adelinoaraujo Dom 26 Jan 2014, 15:56
O Miguel sem dúvida que é o feliz possuidor duma Transalp mas que tem experiência de muitas outras.
O que eu posso acrescentar é que não percebo a tua parte da falta de disponibilidade em baixas, porque eu ando muito em baixa rotação, quer em primera quer segunda velocidade.
Quando ando fora de estrada, é sempre 1ª e às vezes 2ª. E nunca tive problema de disponibilidade, até muito pelo contrário. Se vais a subir em primeira e começa a morrer, um ligeiro acelerar resolve logo. Mas tem é que ser pouco, senão lá vai a roda.
Ainda esta semana fui a Gaia e resolvi cortar caminho e fazer uns 50 metros a direito mas em terra. E sobe consideravelmente.
Só que foi naqueles dias, que choveu muito e a terra estava ensopada, mas não parecia. Portanto, como é meu hábito, entre a terra e o paralelo, prefiro terra.
Lá me meto, a baixa rotação em segunda! Porque eu pensei, isto é canja com terra dura. Só que a Transalp começou logo a enterrar!
Ai eu a ver a minha vida a andar pra trás... começa a enterrar, eu continuo, mais um pouco de gás mas sempre com calma... lá começa a subir a sério... ai que vou voltar pra trás às cambalhotas...
O pá, isto a meio ou caia pró lado ou seguia e lá resolvi dar um nadica de nada de gás e depois segurar a Transalp e continuar, porque o pneu de trás, já era! Fiz uma linha com uma cova!
A Transalp portou-se muito bem e os pneus safaram-me. Lá em cima, depois de praticamente ter SALTADO com a Transalp para a rua, que até bateu no chão, olho pra trás e lá está: uma linha profunda.
Ou seja, era terra solta e molhada.
Isto para dizer o quê: não me adiantava nada alta rotação! Foi em baixa, tipo 2000 rpm não sei precisar, mas foi sempre a morrer para não rodar demasiado, o já escorregadio pneu de trás.
Transalp não é uma moto de cross nem de velocidade. É trail. Só as big trail é que podem andar em autoestrada a +200 km/h porque são todas já a +1000 cc.
Aquela K750 e nem as outras, se podem comprar à Transalp. É como comparar a K750 com aquelas RR 1000 e outras... peanuts!
Ou, comparar uma 600 Hornet com a 650 Transalp. Qual é melhor?