Boas pessoal
A muito tempo que andava a estudar que relação de transmissão que iria usar na minha TA de 650 para rolar com pneu 130/80 R17.
A semana passada finalmente fiz esta alteração! então cheguei a conclusão que ideal seria usar 15/47 porque desta forma a caixa fica ligeiramente mais longa (diferença de + 0.1 Km/h em 5ª marcha á velocidade de 100Km/h)
O pneu pus um mais largo com perfil mais baixo (130/80) o que me dá mais segurança e confiança em curva
Conclusão:
Depois desta alteração andei a semana toda de mota para testes e fiquei muito contente com o resultado
o que notei logo de inicio foi a segurança que o novo pneu 130 me dava nas curvas, a mota ficou com a traseira menos solta e já não ando tanto no limite do pneu como acontecia com o de 180/90.
Em relação á transmissão não notei qualquer diferença em termos de perda de força, tanto que só noto que a caixa está ligeiramente mais longa porque olho para o painel de instrumentos, penas reparei que a média dos consumos baixaram de 5.5L para 4.9L.
Fiquei satisfeito com resultado e a partir de agora vou usar sempre esta configuração Transmissão/pneu (15/47 com 130/80 R17)
Agora não venham aqui os velhotes dizer que o de origem é que bom
Espero ter ajudado
A muito tempo que andava a estudar que relação de transmissão que iria usar na minha TA de 650 para rolar com pneu 130/80 R17.
A semana passada finalmente fiz esta alteração! então cheguei a conclusão que ideal seria usar 15/47 porque desta forma a caixa fica ligeiramente mais longa (diferença de + 0.1 Km/h em 5ª marcha á velocidade de 100Km/h)
O pneu pus um mais largo com perfil mais baixo (130/80) o que me dá mais segurança e confiança em curva
Conclusão:
Depois desta alteração andei a semana toda de mota para testes e fiquei muito contente com o resultado
o que notei logo de inicio foi a segurança que o novo pneu 130 me dava nas curvas, a mota ficou com a traseira menos solta e já não ando tanto no limite do pneu como acontecia com o de 180/90.
Em relação á transmissão não notei qualquer diferença em termos de perda de força, tanto que só noto que a caixa está ligeiramente mais longa porque olho para o painel de instrumentos, penas reparei que a média dos consumos baixaram de 5.5L para 4.9L.
Fiquei satisfeito com resultado e a partir de agora vou usar sempre esta configuração Transmissão/pneu (15/47 com 130/80 R17)
Agora não venham aqui os velhotes dizer que o de origem é que bom
Espero ter ajudado
Última edição por kuhn em Sáb 21 Jun 2014, 12:59, editado 1 vez(es)