Nuno_Dias Ter 04 Fev 2014, 09:34
Vou dar os 5 Centimos...
Sendo utilizador de já muitas motos e modelos, e actualmente tendo uma TA600, da minha experiência digo o seguinte:
Em muitas motos em que alterei o escape ou os escapes notei sempre diferenças. E digo que não foram poucas.
Houve em duas motos que isso foi notório e muito. Na minha ex KTM 950 Adv.
E na Transalp. Quando comprei a mota, apesar de gostar do desempenho, aquele desmpenho que prima pela suavidade, senti a mota algo "presa". E sabia que não estaria dessa forma, presa, era uma sensação que vinha essencialmente pelo escape que tem. A mota foi concebida assim, e há quem goste. Acho que para quem só faz estrada é bom.
Ora eu que faço mais Off-Road do que estrada, nuns passeios pelo mato, não sentia aquelas saídas das curvas a mota a atravessar, e era mesmo dificil faze-lo. Em baixas a mota demorava um pouco a ter alma. Tudo normal. A Transalp é assim.
Um dia comprei uma ponteira, meti-lhe lã de vidro, e adaptei com um tubo numa casa de escapes.
A mota ficou outra!!!! Quem diz que a alteração dos escapes não nota nada. Bem eu só posso dizer que no minimo é estranho! A mota agora tem alma, e se não tenho cuidado atravessa-se toda, parece uma cabra.
Dois explos:
Num dos primeiros passeios, ia uma outra Transalp, a do faustino...que tinha um escape de rendimento. A mota tinha muitoooo mais alma e saidas em baixa do que a minha. Mesmo sem experimentar notava-se.
Num recente passeio onde também estava um membro daqui do forum com uma 600 da geração da minha, e que tem o escape de origem, ao falar um pouco comigo perguntou-me se eu tinha notado diferenças pela troca do escape. Eu disse que sim e acrescentei que com o escape de origem e com este que tenho parecem duas motas completamente distintas! Ele respondeu dizendo que realmente a minha parecia muito mais nervosa e com muito mais power em baixas do que a dele.
Vale o que vale esta opinião, mas EU notei e muito a diferença apenas com esta troca.