem para a Beira Baixa, perto do Fundão. Substituí a dita na estrada pela bomba eléctrica Facet que andava comigo desde a viagem à Argélia. Não deixa de ser irónico e engraçado, depois de ter andado alguns milhares de kms longe de casa, só ter morrido aqui "ao pé de casa", depois da missão cumprida (com alguma "tosse" de vez em quando Very Happy ).

    Zé Paulo.
    Boas!
    O dromedário esteve à altura! الصحراء حبي - Página 3 463778
    E com zeladores como o Teófilo, Ricardo e Toni melhor ainda!! Wink
    Cumps!
    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  Rui Tavares Dom 22 Ago 2010, 22:31

    Menos por menos dá mais e discordar de discordar teria de dar concordar! É matemático.
    Talvez não muito bem explicado, mas era isso que eu pretendia dizer quando escrevi:

    "(...)digo que a tua experiência anterior em muito contribuiu para ultrapassar os contratempos e as dificuldades que te foram surgindo(....)"

    Consegue-se de qualquer forma, ok, mas a experiência, portanto o processo de aprendizagem ajuda muito. Exemplos como o que referiste não costumo considerar muito. Não li o livro, mas parece-me tratar-se de alguém que resolveu andar na corda bamba antes de aprender a andar ao pé coxinho. Portanto sem testar gradualmente os seus limites. Ok, cada um é que sabe e por vezes corre bem, mas admito que existam muitos outros "Ted Simon" de quem não reza a história por não a terem feito. De ti falava num plano muito diferente. Motociclista experiente e que por isso te lanças com o factor risco bem medido em aventuras cada vez mais altas, até encontrares o teu próprio limite. Que no teu caso começa a parecer ser... sei lá... A Lua? Very Happy

    Abraço
    psena
    psena
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 414
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 01/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1300GT
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  psena Seg 23 Ago 2010, 09:53

    Um relato espectacular que nos faz viver a aventura contigo, bem vindo de volta.
    Àfrica é Àfrica......e se um homem se quer aventurar deve haver poucos locais como ela.
    Abraço
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  TodayAdventure Ter 24 Ago 2010, 11:10

    Rui Tavares escreveu:Menos por menos dá mais e discordar de discordar teria de dar concordar! É matemático.
    Talvez não muito bem explicado, mas era isso que eu pretendia dizer quando escrevi:

    "(...)digo que a tua experiência anterior em muito contribuiu para ultrapassar os contratempos e as dificuldades que te foram surgindo(....)"

    Rui Tavares escreveu:Exemplos como o que referiste não costumo considerar muito. Não li o livro, mas parece-me tratar-se de alguém que resolveu andar na corda bamba antes de aprender a andar ao pé coxinho. Portanto sem testar gradualmente os seus limites. Ok, cada um é que sabe e por vezes corre bem, mas admito que existam muitos outros "Ted Simon" de quem não reza a história por não a terem feito. De ti falava num plano muito diferente. Motociclista experiente e que por isso te lanças com o factor risco bem medido em aventuras cada vez mais altas, até encontrares o teu próprio limite. Que no teu caso começa a parecer ser... sei lá... A Lua? Very Happy

    Como disse acima, concordo em pleno e de uma forma geral, Rui. Smile A experiência dá sobretudo serenidade e calma, uma sensação de que não há dificuldade alguma por mais chata que seja que não tenha uma saída e uma solução. E que essa dificuldade depressa se transforma numa bela aventura; é apenas uma inconveniência que torna a experiência da viagem muito mais interessante.

    Os contratempos e dificuldades que tive resumiram-se praticamente ao episódio do passaporte (inesperado) e o calor excessivo (esperado). O 1º resolvi com bom senso e a ajuda do Rui Tremoceiro cá em Portugal, que me descobriu e enviou os contactos da embaixada portuguesa em Argel. Não foi nada do outro mundo; qualquer outra pessoa teria resolvido como eu o fiz. E tive alguma sorte em a coisa não se ter complicado (algum militar que me tornasse a vida mesmo difícil no período em que andei sem documentos), Quanto ao 2º, o calor, admito que possa assustar potencialmente alguns e fazê-los hesitar ou desistir, mas eu queria mesmo ir e andava a cismar com uma viagem ao país há mais de um ano (já no ano passado andei a tentar reunir documentação para o visto mas desisti). Se pudesse ia noutra estação do ano mais fresca, mas não era o calor que me ia fazer abandonar a minha ideia fixa. Qualquer pessoa que tivesse a mesma determinação teria também ido, e perante os desconfortos do calor extremo ter-se-ia aguentado à bronca como pudesse, como eu fiz. Já tinha apanhado muito calor mas nunca tinha tido qualquer experiência prévia de calor extremo no Sahara no pico do verão. Não conhecia a sensação de não ter força no corpo e ter dificuldade em falar...

    No entanto, e desculpa a insistência (insisto porque creio mesmo que isto é muito importante) acho que se sobrestima e muito a importância da experiência. A experiência é algo que se ganha durante caminho, numa longa viagem. O que é mesmo importante é a vontade e determinação em ir, acredita. O resto é (muito secundário), faz-me fé. Não sou só eu que o digo, há muitos viajantes a escrevê-lo e contá-lo. A Joana Oliveira, por exemplo, uma ciclista portuguesa, foi fazer companhia ao companheiro numa viagem de meses pela America do Sul, por uma das mais imponentes cordilheiras no planeta. Achas que ela foi com experiência? Nem pensar. Sem treino físico nem preparação prévia de qualquer espécie, lá foi. E custou-lhe, pois claro, por vezes, mas foi e não desistiu e treinou-se pelo caminho. Do que é que ela precisou? De vontade, de determinação, nada mais.

    Deixa-me ser teimosinho Very Happy , rebater e absolutamente desfazer a ideia de que nestas viagens se "testa (constantemente) limites". Em determinadas circunstâncias, sim, somos postos à prova, porque a vida em viagem não é feita daquela rotina que nos leva aqui, no dia-a-dia, e na qual estamos treinados. A viagem é um contínuo, as coisas vão acontecendo e nós vamo-nos adaptando. Temos uma avaria? Resolve-se. Não é possível no local? Manda-se vir a peça de fora. Era assim que fazia o Ramón, o espanhol (que conheci em Maio passado), na sua volta ao mundo em Goldwing, que de vez em quando precisava de uma peça específica. Quantas vezes as pessoas no caminho lhe deram uma refeição grátis, quantas vezes um abrigo para dormir? Uma das coisas que aprendemos em viagem é que há muito mais pessoas generosas e boas do que acreditamos quando estamos em casa no sofá a ver filmes e o noticiário. A sério, em viagem é-se muito mais optimista acerca do mundo do que quando estamos no sofá da sala em nossa casa, a ouvir e ver as desgraças que os media têm para nos servir...

    O primeiro capítulo do 1º livro do Ted Simon começa com um problema de falta de gasolina (junto com um erro que fez na direcção em que estava a seguir) na India e que o levou a ser convidado para um casamento indiano - uma descrição incrível de intensa.

    Falta de gasolina foi algo que me aconteceu várias vezes nas minhas viagens na Today. Aquela que ocorreu num local mais isolado (e belo, perante as paisagens das Cuillins Mountains), obrigou-me a caminhar 12 kms e em consequência tive um encontro interessantíssimo com um "nativo" da ilha de Skye, com quem conversei demoradamente e troquei correio no regresso. Por isso e apesar da contrariedade inicial, deixei de me importar com inconveniências assim... acabam sempre em experiências muito mais interessantes do que se não as vivesse.

    Bem sei que a maior parte de nós não faz maiores viagens porque há compromissos de família, falta de tempo, mas fica aqui a minha convicta impressão de que se um dia essas condições surgirem nas nossas/vossas vidas, é tudo muito mais fácil e interessante (e desligado de "grande experiência") do que parece a partir do sofá da sala. E quando o fizerem um dia, vão perceber que isto é mesmo verdade.

    Zé Paulo.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 24 Ago 2010, 11:25

    Fico contente por estares de regresso e teres concretizado mais uma viagem de sonho.
    As tuas viagens e crónicas são uma verdadeira fonte de inspiração para muitos de nós.
    Como disse antes, isto é de ficar colado ao monitor.Tornas uma contrariedade numa aventura e isso também é um dos "segredos" para que as coisas corram em pleno.

    Obrigado por partilhares estes momentos neste espaço. الصحراء حبي - Página 3 463778

    Um grande abraço e boas transalpadas,
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  santosam Ter 24 Ago 2010, 11:32

    Zé Paulo, como não sei o que dizer sobre o teu último comentário, apenas deixo aqui o meu Obrigado :-)
    Abraço
    Alex (o outro pizza-boy) lol! lol! lol!
    SEAHAWK
    SEAHAWK
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 601
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 11/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: Hayabusa GSX1300R
    Kms: 60.000 e Tal

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Obrigado por seres TU!

    Mensagem  SEAHAWK Ter 24 Ago 2010, 21:28

    Olá Amigo Zé Paulo,

    Já alguém disse para não ires contra a corrente de um rio pois arriscas a calcorrear um caminho já percorrido, tu nunca andas contra a corrente, nunca passas pela mesma água pois ela nunca é a mesma quando se sente o fluxo, quer do sangue aventureiro, quer da vontade que já referiste, a coragem é uma consequência e a falta de gasolina é uma oportunidade de engrandecer o engenho. Quando a isso se alia a amizade, o conhecimento e a verdadeira percepção do mundo, o enculturamento, aí sim fazes com que todos nós, tenhamos a sensação real do que é viver e neste caso o teu viver é um nosso exemplo de vida.

    Amigo, para falar assim se calhar é Malte, mas o que te digo é que te admiro e que te tenho como um exemplo, exemplo esse que me faz pensar e viver uma melhor vida.

    Folgo saber que o estares em bom porto se deve à tua perseverança, vontade e inteligência.

    Obrigado por tudo o que partilhaste pois é a melhor forma de seres meu Amigo.

    Grande Abraço.

    Victor Seahawk

    Beijinho.

    Cris Seahawk
    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  Rui Tavares Ter 24 Ago 2010, 22:55

    Sim. Percebo-te e ainda bem que teimas em explicar.
    Para mim, motociclista de sofá, é bom ouvir essas opiniões que se mais não fizerem, mantêm acesa a vontade de um dia ir... por aí.
    Abraço
    Barroso-VStrom
    Barroso-VStrom
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 632
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 24/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
    Kms: 18.500 kms

    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  Barroso-VStrom Sex 27 Ago 2010, 11:34

    Bem vindo de regresso à realidade! Very Happy
    Folgo em saber que correu tudo bem, e que todos os contratempos foram transformados em oportunidades!
    É um "regalo" ler as tuas crónicas. Será que sentiste o peso de todos nós à pendura na tua AT?
    Li que tiveste um problema perto do Fundão, e nem disseste nada! De mecânica percebo ZERO mas para beber uma fresquinha conheço muitos locais! Smile Smile Smile
    Um abraço e até à vista!

    Conteúdo patrocinado


    الصحراء حبي - Página 3 Empty Re: الصحراء حبي

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 02 maio 2024, 14:05