Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 2438059070

+9
Gigikoln3
Cou
claudio gil
jfvf87
adelinoaraujo
PedroR
abrpinto
DRAKER
miguel almeida
13 participantes

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  krieg Sex 16 Ago 2013, 07:53

    Sim Adelino, para andar em pé, o guiador está baixo e atrasado.

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 338808 

    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  jfvf87 Sex 16 Ago 2013, 11:08

    adelinoaraujo escreveu:Por falar em guiador... nunca sentiram necessidade de o levantar um pouco? Ou apenas despertar os parafusos e empurar para frente, para ficar mais à frente claro mas sobretudo mais alto?

    Eu já fiz isso, porque em off-road, o qual não consigo evitar, ando muita vez em pé e o original está um pouco baixo e preciso dele mais acima e à frente.
    Isso são configurações da mota ao condutor e tipo de condução. É perfeitamente natural essa necessidade que sentes e faz parte de cursos de offroad. Esta matéria dava um bom tópico, como afinar: guiador, manetes, pedais.

    Abraço
    Faustino
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  adelinoaraujo Sex 16 Ago 2013, 12:21

    Krieg eu sinto isso mas como diz o Dr Faustino, era essa matéria que eu queria ler por cá, pois se houvesse alguém que tivesse boa literatura sobre isso ou experiência... senão vou ter que ir afinando.

    Já o configurei para 2 posições e ainda o vou leventar uns mm mais, porque parece que já está quase no ponto perfeito. Quero um compromisso entre uma boa posição para a estrada mas perto duma posição fácil para andar em pé na moTA.

    Entretanto vou vendo alguns videos de cursos de off-road e se tiver algo interessant, cá post it!
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  jfvf87 Sex 16 Ago 2013, 14:29

    adelinoaraujo escreveu:Krieg eu sinto isso mas como diz o Dr Faustino, era essa matéria que eu queria ler por cá, pois se houvesse alguém que tivesse boa literatura sobre isso ou experiência... senão vou ter que ir afinando.

    Já o configurei para 2 posições e ainda o vou leventar uns mm mais, porque parece que já está quase no ponto perfeito. Quero um compromisso entre uma boa posição para a estrada mas perto duma posição fácil para andar em pé na moTA.

    Entretanto vou vendo alguns videos de cursos de off-road e se tiver algo interessant, cá post it!
    Um compromisso desses é difícil porque o ângulo do guiador (na TA) tem de proporcionar uma ligeira flexão no cotovelo e uma posição direita das costas quando o condutor está sentado e é nesta posição que se afinam as manetes. Para afinar as manetes traça-se uma linha recta a partir do braço passando pelo punho e atingindo manete.

    Um exemplo de uma má configuração....
    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Motorbike-riding-school-midland
    Esta má afinação causa desconforto e em viagens a exaustão no braço.

    Para off road na TA depois das manetes afinadas na posição de sentado basta inclinar para frente o guiador até traçar a linha recta entre o braço o punho e a manete mantendo os joelhos ligeiramente flectidos.

    Adelino queres abrir um tópico só sobre esse tipo de afinações? Acho que tenho aqui no baú um manual da velha guarda com informações e imagens sobre isso.

    Abraço
    Faustino
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  adelinoaraujo Sáb 17 Ago 2013, 18:01

    Abrir talvez não seja necessário. Com o que falas eu já vou experimentar. E daqui a nada já vou dar uma volta aí por caminhos fora de estrada, grande parte deles que fizemos no último off-road com aqueles bravos do pelotão. Portanto, dá bem para ver se o guiador está bem ou mal. Mais notícias, às 22h no canal 2. Até já.
    ddgomes
    ddgomes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 74
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 14/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99875

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  ddgomes Dom 18 Ago 2013, 20:47

    jfvf87 escreveu:
    Um exemplo de uma má configuração....
    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Motorbike-riding-school-midland
    Esta má afinação causa desconforto e em viagens a exaustão no braço.

    Boas,

    Sem querer entrar em polemicas mas nao concordo minimamente com o teor desta afirmação, em relação á moto da foto.
    Tenho uma ha mais de 10 anos e na qual fiz, ate a data, certa de 150.000Kms e onde a posição de braço mais confortavel para longas tiradas é precisamente a que esta na foto.
    Como exemplo posso dizer que tiradas Lisboa-Barcelona ou Andorra-Lisboa ja fiz umas quantas pelo que, no meu caso (tenho 1,82m de altura) a afinação de fábrica funciona muito bem...

    Mas cada um terá, certamente, a sua preferencia ....

    Abraço,
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  Cou Dom 18 Ago 2013, 21:45

    Boas
    A minha da colheita de 2001 ja vai com 98xxx e ainda o mes passado levou um encosto mesmo com o guiador empenado esta tudo ok nada de vibradores:lol!: 
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 18 Ago 2013, 21:47

    Como disse antes, despertei o guiador e levantei-o (empurrar) mais para cima/frente. Não muito, talvez 1 a 2 cms. Não mexi nas manetes mas parece-me um bom compromisso entre o dentro e fora de estrada.

    Andei agora pelo menos uns 45 minutos a partir madeira e em terra e umas boas acelerações que até andava de lado e parece-me muito melhor, porque consegui segurar a Transalp tão fácil, que até achei estranha a posição de sentado.

    E na volta para casa, na estrada a posição estava perfeita. É sempre uma questão de mudar e confirmar que se adapta a cada um, até porque a altura da pessoa é crucial para a posição.

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 WP_20130818_001_zpse8193032
    Só para meter inveja...
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  jfvf87 Dom 18 Ago 2013, 23:19

    ddgomes escreveu:
    jfvf87 escreveu:
    Um exemplo de uma má configuração....
    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Motorbike-riding-school-midland
    Esta má afinação causa desconforto e em viagens a exaustão no braço.

    Boas,

    Sem querer entrar em polemicas mas nao concordo minimamente com o teor desta afirmação, em relação á moto da foto.
    Tenho uma ha mais de 10 anos e na qual fiz, ate a data, certa de 150.000Kms e onde a posição de braço mais confortavel para longas tiradas é precisamente a que esta na foto.
    Como exemplo posso dizer que tiradas Lisboa-Barcelona ou Andorra-Lisboa ja fiz umas quantas pelo que, no meu caso (tenho 1,82m de altura) a afinação de fábrica funciona muito bem...

    Mas cada um terá, certamente, a sua preferencia ....

    Abraço,
    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 2009-honda-st1300-abs-motorcycle-review

    Onde estão as diferenças?
    Do que eu escrevi também funciona em outros modelos, moto 4's, bicicletas...
    Off Offtopic. Abre-se um tópico de como afinar uma mota ou não? lol!

    Cumprimentos
    Faustino

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos) - Página 3 Empty Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 21:47