Comprei a minha Trasalp à pouco tempo e com uma batida de motor. Continuo satisfeito com o negócio mas como sou um curioso em mecânica vim a este cantido pedir ajuda à medida que vou avançando.
Directo ao assunto:
Tirei o óleo, já estava queimado mas ainda apresentava viscosidade. Abri a tampa da embraiagem e nos sítios onde ainda havia algum deposito de óleo aparecia limalhas muito finas muito pequenas mas numa quantidade muito preocupante. Abri o filtro do óleo(original Honda) onde também aparecia o tal desgaste.
Rodei o motor para tentar perceber donde vinha o som e foi o primeiro momento em que reparei que a corente da bomba de óleo tinha uma folga considerável (não o suficiente para sair das pistas).
Tirei a embraiagem. O rolamento de encosto mostrou-se impecável, a medida das molas são iguais entre elas e muito superior ao valor limite de serviço imposto pela Honda. Os discos da embraiagem também com medida muito acima do valor limite de serviço. Até aqui muito satisfeito.
Tirei a embraiagem completa e vejo o seguinte:
A peça que aparece destemprada (com duas cores, não sei o nome mas já vou ver) fica no veio principal da caixa velocidades e encostada ao rolamento do mesmo. Por de tráz do conjundo da embraiagem.
A mesma peça à direita na última foto tem o diametro exterior(na parte mais comprida e fina) muito próxima do valor serviço limite não o atingindo por cerca de 0.04/0.03mm. Isto responde à folga da corrente da bomba de óleo.
O diamentro interno está muito bom mas algo aspro dando ideia que as limalhas passaram por ali. É uma peça que faço questão de ser substituida. Agora preciso de saber o porquê.
Mais informação: Rodando o motor agora sem embraiagem não se nota qualque anomalia e senti muita compressão. Dito isto descarto válvulas desafinadas, folga nas bielas, etc. O problema encontrasse entre a embraiagem(que está(estava por azelhice minha parti os pernos do prato de pressão a tirar a porca, mais uma peça que terá de ser comprada...)óptima) e a caixa de velocidades.
Se me consegui fazer explicar bem devem pensar que o problema está no rolamento do veio principal da caixa o que não descarto. Roda bem(parece-me) mas como está em contacto directo com a parte da peça que ficou destemprada também não deve estar de boa saúde. Outra peça que vou substituir.
Sábado à tarde espero poder partilhar com voces a opinião de um mecânico conhecido que vem dar um olho.
Resumindo a caixa vai ser aberta e acho que o barulho do motor devia estar relacionado com uns carretos que nunca os vi ao promenor mas que uma vez na Honda explicaram-me que são compensadores de folga.
Se for isso é substituir o material acabado/morto e montar tudo. O que me deixa a pensar é o que terá originado esta situação. Será crónico deste modelo deste ano?
Terá sido relantim muito baixo para uma bi-cilindrica?
Alguma falha na revisão de óleo por desleixo já que a mota está em excelente estado geral que tem 37 mil km e é de 92?
Algumas mudas de óleo sem mudar o filtro....
Quem me vendeu a mota (negócio particular e excelente pessoa) segundo percebi foi o segundo dono durante bastante tempo e o barulho foi muito repentino e a partir disso nunca mais andou.
Cumprimentos
João Faustino