Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar 2438059070

+5
luis.m.antonio
Frederico Santos
mariosilva76
TrAnsAlper
eugenio
9 participantes

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    eugenio
    eugenio
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 8
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 13/06/2011

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  eugenio Dom 23 Out 2011, 12:21

    Boas a todos!

    Tal como o topico indica a luz do ABS, quando rodava a chave acendia e ficava acesa até arrancar, apagando quando atingia uma determinada velocidade!
    Agora ela ficou parada umas 3 semanas, quando rodei a chave a luz não ficou acesa mas a piscar e só parou de piscar depois de andar um bocado. Mais à frente desliguei e fez o mesmo! Só quando entrei na A1 e fiz uns Kms a maior velocidade, quando parei e arranquei de novo já estava tudo normal, ou seja a luz do ABS ficou acesa sem piscar e apagou quando arranquei.

    Será bateria fraca? Já alguém passou pelo mesmo? A TA é de 2008.

    Cumprimentos
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 24 Out 2011, 10:11

    Boas!

    Eugénio, tenho ideia que este tema já aqui foi abordado mas não encontro o tópico em questão.A minha TA é uma 650 e não dipõe de ABS por isso não te posso ajudar nesta questão.Entretanto há-de aparecer aqui algum camarada que te ajude.

    Se encontrar o dito tópico posto aqui.

    Um abraço e boas transalpadas.
    mariosilva76
    mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 42
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 26/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA
    Kms: 1500

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re:

    Mensagem  mariosilva76 Seg 24 Out 2011, 10:31

    Boas Eugenio, presumo k a tenhas lavado a moto e depois ficou parada, certamente ficou com algum resíduo em frente ao sensor do ABS, depois de andares um pouco a sujidade saiu e tudo voltou ao normal. A lavagem não foi a origem ou a causadora do problema, mas sim a sujidade que obstruiu o sensor.

    É de salientar que não sou mecânico.... Cool

    Boas curvas!
    Frederico Santos
    Frederico Santos
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 13/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: GS700F
    Kms: 0

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  Frederico Santos Seg 24 Out 2011, 15:48

    Boas o problema com a luz tem haver apenas com a amperagem da bateria, ou seja o ABS precisa de 11 amperes para funcionar, a carga da bateria tiver uma amperagem inferior o ABS nao funciona, dai so dps de teres dado uma volta pela auto estrada é que a luz apagou, porque a bateria ja tinha uma carga superior aos 11 amperes. Para resolveres esse problema faz como eu compra um optimazer da honda e sempre que paras a mota ligas-la a ficha Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar 223388
    eugenio
    eugenio
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 8
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 13/06/2011

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  eugenio Seg 24 Out 2011, 18:08

    Olá a todos.

    A mota não tinha sido lavada por tanto excluo essa hipotese.

    Inclino-me mais para a da bateria, pois quando andava um pouco tudo voltou ao normal, ou seja quando o retificador a carregava tudo parecia funcionar novamente!

    Essa do carregador, não faz mal estar sempre ligado à mota, mesmo sem a bateria estar descarregada? Vamos supor que estou umas 3 semanas sem andar, se tiver um carregador posso deixar ligado essas 3 semanas sem estragar nada?

    Cumprimentos a todos e obrigado
    eugenio
    eugenio
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 8
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 13/06/2011

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  eugenio Seg 24 Out 2011, 18:09

    TrAnsAlper escreveu:Boas!

    Eugénio, tenho ideia que este tema já aqui foi abordado mas não encontro o tópico em questão.A minha TA é uma 650 e não dipõe de ABS por isso não te posso ajudar nesta questão.Entretanto há-de aparecer aqui algum camarada que te ajude.

    Se encontrar o dito tópico posto aqui.

    Um abraço e boas transalpadas.

    Se encontrares algo acerca do assunto depois coloca aqui, eu não consegui encontrar!

    Obrigado Very Happy
    mariosilva76
    mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 42
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 26/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA
    Kms: 1500

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty RE:

    Mensagem  mariosilva76 Ter 25 Out 2011, 10:10

    eugenio escreveu:Olá a todos.

    A mota não tinha sido lavada por tanto excluo essa hipotese.

    Inclino-me mais para a da bateria, pois quando andava um pouco tudo voltou ao normal, ou seja quando o retificador a carregava tudo parecia funcionar novamente!

    Essa do carregador, não faz mal estar sempre ligado à mota, mesmo sem a bateria estar descarregada? Vamos supor que estou umas 3 semanas sem andar, se tiver um carregador posso deixar ligado essas 3 semanas sem estragar nada?

    Cumprimentos a todos e obrigado

    Boas, como tinha mensionado não sou mecanico, mas uma coisa te posso garantir, tenho o optimizer 3+ montado na garagem e aquela coisa resulta, porque não está constantemente a carregar, ou seja, depois de liga-lo á moto, começa a efectuar teste á bateria, depois e caso seja necessário efectua a carga. O dispositivo pode estar longos periodos ligado á moto porque foi construido para o efeito. http://www.accumate.co.uk/it010003.html

    Abraço e boas curvas!
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 25 Out 2011, 11:41

    eugenio escreveu:
    TrAnsAlper escreveu:Boas!

    Eugénio, tenho ideia que este tema já aqui foi abordado mas não encontro o tópico em questão.A minha TA é uma 650 e não dipõe de ABS por isso não te posso ajudar nesta questão.Entretanto há-de aparecer aqui algum camarada que te ajude.

    Se encontrar o dito tópico posto aqui.

    Um abraço e boas transalpadas.

    Se encontrares algo acerca do assunto depois coloca aqui, eu não consegui encontrar!

    Obrigado Very Happy


    Boas!

    Já pesquisei vários tópicos e não consegui encontrar.A questão até pode ter sido abordada num tópico onde não era esse o tema.Lembro-me de alguém escrever aqui sobre esse assunto...Mas em todo caso este tópico tem recebido boas respostas e a solução poderá passar por uma destas sugestões colocadas.Wink

    Um abraço e boas transalpadas.
    eugenio
    eugenio
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 8
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 13/06/2011

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  eugenio Ter 25 Out 2011, 19:44

    mariosilva76 escreveu:
    eugenio escreveu:Olá a todos.

    A mota não tinha sido lavada por tanto excluo essa hipotese.

    Inclino-me mais para a da bateria, pois quando andava um pouco tudo voltou ao normal, ou seja quando o retificador a carregava tudo parecia funcionar novamente!

    Essa do carregador, não faz mal estar sempre ligado à mota, mesmo sem a bateria estar descarregada? Vamos supor que estou umas 3 semanas sem andar, se tiver um carregador posso deixar ligado essas 3 semanas sem estragar nada?

    Cumprimentos a todos e obrigado

    Boas, como tinha mensionado não sou mecanico, mas uma coisa te posso garantir, tenho o optimizer 3+ montado na garagem e aquela coisa resulta, porque não está constantemente a carregar, ou seja, depois de liga-lo á moto, começa a efectuar teste á bateria, depois e caso seja necessário efectua a carga. O dispositivo pode estar longos periodos ligado á moto porque foi construido para o efeito. http://www.accumate.co.uk/it010003.html

    Abraço e boas curvas!

    Ok. Estou a ver que tenho de arranjar um optimizer e fico com o problema resolvido!

    Obrigado a todos!
    luis.m.antonio
    luis.m.antonio
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 107
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 13/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
    Kms:

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  luis.m.antonio Ter 25 Out 2011, 23:10

    Boas,

    Quanto a carregadores que podem fazer carga ou manutenção de carga, vai estar a venda um no LIDL nesta próxima 5ªf (27-10-2011) por 19,90€.
    Uma opção mais barata, (provavelmente) que outros carregadores com a mesma função que existem no mercado.
    Quem quiser uma tomada de acesso externo à bateria como a que aparece na foto do outro carregador aqui referido encontra-se facilmente numa loja Norauto e com as mesmas características e com um conjunto também de pinças para encosto a uma bateria externa para permitir o arranque em caso de necessidade, e penso que ronda os 9€.
    Quem preferir pode sempre montar uma tomada de isqueiro que serve sempre para carregar o telemóvel ou ligar um GPS e também pode ser usada para fazer a carga de manutenção da bateria e assim deixa de ter a necessidade da tomada que referi aqui.

    Abraços.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  Cou Qua 26 Out 2011, 12:41

    Boas

    As TA que não se pode desligar a luz e uma seca pois não deixa carregar bem a bateria.
    A minha TA 2001 e ainda tem a bateria original, mas ando todos os dias mas quando chego a casa seja de dia ou de noite paro a mota desligo a luz e enquanto vou abrir o portão e meto a mota só depois e que desligo a mota nesse tempo a mota recompõe a bateria Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar 463778 .
    A prova disso e que ainda tenho a bateria original mais para a frente vou meter as fotos da minha invenção que com um led dos minimos meti um zener que 12.6v o led dá pouco brilho quando atinge os 13.6v dá o brilho normal assim de noite sei que a bateria já carregou e posso desligar a mota isto e o tempo de abrir e fechar as portas de casa lol!


    Última edição por Cou em Qui 27 Out 2011, 10:48, editado 1 vez(es)
    mariosilva76
    mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 42
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 26/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA
    Kms: 1500

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty RE:

    Mensagem  mariosilva76 Qua 26 Out 2011, 13:38

    Cou escreveu:Boas

    As TA que não se pode desligar a luz e uma seca pois não deixa carregar bem a bateria.
    A minha TA 2001 e ainda tem a bateria original, mas ando todos os dias mas quando chego a casa seja de dia ou de noite paro a mota desligo a luz e enquanto vou abrir o portão e meto a mota só depois e que desligo a mota nesse tempo a mota recompõe a bateria Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar 463778 .
    A prova disso e que ainda tenho a bateria original mais para a frente vou meter as fotos da minha invenção que com um led dos minimos meti um zener que 12.6v o led dá pouco brilho quando atinge os 13.6v dá o brilho normal assim de noite sei que a batria já carregou e posso desligar a mota isto e o tempo de abrir e fechar as portas de casa lol!

    Neste forum encontro afirmações que me deixam surpreendido, baterias com 10 anos e consumos de 4 lts aos 100kms, porra, aqui só há fenómenos!!! alien

    Mas na boa, quando conseguir algo semelhante postarei!!!
    ddgomes
    ddgomes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 74
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 14/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99875

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  ddgomes Qua 26 Out 2011, 15:37

    mariosilva76 escreveu:
    Neste forum encontro afirmações que me deixam surpreendido, baterias com 10 anos e consumos de 4 lts aos 100kms, porra, aqui só há fenómenos!!! alien

    ....

    Boas,

    Quanto a bateria não sei mas quanto a consumos, e embora não tenha conseguido "chegar" aos 4l/100Kms, faço, regularmente, consumos entre os 4,2 e os 4,6l/100Kms.
    Mais do que isso acho um exagero.... affraid
    Normalmente circulo em AE e cidade, num total, por dia, de 105-110Kms, repartidos em 80Kms AE e o resto dentro de Lisboa.
    Ha que acrescentar que circulo entre os 80 e os 90Km/H e com algum cuidado no "acionamento" do punho direito!!! Sleep Sleep Sleep


    Desculpem o off-topic ...... Embarassed Embarassed
    Abraço,
    mariosilva76
    mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 42
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 26/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA
    Kms: 1500

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  mariosilva76 Qui 27 Out 2011, 09:40

    ddgomes escreveu:
    mariosilva76 escreveu:
    Neste forum encontro afirmações que me deixam surpreendido, baterias com 10 anos e consumos de 4 lts aos 100kms, porra, aqui só há fenómenos!!! alien

    ....

    Boas,

    Quanto a bateria não sei mas quanto a consumos, e embora não tenha conseguido "chegar" aos 4l/100Kms, faço, regularmente, consumos entre os 4,2 e os 4,6l/100Kms.
    Mais do que isso acho um exagero.... affraid
    Normalmente circulo em AE e cidade, num total, por dia, de 105-110Kms, repartidos em 80Kms AE e o resto dentro de Lisboa.
    Ha que acrescentar que circulo entre os 80 e os 90Km/H e com algum cuidado no "acionamento" do punho direito!!! Sleep Sleep Sleep


    Desculpem o off-topic ...... Embarassed Embarassed
    Abraço,

    Boas, não achas que a caixa da TA é curta de mais para a moto que é? Trm uma caixa que parece mais indicada para as TT!
    A minha ainda não chegou aos 2000kms, mas pela experiÊncia de trails, acho esses consumos de combustivel mirabulantes, mesmo utópicos, a caixa da minha TA tem uma cixa muito reduzida e quanto vai aos 110kms/h vai a rolar nas 5000, muito alta a rotação, logo o consumo sobe, uma ciaxa de 6 ajudava... A motor tem força em demasia para a caixa que colocaram.

    Desculpem o off-topic ...... Embarassed Embarassed
    Abraço e boas curvas!!
    luis.m.antonio
    luis.m.antonio
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 107
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 13/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
    Kms:

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  luis.m.antonio Qui 27 Out 2011, 10:36

    Boas,

    quanto à caixa da TA já comentei e por isso mesmo fiz a alteração que fiz.

    Podem ver em
    http://www.forumtransalp.com/t3316-numero-de-dentes

    Abraço.
    eugenio
    eugenio
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 8
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 13/06/2011

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  eugenio Dom 13 Nov 2011, 10:38

    Boas a todos!

    Aproveito para fazer uma actualização a este tópico!
    Comprei um optimate 3+ da honda, pois foi o indicado para o efeito pelo stand honda onde comprei a moto. Acontece que o carregador carrega a bateria e aparece a indicação que está carregada, mas o problema mantem-se, ligo a moto, o ABS fica a piscar uns segundos. Só depois é que passa a fixo e apaga-se.
    Já pesquisei em sites de outros paises, e existe este "problema" com mais pessoas.
    Acontece quando a bateria já não recebe a carga como devia, ou seja para o carregador a bateria já não recebe mais carga, mas ela já não vai à capacidade máxima! Solução trocar de bateria e em principio o problema ficará resolvido. Existem diversos casos destes, principalmente em Espanha, em que o piscar do ABS "informa" qua a bateria está perto do fim e deverá ser substituida.

    Assim que tiver t€mpo, colocarei uma nova bateria e direi o resultado. ela por enquanto pega sempre, mas por vezes já não é à primeira, e agora nem com uma volta maior a luz do ABS fica normal, sempre que a ligo fica a piscar uns segundos!

    Cumprimentos a todos
    mariosilva76
    mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 42
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 26/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA
    Kms: 1500

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty RE:

    Mensagem  mariosilva76 Dom 13 Nov 2011, 21:50

    eugenio escreveu:Boas a todos!

    Aproveito para fazer uma actualização a este tópico!
    Comprei um optimate 3+ da honda, pois foi o indicado para o efeito pelo stand honda onde comprei a moto. Acontece que o carregador carrega a bateria e aparece a indicação que está carregada, mas o problema mantem-se, ligo a moto, o ABS fica a piscar uns segundos. Só depois é que passa a fixo e apaga-se.
    Já pesquisei em sites de outros paises, e existe este "problema" com mais pessoas.
    Acontece quando a bateria já não recebe a carga como devia, ou seja para o carregador a bateria já não recebe mais carga, mas ela já não vai à capacidade máxima! Solução trocar de bateria e em principio o problema ficará resolvido. Existem diversos casos destes, principalmente em Espanha, em que o piscar do ABS "informa" qua a bateria está perto do fim e deverá ser substituida.

    Assim que tiver t€mpo, colocarei uma nova bateria e direi o resultado. ela por enquanto pega sempre, mas por vezes já não é à primeira, e agora nem com uma volta maior a luz do ABS fica normal, sempre que a ligo fica a piscar uns segundos!

    Cumprimentos a todos

    Boas, agradeçoa informação, pois também tenho uma TA com abs e quando passar peço mesmo, espero k não seja para já, já sdeei k terei k arranjar tanbém t€mpo para substitui-la.

    Abraço e boas curvas!!
    ruifilip
    ruifilip
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 7
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 21/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 700
    Kms: 20000

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  ruifilip Seg 23 Jan 2012, 21:44

    Boas,

    Também estou com a bateria a dar as últimas e tenho a mesma suspeita: a luz a piscar indica o fim próximo da bateria. A bateria ainda recebe alguma carga e no 1º ou 2ª arranque funciona normalmente, depois disso a luz fica a piscar durante uns segundos.
    Acho que vou comprar uma Dynavolt de gel por 80€. Alguém tem outras sugestões? Yuasa a bom preço?

    Cumprimentos,
    Rui
    mariosilva76
    mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 42
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 26/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA
    Kms: 1500

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  mariosilva76 Seg 23 Jan 2012, 23:02

    Boas, a luz do abs, segundo o manual, pode indicar bateria baixa. Quanto a preços de baterias, pelo preço que paguei por uma que comprei á 2 anos, não te posso indicar melhor opção porque me parece que já tens bons preços.

    Abraço e boas curvas!!
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  Transouto Qua 25 Jan 2012, 23:28

    Já percebi Very Happy como a minha não tem ABS, logo não tem luz......a minha bateria nunca acaba.... Very Happy lol! lol!

    V

    Conteúdo patrocinado


    Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar Empty Re: Luz do ABS fica a piscar uns segundos depois de arrancar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 14 maio 2024, 13:52