Sim Adelino, para andar em pé, o guiador está baixo e atrasado.
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Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
krieg- 5ª engrenada
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- Mensagem nº51
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
jfvf87- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº52
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
Isso são configurações da mota ao condutor e tipo de condução. É perfeitamente natural essa necessidade que sentes e faz parte de cursos de offroad. Esta matéria dava um bom tópico, como afinar: guiador, manetes, pedais.adelinoaraujo escreveu:Por falar em guiador... nunca sentiram necessidade de o levantar um pouco? Ou apenas despertar os parafusos e empurar para frente, para ficar mais à frente claro mas sobretudo mais alto?
Eu já fiz isso, porque em off-road, o qual não consigo evitar, ando muita vez em pé e o original está um pouco baixo e preciso dele mais acima e à frente.
Abraço
Faustino
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº53
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
Krieg eu sinto isso mas como diz o Dr Faustino, era essa matéria que eu queria ler por cá, pois se houvesse alguém que tivesse boa literatura sobre isso ou experiência... senão vou ter que ir afinando.
Já o configurei para 2 posições e ainda o vou leventar uns mm mais, porque parece que já está quase no ponto perfeito. Quero um compromisso entre uma boa posição para a estrada mas perto duma posição fácil para andar em pé na moTA.
Entretanto vou vendo alguns videos de cursos de off-road e se tiver algo interessant, cá post it!
Já o configurei para 2 posições e ainda o vou leventar uns mm mais, porque parece que já está quase no ponto perfeito. Quero um compromisso entre uma boa posição para a estrada mas perto duma posição fácil para andar em pé na moTA.
Entretanto vou vendo alguns videos de cursos de off-road e se tiver algo interessant, cá post it!
jfvf87- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº54
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
Um compromisso desses é difícil porque o ângulo do guiador (na TA) tem de proporcionar uma ligeira flexão no cotovelo e uma posição direita das costas quando o condutor está sentado e é nesta posição que se afinam as manetes. Para afinar as manetes traça-se uma linha recta a partir do braço passando pelo punho e atingindo manete.adelinoaraujo escreveu:Krieg eu sinto isso mas como diz o Dr Faustino, era essa matéria que eu queria ler por cá, pois se houvesse alguém que tivesse boa literatura sobre isso ou experiência... senão vou ter que ir afinando.
Já o configurei para 2 posições e ainda o vou leventar uns mm mais, porque parece que já está quase no ponto perfeito. Quero um compromisso entre uma boa posição para a estrada mas perto duma posição fácil para andar em pé na moTA.
Entretanto vou vendo alguns videos de cursos de off-road e se tiver algo interessant, cá post it!
Um exemplo de uma má configuração....
Esta má afinação causa desconforto e em viagens a exaustão no braço.
Para off road na TA depois das manetes afinadas na posição de sentado basta inclinar para frente o guiador até traçar a linha recta entre o braço o punho e a manete mantendo os joelhos ligeiramente flectidos.
Adelino queres abrir um tópico só sobre esse tipo de afinações? Acho que tenho aqui no baú um manual da velha guarda com informações e imagens sobre isso.
Abraço
Faustino
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº55
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
Abrir talvez não seja necessário. Com o que falas eu já vou experimentar. E daqui a nada já vou dar uma volta aí por caminhos fora de estrada, grande parte deles que fizemos no último off-road com aqueles bravos do pelotão. Portanto, dá bem para ver se o guiador está bem ou mal. Mais notícias, às 22h no canal 2. Até já.
ddgomes- Mota ligada
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- Mensagem nº56
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
Boas,jfvf87 escreveu:
Um exemplo de uma má configuração....
Esta má afinação causa desconforto e em viagens a exaustão no braço.
Sem querer entrar em polemicas mas nao concordo minimamente com o teor desta afirmação, em relação á moto da foto.
Tenho uma ha mais de 10 anos e na qual fiz, ate a data, certa de 150.000Kms e onde a posição de braço mais confortavel para longas tiradas é precisamente a que esta na foto.
Como exemplo posso dizer que tiradas Lisboa-Barcelona ou Andorra-Lisboa ja fiz umas quantas pelo que, no meu caso (tenho 1,82m de altura) a afinação de fábrica funciona muito bem...
Mas cada um terá, certamente, a sua preferencia ....
Abraço,
Cou- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº57
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
Boas
A minha da colheita de 2001 ja vai com 98xxx e ainda o mes passado levou um encosto mesmo com o guiador empenado esta tudo ok nada de vibradores:lol!:
A minha da colheita de 2001 ja vai com 98xxx e ainda o mes passado levou um encosto mesmo com o guiador empenado esta tudo ok nada de vibradores:lol!:
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
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A Mota
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Kms: 30 mile!
- Mensagem nº58
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
Como disse antes, despertei o guiador e levantei-o (empurrar) mais para cima/frente. Não muito, talvez 1 a 2 cms. Não mexi nas manetes mas parece-me um bom compromisso entre o dentro e fora de estrada.
Andei agora pelo menos uns 45 minutos a partir madeira e em terra e umas boas acelerações que até andava de lado e parece-me muito melhor, porque consegui segurar a Transalp tão fácil, que até achei estranha a posição de sentado.
E na volta para casa, na estrada a posição estava perfeita. É sempre uma questão de mudar e confirmar que se adapta a cada um, até porque a altura da pessoa é crucial para a posição.
Só para meter inveja...
Andei agora pelo menos uns 45 minutos a partir madeira e em terra e umas boas acelerações que até andava de lado e parece-me muito melhor, porque consegui segurar a Transalp tão fácil, que até achei estranha a posição de sentado.
E na volta para casa, na estrada a posição estava perfeita. É sempre uma questão de mudar e confirmar que se adapta a cada um, até porque a altura da pessoa é crucial para a posição.
Só para meter inveja...
jfvf87- 5ª a Fundo
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A Mota
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- Mensagem nº59
Re: Ajuda - pequenos upgrades (guiador e contrapesos)
ddgomes escreveu:Boas,jfvf87 escreveu:
Um exemplo de uma má configuração....
Esta má afinação causa desconforto e em viagens a exaustão no braço.
Sem querer entrar em polemicas mas nao concordo minimamente com o teor desta afirmação, em relação á moto da foto.
Tenho uma ha mais de 10 anos e na qual fiz, ate a data, certa de 150.000Kms e onde a posição de braço mais confortavel para longas tiradas é precisamente a que esta na foto.
Como exemplo posso dizer que tiradas Lisboa-Barcelona ou Andorra-Lisboa ja fiz umas quantas pelo que, no meu caso (tenho 1,82m de altura) a afinação de fábrica funciona muito bem...
Mas cada um terá, certamente, a sua preferencia ....
Abraço,
Onde estão as diferenças?
Do que eu escrevi também funciona em outros modelos, moto 4's, bicicletas...
Off Offtopic. Abre-se um tópico de como afinar uma mota ou não?
Cumprimentos
Faustino