Tarz Qui 26 Jun 2008, 22:37
Hugo, se um dos CDIs deixar de funcionar, o cilindro que esse CDI controla deixa de explodir. Perdes a potência não só porque tens um só cilindro a funcionar mas também porque o cilindro que está a trabalhar tem de empurrar o outro para cima e para baixo. Sem dares por ela, estás a acelerar muito mais para andar algo parecido com o que estás habituado, daí o aumento do consumo, se é que me fiz entender.
Se um pistão colar, o outro também não se mexe porque estão directamente ligados.
O problema pode não estar propriamente no CDI, pode estar nas ligações eléctricas da bobine de ignição, mas como essas ligações vêm do CDI e como são conhecidos problemas de CDI nas TAs de antes de 96, tens muitas probabilidades de ter um problema de CDI.
Presumo que ao mexeres nas fichas dos CDIs vais notar a TA a falhar/boa. Já vi um gajo que amarrou um barbante ao fio que lhe falhava e sempre que a coisa deixava de funcionar, dava-lhe um puxão e pronto, um verdadeiro motard, nunca parava, nem para reparar!
Retirar/desligar um CDI não faz mal nenhum se for por pouco tempo e se não puseres a mota em esforço. É uma boa sugestão D'artagnan.
Se te sentes à vontade para mexer na coisa, força. O link que te enviei explica tudo. Se não pelo menos já podes dizer ao teu mecânico que o problema está ali para não seres com#$&.
Por a mota a trabalhar por empurrão e com a probabilidade de ela estar a falhar (ter um só pistão a funcionar) acho um erro. Vai dar luta! Usa antes um cabo de emergência e liga à bateria do carro. Depois de estar a trabalhar, desliga na boa. A TA vai-te carregar a bateria porque o regulador não tem nada a ver com os CDIs.
Boa sorte
Tarz