Fresco - 650 - 6 500km - Castrol Power 1 GPS 10W40 - Semisintético - €11,99 Litro
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Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
fresco- 5ª engrenada
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A Mota
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Kms:
- Mensagem nº1
Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Nome - Modelo - Km (para calcular o desgaste) - Óleo - Preço
Fresco - 650 - 6 500km - Castrol Power 1 GPS 10W40 - Semisintético - €11,99 Litro
Fresco - 650 - 6 500km - Castrol Power 1 GPS 10W40 - Semisintético - €11,99 Litro
D'Artagnan- 5ª a Fundo
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A Mota
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Kms:
- Mensagem nº2
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
D'Artagnan - 600 - 10.000 km - Penzoil 10w40 - Semisintético - 10€/L
Convidad- Convidado
- Mensagem nº3
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Artur - XL1000 - [talvez 6 mil] - Galp Moto Action MS 15W40 - semisintético - €12,94 Litro
(Eu deixo a mota na Santomar, eles é que escolheram o oleo e nem perguntei o preço).
Desta feita, e devido ao já tão falado barulhinho, adicionei ainda um aditivo Faher. Pelo que li na net, esta coisa é mesmo boa, e diz que reduz o atrito entre peças mecanicas em 90%.
A.-
(Eu deixo a mota na Santomar, eles é que escolheram o oleo e nem perguntei o preço).
Desta feita, e devido ao já tão falado barulhinho, adicionei ainda um aditivo Faher. Pelo que li na net, esta coisa é mesmo boa, e diz que reduz o atrito entre peças mecanicas em 90%.
A.-
Última edição por artur em Qua 15 Out 2008, 23:23, editado 2 vez(es)
Fabião- 5ª a Fundo
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Kms: os suficientes
- Mensagem nº6
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
eu fui a uma loja q me recomendaram e lá como n ando a puxar muito pela mota meto um Semi sintético 15-50 da nipon ou qq coisa do género 4L 36€ qq coisa do género paguei por filtro e óleo 40€
Abraço
Fabião
Abraço
Fabião
kamikaze- 5ª a Fundo
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A Mota
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Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.
- Mensagem nº7
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Eu uzo Motul ou outra marca de prestigio 0W30 100% sintético +/- 12€ L.
Normalmente e para quem quer uma boa relação preço qualidade aconselho 10W40 sintético
NOTA: O 0W30 não é aconselhável a motos que tenham usado óleos com viscosidades superiores e que façam circuitos curtos. Se for o caso é normal que o motor comece a consumir óleo.
Normalmente e para quem quer uma boa relação preço qualidade aconselho 10W40 sintético
NOTA: O 0W30 não é aconselhável a motos que tenham usado óleos com viscosidades superiores e que façam circuitos curtos. Se for o caso é normal que o motor comece a consumir óleo.
Philleas- 5ª a Fundo
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Data de inscrição : 15/04/2008
A Mota
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- Mensagem nº8
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
O manual da Haynes recomenda para a 650 - SAE 15W40.
SAE é a sigla para Society of Automotive Engineers. O sistema de classificação de óleos adoptado pela SAE é universalmente aceite. Este sistema não se debruça sobre critérios de qualidade de um óleo, especifica somente as características de viscosidade para lubrificantes de motores para veículos ligeiros e pesados.
Pelo facto de a viscosidade variar com as alterações de temperatura, o sistema da SAE utiliza temperaturas de referência para classificar a viscosidade de lubrificantes. Para tal o lubrificante é testado a baixas temperaturas(p.ex., -5ºC, -10ºC ou –20ºC), assim como a altas temperaturas (100ºC, por definição).
Como poderá verificar na tabela SAE, para os graus de viscosidade a baixas temperaturas é utilizada a letra "W" (inicial da palavra inglesa "Winter"). Quanto mais baixo o número associado a esta letra significará que o óleo fluirá melhor a temperaturas mais baixas.
SAE é a sigla para Society of Automotive Engineers. O sistema de classificação de óleos adoptado pela SAE é universalmente aceite. Este sistema não se debruça sobre critérios de qualidade de um óleo, especifica somente as características de viscosidade para lubrificantes de motores para veículos ligeiros e pesados.
Pelo facto de a viscosidade variar com as alterações de temperatura, o sistema da SAE utiliza temperaturas de referência para classificar a viscosidade de lubrificantes. Para tal o lubrificante é testado a baixas temperaturas(p.ex., -5ºC, -10ºC ou –20ºC), assim como a altas temperaturas (100ºC, por definição).
Como poderá verificar na tabela SAE, para os graus de viscosidade a baixas temperaturas é utilizada a letra "W" (inicial da palavra inglesa "Winter"). Quanto mais baixo o número associado a esta letra significará que o óleo fluirá melhor a temperaturas mais baixas.
Graus de Viscosidade SAE | Viscosidade a Baixas Temperaturas | Viscosidade a Baixas Temperaturas | |||
Visc. Máx. no arranque, medida no CCS à temp de (Cº) | Visc. no limite de bombagem à temp de (ºC) | Visc. Cinemática (cSt) a 100 ºC | Viscosidade sob elevado esforço de corte a 150ºC e ciclo 106 s–1 | ||
min. | máx. | ||||
0W | 3250 a - 30 | 30 000 a - 35 | 3,8 | - | - |
5W | 3500 a - 25 | 30 000 a - 30 | 3.8 | - | - |
10W | 3500 a - 20 | 30 000 a - 25 | 4,1 | - | - |
15W | 3500 a – 15 | 30 000 a - 20 | 5,6 | - | - |
20W | 4500 a - 10 | 30 000 a - 15 | 5,6 | - | - |
25W | 6000 a - 5 | 30 000 a - 10 | 9,3 | - | - |
20 | - | - | 5,6 | < 9,3 | 2,6 |
30 | - | - | 9,3 | < 12,5 | 2,9 |
40 | - | - | 12,5 | < 16,3 | 2,9* |
40 | - | - | 12,5 | < 16,3 | 3,7** |
50 | - | - | 16,3 | < 21,9 | 3,7 |
60 | - | - | 21,9 | < 26,1 | 3,7 |
Asterix- 1ª engrenada
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A Mota
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Kms: 37500 e a somar
- Mensagem nº9
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Asterix - 600 - 35.500 - 20 w 50 - Mineral - 11,99 euros (Continente)
Precisei de acrescentar óleo na minha "Querida". Não sei que óleo é que tinha no cárter mas presumo que fosse 10W40 que julgo ser o mais habitual.
Optei pelo óleo acima porque no manual primeiro aparece o 20W50 e depois o 10W40. Também me preocupa mais o arranque a frio do que propriamente as performances pois o meu trajecto habitual é casa-emprego-casa. Cada deslocação são só cerca de 12km. Em relação às performances ela anda muito bem de qualquer maneira e normalmente não puxo muito (não é preciso).
Julgo que o óleo que escolhi é de alta qualidade (a qualidade não tem a ver com ser mineral ou sintético). Este óleo foi desenvolvido para motas refrigeradas a ar em que o óleo sofre esforços térmicos superiores ao que sofre numa TA (refrigerada a água) pelo que durará mais em boas condições, penso eu de que...
Penso que este tópico não teve a adesão que merecia. Este assunto é importante e muito interessante na minha modesta opinião
Gostava de ver mais respostas
Precisei de acrescentar óleo na minha "Querida". Não sei que óleo é que tinha no cárter mas presumo que fosse 10W40 que julgo ser o mais habitual.
Optei pelo óleo acima porque no manual primeiro aparece o 20W50 e depois o 10W40. Também me preocupa mais o arranque a frio do que propriamente as performances pois o meu trajecto habitual é casa-emprego-casa. Cada deslocação são só cerca de 12km. Em relação às performances ela anda muito bem de qualquer maneira e normalmente não puxo muito (não é preciso).
Julgo que o óleo que escolhi é de alta qualidade (a qualidade não tem a ver com ser mineral ou sintético). Este óleo foi desenvolvido para motas refrigeradas a ar em que o óleo sofre esforços térmicos superiores ao que sofre numa TA (refrigerada a água) pelo que durará mais em boas condições, penso eu de que...
Penso que este tópico não teve a adesão que merecia. Este assunto é importante e muito interessante na minha modesta opinião
Gostava de ver mais respostas
hugoreis- Mota ligada
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- Mensagem nº10
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Boas, tenho uma dúvida em relação ao óleo a meter na minha Transalp
No forum tenho lido que o Castrol GPS 10W40 é o mais indicado, o qual não tenho encontrado á venda tenho visto á venda o Castrol Power 1 4T 10W-40 no manual da honda recomendam que o API deverá ser SE, SF ou SG, no Castrol Power 1 4T 10W-40 4Lt o API é SJ á problema???
Obrigado
No forum tenho lido que o Castrol GPS 10W40 é o mais indicado, o qual não tenho encontrado á venda tenho visto á venda o Castrol Power 1 4T 10W-40 no manual da honda recomendam que o API deverá ser SE, SF ou SG, no Castrol Power 1 4T 10W-40 4Lt o API é SJ á problema???
Obrigado
jfvf87- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº11
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
API SJ engloba as anteriores. A norma API do óleo que uso na oficina é SL que apanha todas as anteriores SE, SF, SG...SJ e SL. São raras as situações em que isto não se aplica. Também existem os oleos energy saver que mesmo que tenham a norma API correcta ou superior não devem ser usados na Transalp e outras motas.hugoreis escreveu:Boas, tenho uma dúvida em relação ao óleo a meter na minha Transalp
No forum tenho lido que o Castrol GPS 10W40 é o mais indicado, o qual não tenho encontrado á venda tenho visto á venda o Castrol Power 1 4T 10W-40 no manual da honda recomendam que o API deverá ser SE, SF ou SG, no Castrol Power 1 4T 10W-40 4Lt o API é SJ á problema???
Obrigado
Cumprimentos
Faustino
Cou- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº12
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Boas
Eu meti Visco 3000 da BP dei 19€ por 4lt e funciona muito bem
Desde que seja 10w40 funciona não te preocupes
Eu meti Visco 3000 da BP dei 19€ por 4lt e funciona muito bem
Desde que seja 10w40 funciona não te preocupes
abrpinto- 5ª engrenada
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- Mensagem nº13
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Eu ponho Putoline 10w40 6€/ltr, sempre pús deste óleo e ainda só parti 1 motor (por falta de oleo) eheh
claudio gil- 2º engrenada
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- Mensagem nº14
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
hugoreis escreveu:Boas, tenho uma dúvida em relação ao óleo a meter na minha Transalp
No forum tenho lido que o Castrol GPS 10W40 é o mais indicado, o qual não tenho encontrado á venda tenho visto á venda o Castrol Power 1 4T 10W-40 no manual da honda recomendam que o API deverá ser SE, SF ou SG, no Castrol Power 1 4T 10W-40 4Lt o API é SJ á problema???
Obrigado
Segundo o que me disseram num concessionário oficial, a denominação do Castrol GPS passou para Castrol Power 1. Por isso, é tudo igual, só o nome é que mudou.
mrmarques64- Mota ligada
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- Mensagem nº15
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Viva
Mudei o óleo esta semana e utilizei MOTUL 5100 10W50 API SG/SH/SJ/SL... atenção que este óleo é SINTÉTICO... 10€ o litro... vamos ver como se porta...
Abraço
Mário
Mudei o óleo esta semana e utilizei MOTUL 5100 10W50 API SG/SH/SJ/SL... atenção que este óleo é SINTÉTICO... 10€ o litro... vamos ver como se porta...
Abraço
Mário
alanmcg- 1ª engrenada
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- Mensagem nº16
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Boas pessoal.
Eu cá uso óleo Norauto 10w 40 semi-sintético Cada 2L 12.90€ Não tenho razão de queixa.
Boas curvas
Eu cá uso óleo Norauto 10w 40 semi-sintético Cada 2L 12.90€ Não tenho razão de queixa.
Boas curvas
abrpinto- 5ª engrenada
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- Mensagem nº17
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
alanmcg escreveu:Boas pessoal.
Eu cá uso óleo Norauto 10w 40 semi-sintético Cada 2L 12.90€ Não tenho razão de queixa.
Boas curvas
O preço é porreiro!
rui duarte- Mota ligada
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- Mensagem nº18
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Rui Duarte - TA600 - 38000km - Castrol Power 1 4T 10W40 - 4L 29.30€
DRAKER- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº19
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
- Castrol Power 1 4T 10W40
gnfreire- Mota ligada
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- Mensagem nº20
Significado da especificaçao dos oleos:
Permitam-me que reabra o tema. Concordo que seja um topico muito importante e ha muitas duvidas sobre isto. Na generalidade prevalece o interesse de venda e de stock que as oficinas e supermercados tentam despachar. E depois facilita-se pelo meio termo para se poupar ou "roubar" uns miseros 5€ em cada 5L. Deixo aqui uma explicação simples mas com alguma importancia para, na hora de PAGAR pelo oleo ou revisão, percebermos aquilo que o vendedor/mecanico nos "impinge".
Em media a diferença de um 5w40 para um 10w40 é de 5€/5L, por isso é preferivel optar pelo que melhor se enquadra à moto que temos ( se for velhinha ou nova, um 5w40 pode fazer toda a diferença se a moto costuma pegar mal a frio e se ja começa a consumir algum oleo pela idade. E para a maioria da malta, esses 2 factores deviam ser mais importantes do que a marca ou preço. Por ser caro nao quer dizer que seja o indicado. É so experimentar e tirar as conclusoes. )
"5W40"
5 - Temperatura indicada para o funcionamento ideal A FRIO - Mesmo no Sul da Europa as temperaturas durante o Inverno andam entre o 0/10ºC. O ideal para o motor era trocar de oleo no inicio do Inverno e no inicio do Verão para a temperatura ideal a que se destina. Mas ninguem liga a isso por questao de € e comodidade. :)Este é o tipo de oleo mais aconselhavel para as nossas temperaturas. Ponto Positivo=Arranque a frio sem esforçar o motor. Negativo=???
W- Winter - Inverno. Apenas para complementar a indicaçao anterior.
40- Grau de Viscosidade - Consoante a Km-etragem do veiculo. quanto Mais viscoso, mais indicado para Pistons velhinhos ( +100mil KM ).
Apesar de isto ser apenas cultura geral, está sempre sujeito a opiniões mais experientes...
Em media a diferença de um 5w40 para um 10w40 é de 5€/5L, por isso é preferivel optar pelo que melhor se enquadra à moto que temos ( se for velhinha ou nova, um 5w40 pode fazer toda a diferença se a moto costuma pegar mal a frio e se ja começa a consumir algum oleo pela idade. E para a maioria da malta, esses 2 factores deviam ser mais importantes do que a marca ou preço. Por ser caro nao quer dizer que seja o indicado. É so experimentar e tirar as conclusoes. )
"5W40"
5 - Temperatura indicada para o funcionamento ideal A FRIO - Mesmo no Sul da Europa as temperaturas durante o Inverno andam entre o 0/10ºC. O ideal para o motor era trocar de oleo no inicio do Inverno e no inicio do Verão para a temperatura ideal a que se destina. Mas ninguem liga a isso por questao de € e comodidade. :)Este é o tipo de oleo mais aconselhavel para as nossas temperaturas. Ponto Positivo=Arranque a frio sem esforçar o motor. Negativo=???
W- Winter - Inverno. Apenas para complementar a indicaçao anterior.
40- Grau de Viscosidade - Consoante a Km-etragem do veiculo. quanto Mais viscoso, mais indicado para Pistons velhinhos ( +100mil KM ).
Apesar de isto ser apenas cultura geral, está sempre sujeito a opiniões mais experientes...
DRAKER- 5ª a Fundo
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Kms: 24000
- Mensagem nº21
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Atualmente tenho Castrol Power 1 4T 10W40, mas noto um consumo maior
Em breve vou trocar para o 20W50 mineral, prefiro trocar mais vezes, mas consumir menos..
miguel almeida- Moderador
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- Mensagem nº22
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
tambem uso o 10w40
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Kms: vão-se fazendo
- Mensagem nº23
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
10W50 MOTUL 5100
Fernando F- 5ª engrenada
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- Mensagem nº24
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Uma duvida, todos este óleos que referem são específicos para motos ou dão para "tudo"?
O óleo para motos não tem características diferentes por causa da caixa de velocidades?
O óleo para motos não tem características diferentes por causa da caixa de velocidades?
Gustavo G Ben- Mota ligada
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- Mensagem nº25
Re: Que óleo metes no carter? Sejam objectivos.
Olá amigos, talvez já saibam que adquiri uma TA 700va 2014, atualmente está com 9000km, pretendo trocar o óleo e filtro em breve (eu mesmo trocarei), a marca pretendo por MOTUL, mas surgiu a duvida sobre a viscosidade, no manual se não me engano pede 10w30, mas tenho duvidas sobre se é mesmo o mais aconselhável, o que acham?
Motul Semissintético 10w30 ou 10w40 ou 10w50?
Grato
Motul Semissintético 10w30 ou 10w40 ou 10w50?
Grato