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Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 2438059070

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    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia

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    Mensagem  antonio.q Dom 30 Mar 2008, 21:59

    Aqui continua o texto sobre a minha viagem à Irlanda e Escócia

    O verde da Irlanda e da Escócia – 3 a 29/06/05 - 2ª. parte »» Escócia

    No dia seguinte atravessei para a Escócia, cerca de duas horas de viagem.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 7_no_f10» No ferry para a Escócia
    Ao passar no Galloway Forest Park estive a conversar com um sujeito que me disse que o Álvaro Cunhal tinha morrido. Eu não sabia pois não ouvia notícias há vários dias e não era um assunto de primeira página.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 8_gall10» Galloway Forest Park
    A Raider’s Road, uma estrada utilizada numa retirada após uma batalha há muitos anos, é um caminho de terra com perto de 25 quilómetros. A meio tem uma portagem de 2£.
    Fui seguindo sempre até Balloch, mais a norte, e o único parque de campismo que vi não aceitava tendas e já estava outra vez a chuviscar. Tive de contornar a montanha e ir até Luss, mais uns 15 kms. Quando comecei a montar a tenda ia entrando em desespero. O parque era mesmo na margem do Loch Lomond – chamam “loch” aos lagos - e os mosquitos eram mais que muitos. Pareciam nuvens à minha volta. Foi um castigo para montar a tenda. Tive de vestir um casaco e pôr o capuz fechado só com um pequeno espaço para os olhos mas mesmo assim era impossível. Tinha de me afastar da tenda e vir a correr para despistar os mosquitos mas eles não demoravam nada a atacar. Só me apetecia berrar. Não se via ninguém fora das tendas ou roulotes. Um casal num carro fartava-se de rir ao ver-me a fugir dos mosquitos.
    E para cozinhar? Nem sei quantos comi!!!
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 9_loch10» Loch Lomond, Luss
    Na manhã seguinte ao passar em Inveraray, como estava a chuviscar, ainda pensei em visitar o castelo, só que quando cheguei lá vi dois autocarros a despejar gente na entrada e desisti logo.
    Fui até à península de Kintyre. As povoações junto ao mar são muito bonitas, com algumas casas pintadas de cores vivas e outras mais escuras. Dava um contraste que regalava a vista.
    A margem do Loch Awe (lê-se ó) é muito bonita. A estrada é estreita e serpenteia encosta acima e abaixo no meio da verdura. De vez em quando lá se vê uma cascata com a sua água acastanhada. Por aqui todos os rios têm a água castanha, a terra é muito escura.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 10_loc10» Loch Awe, Crunachy
    Parei em Crunachy para acampar. O recepcionista que também era o gasolineiro na bomba ao lado disse-me que havia uma máquina que chupava os mosquitos. Realmente os mosquitos eram muitos e nem um repelente que eu tinha comprado de manhã fazia nuito efeito. Já me tinham dito em Luss que na costa oeste da Escócia havia muitos mosquitos (midgs) e que na costa leste também havia, mas muito menos.
    Quando saí pela manhã estava um sol radioso. Havia algumas nuvens que pareciam nascer das montanhas.
    O azul do céu, a brancura das nuvens e o verde das montanhas criavam um conjunto de cores que eram uma maravilha.
    A entrada nas “Highlands” pelo Glen Coe valeu a pena. É uma paisagem espectacular.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 11_gle10» Glen Coe
    Um folheto que tinha recolhido no parque de campismo tinha informações sobre o comboio dos jacobitas que passa no viaduto de Glenfinnan e pelos cálculos que fiz daria para ver a passagem a meio da tarde. É um antigo comboio a vapor que só faz viagens para turistas. Foi neste viaduto e com este comboio que foram filmadas algumas cenas do “Hogwart Express” nos filmes do Harry Potter. Quando cheguei já havia muita gente de máquina em punho. O viaduto ficava um pouco longe. Passados uns minutos lá veio o comboio. Cheguei mesmo a tempo.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 12_com10» O Comboio dos Jacobitas
    Segui até ao castelo de Eilean Donan, mas já estava fechado. Foi aqui que filmaram parte de “HIGHLANDER”, Duelo Imortal.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 13_cas10» Castelo Eilean Donan
    Acampei um pouco mais à frente, em Balmacara. Começou a chuviscar mas ainda consegui montar a tenda antes que começasse a chover mais a sério. Os mosquitos continuam mas um pouco menos.
    Em Kye of Localsh, antes de ir à ilha de Skye, fui procurar uma loja para descarregar as fotos das memórias. Não encontrei nenhuma e pensei que teria de reduzir o número de fotos.
    Ao início da tarde começou a chover e aproveitei para visitar o castelo de Dunvegan. É do clã MacLeod desde o século XI. Tem lá uns farrapos de uma das primeiras bandeiras do clã. Um talismã.
    Ao final da tarde arranjei a descarregar as fotos. Acabei por ficar no mesmo parque em Balmacara, pois a volta à ilha durou o dia todo. Encontrei um motociclista inglês que me aconselhou a visitar a aldeia de Applecross, junto ao mar. Como não era longe da rota planeada, iria dar uma vista de olhos.
    De manhã o tempo estava à boa maneira da Escócia. O céu muito carregado de nuvens e uma chuva muito fininha que de vez em quando aparecia.
    Fui rolando em direcção a Applecross e o tempo amainou. Quando comecei a subir uma montanha, pois a aldeia ficava do outro lado junto ao mar, reparei que estava nevoeiro a partir de certa altura mas pensei que não seria nada de mais. Puro engano. À medida que ia subindo cada vez ficava mais cerrado e mal se via meia dúzia de metros à frente. Ia sempre com receio de que aparecesse alguém de frente, como ia aparecendo mas pouco, e eu caísse. Felizmente correu tudo bem e ao começar a descer já só pensava que se houvesse necessidade de recuar para um baía de cruzamento ia ser o cabo dos trabalhos. Por aqui há muitas estradas só com uma faixa de rodagem e de longe a longe têm um alargamento para os cruzamentos ou ultrapassagens. Quando alguém se aproxima de um outro veículo este encosta e deixa passar. Também fazia isso.
    Ao nível do mar não havia nevoeiro e pude apreciar a aldeia que não me pareceu assim tão bonita como estava à espera. O regresso foi pelo mesmo caminho.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 14_app10» Applecross
    Na estrada para Ullapool há um miradouro sobre o vale que é fantástico. Vi no mapa e valeu a pena fazer aquele pequeno desvio. Penso que o sol que fazia me fez achar Ullappol uma cidade bonita. Mas era realmente bonita.
    Continuei por ali fora até que cheguei à costa leste. O tempo continuava bom e fui até ao castelo de Dunrobin. Como sempre, cheguei depois da hora mas ainda fui dar uma volta pelos jardins que são maravilhosos. Na saída ainda vi coelhos, e não eram poucos, a correr pela erva.
    Em Dornoch Firth foi o ponto mais o Norte onde acampei.
    Neste dia comecei a descer em direcção a Sul. Num dos lagos vi algumas focas, pelo menos acho que eram. Se fosse no Loch Ness ainda poderia ser a famosa e esquiva Nessie.
    Fui dar a volta ao Loch Ness para ver se ainda tinha uma hipótese de o monstro aparecer mas não tive essa sorte. Fort Augustus é uma cidade interessante. Parei um pouco para dar uma volta e relaxar.
    No regresso vim pela montanha e aí já achei a paisagem espectacular. Viam-se espaços castanhos e verdes de vários tons pela montanha fora que até parecia um camuflado do exército.
    Passei junto a uma ponte medieval muito semelhante às que temos por cá e pouco mais à frente fui ver a queda de água de Foyers que é digna de uma visita. Pouco depois passei numa pequena floresta que tinha umas cores formidáveis junto de um riacho. Era a humidade que fazia crescer aquele musgo muito verde nas árvores e mesmo o solo estava coberto de verde. Achei lindo!
    Inverness é no coração da Escócia e só por isso entrei na cidade para caminhar um pouco.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 15_cas10» Castelo de Inverness
    No parque de campismo converso um pouco com duas moças alemãs que também andavam de moto a percorrer a Escócia. O parque é agradável e até nem foi caro. Só é pena que, como quase todos, não tenha um supermercado ou até um pequeno bar para se poder beber um copo.
    No final da manhã, depois de ter rolado por uma estrada agradável mas com muito movimento, fui visitar a Glenfiddich, em Dufftown. Estava na região das destilarias e não podia perder a oportunidade. Não sou um apreciador de whisky mas foi interessante conhecer esta fábrica.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 16_gle10» Fábrica de whisky
    Vou acompanhando o rio Dee enquanto entro nas Grampian Mountains. É uma região muito bonita com os vales arredondados cobertos de erva muito verde. Não há muitas árvores.
    Pensei em ficar por aqui mas não encontrei nem parque de campismo nem B&B. Tive de continuar e ir apreciando a paisagem nas calmas e sem grandes paragens pois não queria andar de noite. A passagem pelo Devil’s Elbow e logo a seguir o Glen Shee são espaços que deixam pena ter tão pouco tempo para tanta beleza.
    Só em Pitlochry, arredores, encontro um parque e ainda por cima o mais caro até agora, 13.60£. Mas já estava a cair a noite!
    Passei pela Queen’s View, realmente é uma vista magnífica sobre o Loch Tummel. Contornei este lago e em Aberfeldy fui visitar mais uma destilaria de whisky, a Dewar’s.
    Continuei a descida pelo Loch Tay, agora com o objectivo de chegar a Edimburgo. Passei para a margem esquerda do rio Forth pois queria ir observar a Forth Bridge. É uma espectacular ponte ferroviária construída ainda no século XIX. Só foi pena estar em obras. Na ponte rodoviária sentia-se uma vibração forte quando passavam os camiões.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 17_for10» Forth Bridge
    Fiquei em Peebles, que é uma terra pequenina, pois a tarde já estava no fim e o parque até é jeitoso.
    Nesta viagem, dentro do parque, caí pela primeira vez. Quando ia para a zona das tendas ao fazer uma curva o motor foi abaixo, pois ia muito devagar. De manhã, ainda no parque, foi outro tombo. Só que desta vez apenas a moto caiu. O vento não estava forte mas pode ter havido uma rajada e como a moto só tinha a mala do lado direito desequilibrou-se e tombou.
    Tinha lido que por ali havia uns pontos com vistas interessantes pelo que segui pelo Tweed Valley até à Scott’s View. É um sítio em que o escritor, de Ivanhoe entre outros livros, Sir Walter Scott ia descansar e inspirar-se para as suas obras. Mais à frente estava imponente a estátua de William Wallace, herói escocês que lutou pela independência da Escócia.
    Em Carlisle segui para a zona oeste, atravessei o Lake District National Park e desci por Windermere em direcção a Ripley, perto de Nottingham. Aqui havia o Horizons Unlimited Meeting, o encontro de viajantes onde queria participar.
    Este fim-de-semana foi para descansar e ouvir umas histórias dos viajantes que têm andado por esse mundo fora, de moto. Estes encontros do Horizons Unlimited servem para conhecer muita gente e ouvir e ver apresentações de viagens que estas pessoas fazem por todo o mundo.
    No domingo a seguir ao almoço, como não havia mais apresentações, segui para Epsom a sul de Londres. Fiz um pequeno desvio para ir ao Ace Café beber um copo e tirar uma foto com a moto à frente do café pois já lá tinha estado mas sem ser de moto.
    Por terras da Irlanda e Escócia - 2ª. parte » Escócia 18_jun10» Ace Cafe London
    Em Epsom fiquei em casa de um casal amigo que tinha conhecido quando estive aí a trabalhar no ano anterior. Aproveitei a segunda-feira para descansar e revisitar a cidade.
    No dia seguinte começo o regresso a casa. Para vir por uma estrada diferente vou até Dover e atravesso para Calais. Ao entrar no porto deveria haver algum problema pois o barco esteve mais de uma hora parado à entrada. Quando saí para a estrada já era o início da tarde.
    Fiquei antes de Le Mans e no dia seguinte continuei até casa.
    Saí de manhã cedo e cheguei pelas duas da manhã.


    - nestas quatro semanas andei cerca de 9.800 kms e gastei à volta de 1.500 euros (passagens de barco, gasolina, dormidas, comidas, visitas, tudo).

    Espero que este relato ajude a confundir os possíveis destinos de férias!
    Há sempre tempo para ir viajando, o que não se pode é adiar sempre.
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    Mensagem  Santos Seg 31 Mar 2008, 00:07

    Sim senhor, Antonio. Quando fôr grande, quero fazer umas viagens dessas. A familia e a inercia do trabalho, ainda naõ me deixam...
    Continua...
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    Mensagem  ARSÉNIO Seg 31 Mar 2008, 18:48

    Parabens António pela crónica parece ter sido umas férias divertidas mas com picadas(insectos) onde menos se espera eles aparecem...com diz o Santos o trabalho e os descendentes ainda têm um grande peso quando nos propomos a fazer umas férias deste tipo... mas que um dia vou, vou não sei pra onde!!!! Very Happy clown

    abraço

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    Mensagem  drake Seg 31 Mar 2008, 18:55

    Parabens António, mais uma grande viagem, fantastico Shocked

    "Fiquei antes de Le Mans e no dia seguinte continuei até casa.
    Saí de manhã cedo e cheguei pelas duas da manhã."
    quantos km fizeste no ultimo dia!!!????? Question Exclamation
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    Mensagem  antonio.q Ter 01 Abr 2008, 00:11

    Pelos apontamentos que tenho foram 1.580 quilómetros.
    Sempre a rolar entre os cem e cento e vinte. Em tiradas longas nunca (ou melhor quase nunca) passo dos cento e vinte.
    Já atravessei várias vezes a Espanha e é sempre nesse andamento. Não cansa e o desgaste do material é muito menor.

    Não vale a pena andar muito depressa. Temos de parar mais vezes.

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    Mensagem  Transouto Ter 01 Abr 2008, 01:21

    Uma vez mais, os meus parabéns António...Foi realmente uma grande viagem e os gastos até não foram muitos...pena é que realmente esta viagem não dá para todos, é complicado deixar para trás a família...mas também, com estas crónicas é quase, repito, quase como se lá estivessemos....Prabéns e obrigado..

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    Mensagem  calmeida Ter 01 Abr 2008, 01:55

    Olá antónio...

    Só tenho um comentário... se fores novamente avisa que também vou. Smile

    Obrigado... excelente crónica.

    abraço
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    Mensagem  drake Ter 01 Abr 2008, 23:10

    boas antonio.q,
    1580km ??!! Shocked é mesmo muito km, já fiz varias vezes entre os 800km e 900km,
    é o meu limite, começo a ficar muito cansado e tenho medo de fazer alguma borrada Embarassed .
    a minha velocidade tambem é essa, a partir dos 120 a TA começa a gastar muita gasolina e quando se faz 5000-6000km os euros começam a pesar....
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    Mensagem  D'Artagnan Qua 02 Abr 2008, 00:03

    Boas, antonio.q

    Mais uma bela crónica, para nos deixar colados ao monitor.

    Com tantas crónicas de alta qualidade já me vão faltando as palavras

    De qualquer maneira, um muito obrigado por partilhares com esta comunidade estas tuas belas viagens

    Um abraço e continuação de uma boa viagem
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    Mensagem  TrAnsAlper Sex 04 Abr 2008, 18:24

    antonio.q escreveu:

    "Espero que este relato ajude a confundir os possíveis destinos de férias!"

    Confunde e de que maneira! Wink
    Mas continua a confudir que a malta está a gostar! Very Happy
    Abraço e boas transalpadas.
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    Mensagem  Cou Sex 04 Abr 2008, 19:45

    Boas
    Parabens pela bela cronica e tambem pelas belas panoramicas What a Face
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    Mensagem  Riderman Sex 04 Abr 2008, 23:35

    Caro Antonio,


    Mais uma vez os meus comentários, são dar-te os Parabens por mais uma excelente cronica das tuas viagens , uma segunda nota vai para a forma excelente como tua fazes as viagens com a consciencia de um verdadeiro motard, e para aqueles que possam pensar que andar depressa chegam mais rapido, tu lembras a segurança e diferente de quem não se cansa tanto com médias mais baixas, logo consegues fazer mais KMs o desgaste de material é tambem menor e os perigos são concerteza mais calculados, a parte pedagógica com realizas as tuas cronicas é sem duvida fabulosa

    Um grande abraço

    Riderman Very Happy Very Happy Cool Cool

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