Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  2438059070

+17
De Sousa
claudio gil
RainMaker
ddgomes
Vultura
POrompompero
Rui Tavares
Max
red46
tigusto
Transouto
miguel
Paulo Costa
TrAnsAlper
Cou
santosam
jfvf87
21 participantes

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Sex 30 Jul 2010, 10:37

    Olá

    Comprei a minha Trasalp à pouco tempo e com uma batida de motor. Continuo satisfeito com o negócio mas como sou um curioso em mecânica vim a este cantido pedir ajuda à medida que vou avançando.

    Directo ao assunto:
    Tirei o óleo, já estava queimado mas ainda apresentava viscosidade. Abri a tampa da embraiagem e nos sítios onde ainda havia algum deposito de óleo aparecia limalhas muito finas muito pequenas mas numa quantidade muito preocupante. Abri o filtro do óleo(original Honda) onde também aparecia o tal desgaste.

    Rodei o motor para tentar perceber donde vinha o som e foi o primeiro momento em que reparei que a corente da bomba de óleo tinha uma folga considerável (não o suficiente para sair das pistas).
    Tirei a embraiagem. O rolamento de encosto mostrou-se impecável, a medida das molas são iguais entre elas e muito superior ao valor limite de serviço imposto pela Honda. Os discos da embraiagem também com medida muito acima do valor limite de serviço. Até aqui muito satisfeito.
    Tirei a embraiagem completa e vejo o seguinte:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Tran2

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Tran

    A peça que aparece destemprada (com duas cores, não sei o nome mas já vou ver) fica no veio principal da caixa velocidades e encostada ao rolamento do mesmo. Por de tráz do conjundo da embraiagem.
    A mesma peça à direita na última foto tem o diametro exterior(na parte mais comprida e fina) muito próxima do valor serviço limite não o atingindo por cerca de 0.04/0.03mm. Isto responde à folga da corrente da bomba de óleo.

    O diamentro interno está muito bom mas algo aspro dando ideia que as limalhas passaram por ali. É uma peça que faço questão de ser substituida. Agora preciso de saber o porquê.

    Mais informação: Rodando o motor agora sem embraiagem não se nota qualque anomalia e senti muita compressão. Dito isto descarto válvulas desafinadas, folga nas bielas, etc. O problema encontrasse entre a embraiagem(que está(estava por azelhice minha parti os pernos do prato de pressão a tirar a porca, mais uma peça que terá de ser comprada...)óptima) e a caixa de velocidades.

    Se me consegui fazer explicar bem devem pensar que o problema está no rolamento do veio principal da caixa o que não descarto. Roda bem(parece-me) mas como está em contacto directo com a parte da peça que ficou destemprada também não deve estar de boa saúde. Outra peça que vou substituir.

    Sábado à tarde espero poder partilhar com voces a opinião de um mecânico conhecido que vem dar um olho.

    Resumindo a caixa vai ser aberta e acho que o barulho do motor devia estar relacionado com uns carretos que nunca os vi ao promenor mas que uma vez na Honda explicaram-me que são compensadores de folga.

    Se for isso é substituir o material acabado/morto e montar tudo. O que me deixa a pensar é o que terá originado esta situação. Será crónico deste modelo deste ano?
    Terá sido relantim muito baixo para uma bi-cilindrica?
    Alguma falha na revisão de óleo por desleixo já que a mota está em excelente estado geral que tem 37 mil km e é de 92?
    Algumas mudas de óleo sem mudar o filtro....

    Quem me vendeu a mota (negócio particular e excelente pessoa) segundo percebi foi o segundo dono durante bastante tempo e o barulho foi muito repentino e a partir disso nunca mais andou.

    Cumprimentos
    João Faustino
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  santosam Sex 30 Jul 2010, 22:44

    Relativamente à parte mecânica, não te sei ajudar. No entanto e como engenheiro metalúrgico, devo-te explicar uma coisa: a tal peça que mostras na foto não está "destemprada".
    Pela imagem e tipo de peça, o que será quase de certeza é o seguinte: trata-se de uma peça em aço normalizado, isto é, com uma dureza suficientemente baixa que permita a maquinagem. No entanto, a parte à esquerda com maior diâmetro vai estar em contacto com outra (um rolamento, certo?). Sendo assim, a dureza desta zona deverá ser maior. O que se faz é um aquecimento localizado desta zona a uma temperatura que permita depois uma têmpera, que provoca o endurecimento superficial da peça. O que vês nessa coloração é o gradiente de temperatura que se obteve nesse aquecimento (as diferentes cores correspondem a diferentes temperaturas e óxidos).
    Isto acontece porque se se aquecesse toda a peça e se se depois a temperasse por todo, ia ficar demasiado dura e frágil e ia partir.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Dom 01 Ago 2010, 00:07

    Obrigado SANTOSAM

    Confesso que tive algum receio em utilizar o termo "destemprada"(não pelo erro ortográfico que não reparei) mas sim pela falta de conhecimento. Enfim, percebeu-se.
    O mecânico viu, mexeu e ouviu. Sobre a peça com o "gradiente de temperatura" o mecânico com mais de 20 anos de experiência disse "não é por ai que o gato vai ás filhoses....(conversa).....isso trabalhou a seco e ficou assim" isto depois de detectar que nos discos de embraiagem também existia algum "gradiente de temperatura".
    Rodou-se novamente a cambota (agora sem as velas) e notou-se a batida de motor!
    Ou seja, o problema está na biela(rolamento ou bronzes, ou outro) ou cavilhão do piston ou próprio piston. Julga-se tratar-se do conjunto do bloco traseiro.

    Neste tópico vou tentar mostrar por fotos todo o trabalho que vai ser realizado.

    Cumprimentos
    João Faustino
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  santosam Dom 01 Ago 2010, 08:29

    Pela cor essa peça esteve a mais de 300 graus centígrados... Se foi por tratamento térmico ou por aquecimento anormal, realmente só vendo e analisando uma nova e comparando as durezas com essa.
    Infelizmente parece que tens aí uma reparação a sério do motor. Por aquilo que se lê aqui no Fórum e noutros sites, este motor não acaba... a não ser que se ande sem óleo.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  Cou Dom 01 Ago 2010, 20:09

    Boas Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_cool

    Isso parece sinal de falta de oleo no motor
    Não esquecer que nestes dias de calor convem verificar o nivel do oleo Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Fresse
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Seg 02 Ago 2010, 00:47

    Exacto! As certezas de ter andado sem óleo andam à volta dos 99%. A reparação é séria, disso não tenho dúvida. Mas o motor vai ser todo aberto, alguns rolamentos novos peças novas e fica uma motinha para uns bons bons anos. Estou bastante confiante.

    Cumprimentos
    João Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Seg 02 Ago 2010, 11:46

    Boas

    Aqui ficam mais umas fotos Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_rolleyes

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF0510

    Tudo a ser guardado:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF0512

    Só falta apoiar o quadro, e desapertar o coração

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF0515

    Local de reparação do motor Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_redface onde durmo Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_pale. As condições não são as melhores mas estou confiante.

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF0516

    Espero que gostem. Estas "mexidas" são novas para mim, hoje tive de arranjar coragem para desmachar a mota Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_sad. Estava tão linda.

    Cumprimentos a todos
    João Faustino
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 02 Ago 2010, 12:18

    Olá João!

    Nada melhor que meter as mãos à obra.Vai relatando aqui o evoluir da reparação.Tenho a certeza que no fim do tópico terás a máquina a 100% e todos nós aprenderemos algo.
    É o que eu digo, essa TA amuou por falta de uso. Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_razz
    Alguma dúvida sabes que tens aqui o Fórum ao teu dispôr.

    Um abraço.
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  santosam Seg 02 Ago 2010, 12:44

    Quando a compraste já sabias no que te ias meter?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Seg 02 Ago 2010, 16:32

    Obrigado Transalper. "Venho" de um fórum em que fui habituado a muita entreajuda e muita ajuda sobre mecânica, de "membros" com um conhecimento muito profundo sobre os carros em questão, o fórum para quem tiver mais curiosidade é http://forumm.forumco.com/default.asp que está relacionado com mais uma das minhas paixões que são os UMM's. Digo isto porque no pouco tempo que aqui estou registado ainda não senti que exista essas caracteristicas. Não digo isto por mal, nem tudo é igual só isso e eu estou numa "casinha" diferente e só tenho que compreender isso. E sim, espero que possamos todos sair a ganhar desta operação cirúgica que a minha mota (ainda sem nome) está a sofrer.

    Olá Santossam. O problema existia, o negócio foi super honesto e exigiu muita coragem minha em decidir ficar com a mota por saber que ia entrar em terras que apenas tenho noção e não uma avontade/prática(mecânica de motos). O senhor/vendedor que já referi uma vez mas repito tive um enorme prazer em conhecer e que mantenho contacto disse a certa altura "é um gosto que morre comigo..." isto por ter duas hérnias discais e não ter necessidade/vontade de arranjar a mota e vender ao preço de mercado.
    A mota estava guardada numa garagem tapadinha. O vendedor disse que a batida/problema em princípio seria mesmo o que já foi diagnosticado com quase 100% de certeza, uma biela.

    Resumindo continuo satisfeito com o negócio mas sei que o motor vai ser todo(no sentido literal) desmanchado por mim. Continuo um pouco apreensivo com a coisa e com uma certa sensação que estou sozinho no barco em relação aqui ao fórum Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_pale . Aos poucos a coisa vai lá, aqueles dois dossiers roxos são-me indispensáveis. Um é o manual de serviço Honda da Transalp XX-99 outro é o manual Haynes sobre a Transalp e Africa Twin (São muito semelhantes a nível mecânico). O dicionário de inglês também me acompanha Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_redface . Algumas chaves especiais terão de ser feitas outras compradas à medida que os trabalhos vão avançando.

    Cumprimentos
    João Faustino
    Paulo Costa
    Paulo Costa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 114
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 05/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  Paulo Costa Seg 02 Ago 2010, 19:07

    Boa Sorte João na tua aventura, eu também gosto deste tipo de desafios, não me leves a mal, mas uma das primeiras coisas que se deve fazer numa reparação deste género é desligar a bateria da maquina, de resto estou a gostar desse teu desafio, e pela pouca experiência que tenho sobre sobre mecânica de motas, vais perguntando, que eu dentro das minhas possibilidades vou tentar dar o meu contributo.

    Aquele Abraço
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Seg 02 Ago 2010, 19:51

    BOA!!! era isto que eu falava.

    Realmente Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_redface ! Na foto pensei que não se notasseBatida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Lol . Saltei esse passo saltei... Li, sabia e não o fiz Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Kopfschuettel .

    O que me está a fazer um bocado confusão é mesmo tirar o motor fora, o espigão que segura o quadro, motor e braço oscilante. Como é que vou apoiar o quadro já que tenho as duas preguiças ocupadas e ao tirar o motor se o quadro se desequilibra... Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_evil ...está o caldo entornado.
    Surgiu-me uma ideia, vou fazer um esboço no paint e já cá venho.

    Cumprimentos
    João Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Seg 02 Ago 2010, 20:16

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Suportequadro

    Não sei se dá para perceber. Tirar o motor de um carro é mais fácil!!!!
    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Dscf0096z

    Cumprimentos
    Paulo Costa
    Paulo Costa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 114
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 05/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  Paulo Costa Seg 02 Ago 2010, 20:44

    Assim não dá bem para ver, e o motor os automóveis é diferente, mas se conseguires desapertar as bielas da cambota pela parte de baixo, não é necessário desmontar a parte da caixa, montas os pisntons com jeito pela parte de cima do bloco. Para tirar isso tudo ainda tens muita coisa a desmontar.
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  santosam Seg 02 Ago 2010, 21:36

    Boas,
    estamos um bocado distantes senão tinha todo o prazer em te dar uma ajudinha. Eu mal tive a minha Transalp fiz logo umas pesquisas para arranjar o manual de serviço e o manual Haynes. Qualquer dúvida que tenhas sobre o que está lá escrito, pergunta. Já agora uma dica: o manual de serviço da Honda para a XL650 é muito melhor e mais completo do que o manual da 600 e a nível mecânico elas são muito semelhantes.
    No Haynes está lá passo a passo a desmontagem do motor e a primeira coisa que eles dizem é que se deve colocar a mota no descanso central ou num suporte que não esteja colocado no braço oscilante pois este último vai sair....
    miguel
    miguel
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 148
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 23/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  miguel Ter 03 Ago 2010, 09:20

    boas jfv87

    tenho acompanhado este tópico com bastante interesse, bitates não os dou porque não sei, assim como a maioria dos utilizadores deste forum. de qualquer maneira este forum, não k conhecsa muitos outros, é mais virado para as passeatas, mines e uma partilha geral de conhecimentos de tudo o k envolva as TA. com certeza k há um ou mais elementos k te podiam ajudar especificamente nessa operacsão, mas agosto é mes de fugir dos pc's para muitos.

    relativamente a tirar o motor fora, a experiencia k tenho é das 50 e dado o peso dos motores 50, era relativamente fácil essa opreacsão ser feita individualmente.
    agora com um motor k pesa 100kg? a operacsão tem k ser mais bem pensada e exige mais forcsa manual.
    boa sorte para a operacsão e fico á espera de novidades

    embrasse
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  Transouto Ter 03 Ago 2010, 09:51

    Este é um campo onde não posso ajudar muito, eu costumo mesmo delegar estas funções à oficina, no entanto estou atento e aprender, Bom trabalho, Parabéns...

    V
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Ter 03 Ago 2010, 12:49

    Olá a todos

    Miguel gostei da tua resposta Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_wink . Confirma a minha primeira impressão sobre o fórum. Mais uma vez não é a criticar, são as diferenças. Eu é que venho mal habituado Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_redface . Também me lembrei do mês actual e faz todo o sentido mas são estas pequenas intervenções/respostas que me fazem sentir integrado e dá mais sentido a publicar este tópico. Como o outro diz no filme "A felicidade só é real quando é partilhada" e pronto!

    Em frente! Não há adiantamentos Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_cry , não por falta de vontade mas por falta de tempo.
    Trabalho no ramo da informática e é nesse período que tenho mais tempo para as internetes Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_cool .
    Em casa o quintal parece uma sucata. O meu UMM está quase a acabar o restauro que foi interrompido por falta de t€mpo Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_evil . A garagem(quase oficina) está ocupada com um UMM de um amigo que estou a consertar e ainda deve demorar. Perto do meu UMM está uma vespa para restaurar e logo ao lado está uma transalp que não se parece com uma transalp...
    Sou desarrumado por natureza mas tanta desarrumação deixa-me louco, provavelmente à minha mãe também mas sabe que ando a fazer os possíveis. No meu quarto vai ser reparado um motor Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Kopfschuettel e pensar nisto faz me rir.
    É só um desabafo Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  2238


    Paulo Costa
    No manual diz que para ver a bomba de óleo tenho de remover o motor e como o motor deve ter levado um sova Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  733521 por falta de óleo o conselho do mecânico foi substituir tudo o que é rolamentos. É mesmo até ao osso Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_razz.

    Santosam
    Também tinha todo o prazer d'uma ajuda e pagá-la com minis(geladas Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_lol).
    Por já ter feito trabalho mal feito decidi por sistema primeiro informar-me e depois mexer. Também tenho o manual Haynes e também li isso. A situação prendesse com a falta do apoio do quadro que o terei de fazer.

    Cumprimentos a todos
    João Faustino
    Paulo Costa
    Paulo Costa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 114
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 05/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  Paulo Costa Ter 03 Ago 2010, 20:21

    Na minha opinião devias arranjar um banco metálico no género dos que se usa no motocross, para apoiar a mota, e tentar fixar a roda da frente ao chão, ou com uma cinta, ou algo no genero, que te garanta a estabilidade da mota.

    Grande Abraço.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Ter 03 Ago 2010, 20:44

    Afinal os planos extra laborais não correram como planeado, por isso, tive tempo de começar o suporte do quadro:
    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF0003

    Uma base lisa pareceu-me que não dava mas fui ver novamente e fiquei na dúvida. De qualquer modo a estrutura mesmo pingada não deixou tombar a mota quando retirei as cintas que a mantinham na vertical. Parece que vai funcionar depois de dar altura(ao mesmo tempo aumentar a base), fazer as soldaduras e reforçar Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  60843 .

    Paulo Costa quando disseste fixar ao chão fiquei a pensar...Ao chão não mas à estrutura sim. Obrigado Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  2238

    Cumprimentos
    João Faustino
    Paulo Costa
    Paulo Costa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 114
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 05/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  Paulo Costa Ter 03 Ago 2010, 20:49

    Grande João isso tem muito bom aspecto, na minha opinião só falta umas borrachas, para não riscar a pintura, e para não nos aleijar.
    *****Grande ideia.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Qua 04 Ago 2010, 16:17

    Boas

    Ontem ao sair do trabalho liguei a um amigo só para pôr a conversa em dia, expliquei-lhe o que estava a fazer à TA.
    Quando cheguei a casa fiz aquela estrutura que mais tarde coloquei aqui no forum. (voces devem pensar e...... tanta conversa... Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Lol )
    Não é que por volta da 00:00 recebo um sms desse amigo com qualquer coisa "yoo man estás acordado?". A resposta foi via sms a dizer "yap"......Momentos depois o horrível som clássico da Nokia quebrou o silêncio. O MALUCO do meu amigo (que anda a batalhar com o código da carta para ter uma mota) pergunta-me se queria ajuda com a TA. Fiquei um bocado confuso com a hora e com a chamada +/- meia noite. Ele disse-me que só tinha combóio por volta da 00:15.

    A rua parecia famosa, depressa iniciei as soldaduras que libertavam aqueles clarões(pareciam fotografias).
    ainda não tinha acabado e o telemovel já tocava era sinal de ir buscar a ajuda ao comboio Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_biggrin Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_biggrin .
    Chega de conversa.

    Parecia-me bem mas tive sempre receio que o apoio partisse. Nunca aconteceu e a mota esteve sempre bastante estável.

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF0002

    Falta mais qualquer coisa...

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF0008

    Aqui está o menino

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF0006

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_biggrin Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_biggrin Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_biggrin Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_biggrin

    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Sex 06 Ago 2010, 18:25

    Boas

    Apenas retirei as tampas das cabeças(só para me mentalizar que fiz alguma coisa Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_lol) , continuo a estudar os manuais a fazer os meus apontamentos. Talvez Domingo seja dedicado a desmontar os dois cilindros, a catalogar as peças, a tirar muitas fotos e ao final do dia deixar aqui umas palavrinhas.

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  DSCF00102

    Então pessoal nem uma mensagem a dizer se a praia está boa... As férias estão boas?
    tigusto
    tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 241
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  tigusto Sex 06 Ago 2010, 21:00

    Boas!
    EStás a dar-lhe!!
    Suporte impecável e aventura digna de ser acompanhada.
    Quanto ao ser apenas um curioso (felizmente há muitos) não será, certamente, esse facto a inviabilizar um projecto.
    A coisa tem sido pensada passo a passo, de manuais em punho, cuidados vários e ajudas que por aqui vão aparecendo.
    Amanhã vou dar uma volta saloia na companhia da minha filha que agora já me acompanha a bordo de uma Yamaha TW125.
    O tempo passa!
    Espero que um dia destes essa TA, igual à que tive antes desta, nos possa também acompanhar!
    Um abraço!
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  jfvf87 Sáb 07 Ago 2010, 00:50

    Depois de estudada a lição da corrente de distribuição não aguentei não meter mãos à obra. Resultado até agora: Sucesso!

    Posição do fixador da arvore de cames do bloco traseiro:

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  REAR%20CAMSHAFT%20HOLDER

    Tanto suor!!! Este pino de 2 mm que é uma agulha de coser lã Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Icon_razz deu um sr. trabalhão a colocar!!! Duas pessoas! Nos manuais parece tão fácil...

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  PIN%202mm

    Aqui não vi qualquer dificuldade em tirar a cabeça... A curiosidade até é muita mas como não li nada no manual vim a este cantinho partinhar os avanços e não avançar no bicho.

    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Head

    Tirar a arvore de cames não é nada de outro mundo mas nestas fotos não estão os procedimentos a fazer. Por isso, por estas fotos para qualquer curioso é obrigatório a consulta do manual pois exigem várias voltas ao volante de motor e marcas a cuincidir, etc. Pode ser que no bloco dianteiro explique passo a passo de como fazer.

    Cumprimentos
    João Faustino

    Conteúdo patrocinado


    Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92  Empty Re: Batida no motor, caixa, embraiagem. modelo 600 de 92

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 13 maio 2024, 15:53