Pedro Marques Alves Ter 09 Jun 2009, 18:44
Estimados amigos
Estive hoje na Motorway, desta vez com mota !
O curso de manutenção simples foi dado pelo mecânico chefe Hugo Gonçalves. Um tipo impecável, responsável, atencioso e com uma grande dose de paciência.
Feita a apresentação do " instrutor ", passo a descrever os vários pontos abordados. Atenção que a explicação é baseada numa abordagem simples para quem não percebe nada de mecânica. Iludam-se aqueles que julgam entender muito do assunto...
A mota é colocada no elevador e começa o curso :
1 - Nível de óleo. Como devemos verificar o nível de óleo, qual o óleo a utilizar, posição da mota. Filtro de óleo.
2 - Bateria. Verificação dos níveis de água destilada, que deverá ser quase toda por igual nos vários elementos da bateria. A localização do fusível principal e o de reserva.
3 - Óleo de travão dianteiro. Como sabem o depósito está colocado no lado direito do guiador e o mesmo deverá estar com um aspecto claro e não apresentar a formação de bolhas de ar. Se o nível estiver baixo, poderá ser problema de pastilhas. Caso estas estejam já no limite, será conveniente, mudar o jogo e verificar o nível de óleo, NUNCA repor óleo sem verificar o estado das pastilhas
4 - Óleo de travão traseiro. Situa-se perto da bateria. Basta remover a carenagem direita e fica exposto. Os cuidados a ter com as pastilhas, nível de óleo, etc é igual ao do travão dianteiro. A ligação à bomba injectora de óleo também é referenciada
5 - Liquido de refrigeração. Sua localização e quais os níveis a respeitar.
6 - Corrente, Kit de transmissão. Para além de ter que estar bem oleada, convém verificar a folga que a corrente tem. Foi demonstrada e - no meu caso - ajustada ao parâmetro desejado.
7 - Rotação da ventoínha de arrefecimento. Verifar se existe um movimento livre da ventoinha e se não tem qualquer corpo estranho na rotação da mesma.
8 - Pressão e estado dos pneus. É o que nos liga ao piso que percorremos. É necessário especial atenção à pressão dos pneus ( de 15 em 15 dias ). Se repararem no braço que acompanha a corrente, existem uns autocolantes com os vários cenários e pressões a aplicar
9 - Filtro de ar. Talvez a peça mais fácil de substituir...
10 - Fusíveis. Ao lado da ignição. Retirando a tampa, temos os fusíveis e o que protege cada um. Há fusíveis de reserva e uma pinça para os remover.
11 - Luzes de presença e piscas. O mais difícil de remover é a lâmpada frontal...pessegada mesmo
12 - Carburadores. Parafuso de afinação de ralenti. No caso da Transalp XL600V deverá situar-se nas 1300 RPM +100 - 100.
Espero não ter esquecido de nada. Para mim ( leigo na matéria ) foi bastante proveitoso e gratificante. Embora já soubesse de algumas coisas, não fez mal nenhum recordar e aprender ( muito ) sobre os pontos chave para uma boa manutenção das nossas motas.
Abraço
Pedro
P.S. Quem já lá foi, por favor façam um reparo a algo que possa estar mal explicado. Obrigado