Boa tarde ppl, como já falta pouco e quero que toda a gente se mantenha informada, tomei a liberdade de "postar" aqui algumas regras,
regras essas que todos ou quase todos conhecemos mas que proponho que as leiam e façamos uso delas, na nossa pequena viagem :
Condução em Grupo
1.Verificar o estado das motos
Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aospolícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido
ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.
2.Prever o itinerário
A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direcção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direcções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.
3.Enquadrar os novatos
Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.
4. Ultrapassar um após o outro
Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso
contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.
5. Respeitar as distâncias de segurança
Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, Utilizemos a regra dos 3 segundos. Como funciona? Simples, marcar um ponto no qual a moto que nos precede passa e começar a contar (1….2….3), quando chegarmos a esse ponto deveremos ter atingido o nº 3, caso ainda não tenhamos atingido, vamos perto de mais da moto e há que aumentar a distância.
6 Antecipar as manobras
No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de
fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a
activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.
7. Vigiar a retaguarda
Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm
autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros
incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco.
8. Em linha recta, condução em escada
A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O líder deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.
9. Olhar longe para a frente
Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.
10. Uma bóia de salvação: o telefone
Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua
ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "roadbook" estarão os números de telefone de todos os elementos do grupo.
11. Quando uma viatura mais rápida inicia a ultrapassagem do grupo
Pode acontecer que uma viatura mais rápida inicie a ultrapassagem ao grupo, devemos ceder e facilitar a sua passagem encostando à
direita da faixa de rodagem e assinalando com o braço que pode ultrapassar.
(Fonte: www.ospapakm.com)
E para finalizar, mantenhamos o bom humor, simpatia e respeito por todos que circulem, facilitando a circulação dos outros utentes facilitaremos a nossa.
As dez primeiras fazem parte do manual do "bom motard" que adoptamos (www.ospapakm.com) quando organizamos passeios ou viagens, a 11ª regra é uma espécie de regra implicita que passei aqui a escrita.
Já falta menos "que um fósforo"
Muitas e boas curva~s