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Consumos
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A Mota
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- Mensagem nº26
Re: Consumos
Isso é um EXCELENTE consumo!
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Riderman- 2º engrenada
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- Mensagem nº27
convivio
Caro Henrique,
Que grande montada a tua, devo-te dizer que tive para comprar uma Africa Twin de 1997 com quasi 50.000 kms, vai dando novidades e pode ser que nos encontre-mos par ir ate á Barra (furadouro, etc)
Abraços
Riderman
Que grande montada a tua, devo-te dizer que tive para comprar uma Africa Twin de 1997 com quasi 50.000 kms, vai dando novidades e pode ser que nos encontre-mos par ir ate á Barra (furadouro, etc)
Abraços
Riderman
henriqueAT- Mota ligada
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- Mensagem nº28
Re: Consumos
Sinceramente tb fiquei espantado pois qd falam de consumos eu digo pelo que faço em viagem (2 pessoas+3malas+saco de deposito) enfim um valor bastante inflacionado.
Qt a fazer uns passeios é so marcarem.....queria ia ate a serra da estrela brevemente....quem quiser vir ja sabe, isso ou passar o fim de semana em grandola(alentejo)
Um abraço henrique
Qt a fazer uns passeios é so marcarem.....queria ia ate a serra da estrela brevemente....quem quiser vir ja sabe, isso ou passar o fim de semana em grandola(alentejo)
Um abraço henrique
FALP- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº29
Re: Consumos
Na minha TA faço entre 220~240 kms com um depósito. Isto ronda 5 e muito a 6 e poucos/100km.
Os meus percursos diários são Cidade+EN de cerca de 10km~15Km, sozinho e com TopCase.
O máximo de kms que fiz deve ter sido pouco mais de 250km em AE+EN com pendura, e o minimo cerca de 200km sozinho com TopCase quase tudo em AE tendo aproveitado para a esticar ao máximo diversas vezes após uns 6 meses a empastelar o que ronda os 8L/100km.
Se querem economia... comprem uma 650gs mono com EFI...
Os meus percursos diários são Cidade+EN de cerca de 10km~15Km, sozinho e com TopCase.
O máximo de kms que fiz deve ter sido pouco mais de 250km em AE+EN com pendura, e o minimo cerca de 200km sozinho com TopCase quase tudo em AE tendo aproveitado para a esticar ao máximo diversas vezes após uns 6 meses a empastelar o que ronda os 8L/100km.
Se querem economia... comprem uma 650gs mono com EFI...
fresco- 5ª engrenada
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A Mota
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- Mensagem nº30
Re: Consumos
Faço quase sempre 300 km com um depósito...
Será que ando a dormir na estrada?????????
A verdade é que os percursos raramente dão para passar dos 100... Estradas secundárias e trânsito.
Será que ando a dormir na estrada?????????
A verdade é que os percursos raramente dão para passar dos 100... Estradas secundárias e trânsito.
Riderman- 2º engrenada
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- Mensagem nº31
consumos
Caro fresco,
acerca dos kms que fazes com a tua moto são de facto excelentes, concerteza que não andas a dormir, mas existe um facto indesmentivel a velocidade a que andas reflete obviamente o consumo, e pelo menos na minha transalp é assim, andas a velocidades moderadas , consome pouco, apertas com ela e o consumo aumenta é normal. Em jeito de comentário estou como diz um primo meu, eu cá gosto mesmo é de andar de moto.
Abraço
Riderman
acerca dos kms que fazes com a tua moto são de facto excelentes, concerteza que não andas a dormir, mas existe um facto indesmentivel a velocidade a que andas reflete obviamente o consumo, e pelo menos na minha transalp é assim, andas a velocidades moderadas , consome pouco, apertas com ela e o consumo aumenta é normal. Em jeito de comentário estou como diz um primo meu, eu cá gosto mesmo é de andar de moto.
Abraço
Riderman
henriqueAT- Mota ligada
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- Mensagem nº32
Re: Consumos
Isso dos consumos tem muito que se lhe diga, mas uma coisa é certa quando comecas a fazer uns 10mil/20mil ou mesmo 30mil anuais ja nao pensas da mesma maneira.
Um abraço henrique
Um abraço henrique
FALP- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº33
Re: Consumos
A injecção faz mesmo muita falta na TA650... confiirmo-o acabadinho de chegar do Alentejo de uns 500 km de passeio...
fresco- 5ª engrenada
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- Mensagem nº34
Re: Consumos
Explica...
FALP- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº35
Re: Consumos
Disponibilidade a baixa rotação, tb ajudava em todo o terreno, consumos, afinação óptima.
A minha primeira incursão em todo o terreno teve uma face dupla, eu e mota até nos portamos muito bem ... o telemóvel despareceu...
Voltando atrás encontrámos... no chão e esmagado pelo Range Rover do meu amigo que vinha atrás... deve ter saltado das calças...
A minha primeira incursão em todo o terreno teve uma face dupla, eu e mota até nos portamos muito bem ... o telemóvel despareceu...
Voltando atrás encontrámos... no chão e esmagado pelo Range Rover do meu amigo que vinha atrás... deve ter saltado das calças...
fresco- 5ª engrenada
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- Mensagem nº36
Re: Consumos
Provavelmente encontras essas características numa monocilindrica bem mais leve...
Não te esqueças que a TA é polivalente e não offroad pura. Quanto a consumos faço 300km com um depósito e acho que uma TA desafinada é algo que ainda não se viu...
E para fora de estrada a nova é mais pesada, não dá para desligar o ABS, tem a roda da frente mais pequena e não tem foles na suspenção da frente!!!!
Nem tudo o que luze é ouro meu amigo... Isso de ser nova...
Não te esqueças que a TA é polivalente e não offroad pura. Quanto a consumos faço 300km com um depósito e acho que uma TA desafinada é algo que ainda não se viu...
E para fora de estrada a nova é mais pesada, não dá para desligar o ABS, tem a roda da frente mais pequena e não tem foles na suspenção da frente!!!!
Nem tudo o que luze é ouro meu amigo... Isso de ser nova...
FALP- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº37
Re: Consumos
Eu disse que só lhe faltava EFI para ser a mota que é mas melhor...
A nova TA não me diz nada...
Eu 300km nunca consegui... uns 250~260 sim...
Para mota bem melhor e polivalente a F800Gs...
A nova TA não me diz nada...
Eu 300km nunca consegui... uns 250~260 sim...
Para mota bem melhor e polivalente a F800Gs...
fresco- 5ª engrenada
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- Mensagem nº38
Re: Consumos
Concordo!
slammer9- Mota ligada
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- Mensagem nº39
Consumo
Acabei de gastar o meu primeiro depósito na minha Transalp de 2001. Fez uma média que não estava à espera. Gastou 6,2L/100km. É normal ou será que os meus 95kg e 1.91m têm influência?
E já agora, o ponteiro já passava do vermelho e só entraram 15,56 L. Será que ainda tinha mesmo 3,5L?
E já agora, o ponteiro já passava do vermelho e só entraram 15,56 L. Será que ainda tinha mesmo 3,5L?
FALP- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº40
Re: Consumos
Costumo fazer 5.5 a 6~6.5 e já fiz 8 a fundo em AE.
A TA não é conhecida por ser económica, é pesada, motor e ciclística com 20 anos, mas tb gasta menos que uma Varadero...
Costumo atestar 16L.
Uma F800GS faz facilmente 5L com 85cv e com menos esforço... é a evolução...
Ando para trazer o Jerrican um dia destes e deixar ir ao fim para experimentar...
A TA não é conhecida por ser económica, é pesada, motor e ciclística com 20 anos, mas tb gasta menos que uma Varadero...
Costumo atestar 16L.
Uma F800GS faz facilmente 5L com 85cv e com menos esforço... é a evolução...
Ando para trazer o Jerrican um dia destes e deixar ir ao fim para experimentar...
RainMaker- Moderador
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- Mensagem nº41
Re: Consumos
Boas slammer9,
eu no meu primeiro depósito fiz 7l/100Km !!!
http://forumtransalp.com/mecanica-f11/consumos-t112-15.htm
o punho não parava de rodar tenho menos 10Kg do que tu e menos 14Cm, penso que não será pela aerodinâmica, mas sim pelo gozo de rodar o punho, daí em diante tenho conseguido fazer médias de 5 e 5,5 litros, a condição é que é outra
Cumprimentos,
RainMaker
eu no meu primeiro depósito fiz 7l/100Km !!!
http://forumtransalp.com/mecanica-f11/consumos-t112-15.htm
o punho não parava de rodar tenho menos 10Kg do que tu e menos 14Cm, penso que não será pela aerodinâmica, mas sim pelo gozo de rodar o punho, daí em diante tenho conseguido fazer médias de 5 e 5,5 litros, a condição é que é outra
Cumprimentos,
RainMaker
jcsmartins- Mota ligada
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- Mensagem nº42
Re: Consumos
Bem,
Da ultima vez que enchi o depósito meti 13 Lts de 95 (cerca de 19 EUR) e fiz 280 kms
até chegar a reserva, o que segundo as minhas contas dá uma média de 4,64 Lts/100km.
Não me parece mau de todo, mas também é uma XL600V. As 650 provavelmente são mais gulosas.
Tenho 1,80m e peso 87 kg e foi tudo condução mista.
Da ultima vez que enchi o depósito meti 13 Lts de 95 (cerca de 19 EUR) e fiz 280 kms
até chegar a reserva, o que segundo as minhas contas dá uma média de 4,64 Lts/100km.
Não me parece mau de todo, mas também é uma XL600V. As 650 provavelmente são mais gulosas.
Tenho 1,80m e peso 87 kg e foi tudo condução mista.
fresco- 5ª engrenada
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Kms:
- Mensagem nº43
Re: Consumos
Atesto e faço 300km se andar nas calmas.
Atenção que acho que já existe este tópico algures.
Moderador: Estamos OFFTOPIC, certo?
Atenção que acho que já existe este tópico algures.
Moderador: Estamos OFFTOPIC, certo?
Transouto- O Pai do Forum
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- Mensagem nº44
Re: Consumos
fresco escreveu:Atesto e faço 300km se andar nas calmas.
Atenção que acho que já existe este tópico algures.
Moderador: Estamos OFFTOPIC, certo?
Já não, coloquei o tópico no sítio certo..Obrigado pelo aviso..
V
RaspaPatins- Mota ligada
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Kms:
- Mensagem nº45
Re: Consumos
fresco escreveu:Mais um tema de discussão (avisei logo que vinha práqui para "levantar pó"...)
Quantos Km fazem com um depósito ?
Cá vão as minhas médias
XL650
Condução nas calmas (até 100km/k): 300/310
"Normal" (até 120/130 e umas subidas ás 6 000rpm): 260/270
A 150 na AE: (ainda não gastei 1 depósito de seguida...)
E vocês
Viva. Após 7 anos de vários tipos de condução (menos ao empurrão!! ) ando-me sempre pelos 15L /270 km (100-130-140km/h). Numa condução de passeio que implica logo kms e kms de curvas, 300km pra cima na boa com os ditos 15L. Nestes 7 anos nunca mandei afinar os carburadores (sim, as TA 2000-2007 têm duplo, um menor para baixa rotação e o outro para acompanhar na bebedeira ). A partir duns 30.000km o motor tá solto, pelo que o consumo deverá diminuir, inclusivé o de óleo, eu pelo menos só adicionei óleo uma vez na vida da minha moto, ao fazer rodagem, o que é normal dado que as peças estão a acamar. Resumindo, se afinasse concerteza ajudava um pouco nos consumos. Uns dinojet ou qq coisa de qualidade também deve ser bom, nada como ter atenção ao filtro de ar, rodar o punho progressivamente (pneus também agradecem) e para quem anda muito em cidade, vão de vez em quando para estrada livre ou façam passeio longos regularmente, ajuda a limpar o carvão.
Tarz- 1ª engrenada
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- Mensagem nº46
Re: Consumos
Li estes posts e fiquei confuso. A minha anda na ordem dos 6 a 7,5 (XL600V). Se fizer citadino, anda nos 7l/100 se fizer AE (100-140) baixa-me o consumo para 6l/100.
Vocês estão a falar a sério? é que se assim for, então eu tenho um problema de afinação de baixa rotação!
E essa parte do consumo de óleo a TA consome óleo!?!? vais ver a minha está sequina.. vou verificar assim que puder.
O óleo não evapora. Só pode ser consumido quando os segmentos estão mal. Já repararam se depois de fazer uma descida (+/- longa) sem acelerar, quando voltam a acelerar se aparece fumo branco? (mas não procurem o papa, é só fumo branco). É que se esse sintoma acontecer, os segmentos estão a deixar passar óleo para a câmara de combustão, logo a consomir óleo.
Na minha antiga FZR600 custumava andar no redline até que a electónica cortava às 12500rpm e nunca tive de deitar óleo, por isso fiquei estupfacto com os relatos aqui.
Será porque na Madeira o redline só dá para aguentar durante pouco tempo? (muitas curvas).
ab,
Tarz
Vocês estão a falar a sério? é que se assim for, então eu tenho um problema de afinação de baixa rotação!
E essa parte do consumo de óleo a TA consome óleo!?!? vais ver a minha está sequina.. vou verificar assim que puder.
O óleo não evapora. Só pode ser consumido quando os segmentos estão mal. Já repararam se depois de fazer uma descida (+/- longa) sem acelerar, quando voltam a acelerar se aparece fumo branco? (mas não procurem o papa, é só fumo branco). É que se esse sintoma acontecer, os segmentos estão a deixar passar óleo para a câmara de combustão, logo a consomir óleo.
Na minha antiga FZR600 custumava andar no redline até que a electónica cortava às 12500rpm e nunca tive de deitar óleo, por isso fiquei estupfacto com os relatos aqui.
Será porque na Madeira o redline só dá para aguentar durante pouco tempo? (muitas curvas).
ab,
Tarz
Última edição por Tarz em Ter 17 Jun 2008, 12:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erros)
Tarz- 1ª engrenada
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- Mensagem nº47
Re: Consumos
Já agora, li neste post que o mecanico tinha mexido nos parafusos da relação gasolina/ar (pilot screw) e que a mota ficou a andar mais.
Então é assim: a relação optima é 15 de gasolina para 1 de ar (relação em peso molecular). Na TA temos um parafuso que regula a passagem de ar
ajustando assim esta relacão 15/1.
Se alargarmos estes parafusos (existe um em cada um dos carburadores) será aumentada a quantidade de gasolina que é misturada com o ar. O ar que passa pelo carb, na TA, é sempre o mesmo, logo podemos é por mais ou menos gasolina enrriquecendo ou empobrecendo a mistura respectivamente.
Acontece que se a mistura estiver rica, estamos a deitar gasolina fora. Leiam a parte 6.2 deste manual http://forumtransalp.com/mecanica-f11/manual-de-mecanica-brasilheiro-t495.htm
Se tivermos a mistura muito pobre, podemos danificar o motor gravemente.
Como todos nós temos os mesmos motores (salvo seja 600/650), podiamos verificar como andam as nossas afinações.
Na minha neste momento estou com 2 voltas e metade de 1/4, ie, 2,125 voltas (conta-se desde tudo apertado até onde está).
Noto entre as 2000 e as 2500rpm ao descer sem acelerar uns pequenos rateres.
Para saberem como está a vossa, precisam de fazer esta operação com cuidado. Motor desligado!
1 - marcam a posição do parafuso com uma caneta permanente (o marcador dos CDs deve dar). Um pontinho ou risco que seja comum ao parafuso e ao carb.
2 - agora que já se sabe qual a posição que devemos voltar a colocar o parafuso no final, temos de ir fechando o parafuso e contando as voltas. Meia volta de cada vez ou uma de cada vez.
3 - cuidado não apertar demasiado o parafuso porque a ponta desse parafuso é estremamente fina e se apertarem muito podem deformar a ponta. Basta ir apertando até sentirem que está a acentar. Nessa altura parar e assim descobrem quantas voltas tem o parafuso da mistura na vossa mota.
4 - desapertar para colocar na posição que estava inicialmente (a posição exacta é a referência que foi criada no inicio com o marcador). Cuidado para não se enganarem nas voltas.
Se o parafuso estiver muito apertado e rodá-lo é missão impossível (logo no início), então sugiro que não se mexa nesse, experimentem o outro. Se também estiver apertado, então não se mexe a menos que sintam que precisam mesmo de saber!
Para afinar o carburador convém ter um medidor de CO. Não é tarefa fácil. Depois ainda é preciso verificar a sincronização (ainda mais difícel). Por falar nisso, Sabiam que se a mota estiver dessincronizada, consome mais. Para dessincronizar um motor, basta que um dos colectores fique ressequido e deixe de isolar a passagem da mistura permitindo a entrada de ar. Tão simples. Podemos abordar isso noutro topico.
Ora o consumo da minha XL600V é 6L/100 a 100-140 Km/h e 7L/100 em citadino e tenho 2,125 voltas no parafuso de mistura. Mala atrás e raramente com pendura. Filtro de ar da K&N.
Como anda a vossa?
Então é assim: a relação optima é 15 de gasolina para 1 de ar (relação em peso molecular). Na TA temos um parafuso que regula a passagem de ar
ajustando assim esta relacão 15/1.
Se alargarmos estes parafusos (existe um em cada um dos carburadores) será aumentada a quantidade de gasolina que é misturada com o ar. O ar que passa pelo carb, na TA, é sempre o mesmo, logo podemos é por mais ou menos gasolina enrriquecendo ou empobrecendo a mistura respectivamente.
Acontece que se a mistura estiver rica, estamos a deitar gasolina fora. Leiam a parte 6.2 deste manual http://forumtransalp.com/mecanica-f11/manual-de-mecanica-brasilheiro-t495.htm
Se tivermos a mistura muito pobre, podemos danificar o motor gravemente.
Como todos nós temos os mesmos motores (salvo seja 600/650), podiamos verificar como andam as nossas afinações.
Na minha neste momento estou com 2 voltas e metade de 1/4, ie, 2,125 voltas (conta-se desde tudo apertado até onde está).
Noto entre as 2000 e as 2500rpm ao descer sem acelerar uns pequenos rateres.
Para saberem como está a vossa, precisam de fazer esta operação com cuidado. Motor desligado!
1 - marcam a posição do parafuso com uma caneta permanente (o marcador dos CDs deve dar). Um pontinho ou risco que seja comum ao parafuso e ao carb.
2 - agora que já se sabe qual a posição que devemos voltar a colocar o parafuso no final, temos de ir fechando o parafuso e contando as voltas. Meia volta de cada vez ou uma de cada vez.
3 - cuidado não apertar demasiado o parafuso porque a ponta desse parafuso é estremamente fina e se apertarem muito podem deformar a ponta. Basta ir apertando até sentirem que está a acentar. Nessa altura parar e assim descobrem quantas voltas tem o parafuso da mistura na vossa mota.
4 - desapertar para colocar na posição que estava inicialmente (a posição exacta é a referência que foi criada no inicio com o marcador). Cuidado para não se enganarem nas voltas.
Se o parafuso estiver muito apertado e rodá-lo é missão impossível (logo no início), então sugiro que não se mexa nesse, experimentem o outro. Se também estiver apertado, então não se mexe a menos que sintam que precisam mesmo de saber!
Para afinar o carburador convém ter um medidor de CO. Não é tarefa fácil. Depois ainda é preciso verificar a sincronização (ainda mais difícel). Por falar nisso, Sabiam que se a mota estiver dessincronizada, consome mais. Para dessincronizar um motor, basta que um dos colectores fique ressequido e deixe de isolar a passagem da mistura permitindo a entrada de ar. Tão simples. Podemos abordar isso noutro topico.
Ora o consumo da minha XL600V é 6L/100 a 100-140 Km/h e 7L/100 em citadino e tenho 2,125 voltas no parafuso de mistura. Mala atrás e raramente com pendura. Filtro de ar da K&N.
Como anda a vossa?
Pedro Marques Alves- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº48
Re: Consumos
Caro amigo
Excelente artigo. Excelente dica !
Quando comprei a moto ( XL600V ) não vinha com o escape de origem. Ela faz um barulho enorme ( há quem goste ) e ao reduzir a marcha faz - inevitavelmente - rater's.
Daí ter optado por comprar um escape de origem em Barcelona ( -130€ ) e devo recebê-lo ainda esta semana.
Espero que o problema do barulho fique solucionado, senão poderá ser - também - uma questão de afinação. Aí irei recorrer a este teu artigo e quiçá a um " acompanhamento técnico " da tua parte.
Se alguém já passou por esta situação de escape adulterado e que resolveu colocar o de origem, agradeço que digam alguma coisa
Saudações transalpianas
Pedro
Excelente artigo. Excelente dica !
Quando comprei a moto ( XL600V ) não vinha com o escape de origem. Ela faz um barulho enorme ( há quem goste ) e ao reduzir a marcha faz - inevitavelmente - rater's.
Daí ter optado por comprar um escape de origem em Barcelona ( -130€ ) e devo recebê-lo ainda esta semana.
Espero que o problema do barulho fique solucionado, senão poderá ser - também - uma questão de afinação. Aí irei recorrer a este teu artigo e quiçá a um " acompanhamento técnico " da tua parte.
Se alguém já passou por esta situação de escape adulterado e que resolveu colocar o de origem, agradeço que digam alguma coisa
Saudações transalpianas
Pedro
fresco- 5ª engrenada
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- Mensagem nº49
Re: Consumos
Ao descer montanha com a 4ª/5ª engatada se acelerar, era só pequenos rateres.
Fui ao mecânico que disse logo que a mistura tinha que ser enriquecida.
Afinou e melhorou muito!!!
Não notei no consumo. Foi mesmo uma afinação milimétrica!
Fui ao mecânico que disse logo que a mistura tinha que ser enriquecida.
Afinou e melhorou muito!!!
Não notei no consumo. Foi mesmo uma afinação milimétrica!
Pedro Marques Alves- 5ª a Fundo
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Data de inscrição : 11/05/2008
A Mota
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- Mensagem nº50
Re: Consumos
Fresco,
Obrigado pela dica. O escape é o de origem ?
Abraço
Pedro
Obrigado pela dica. O escape é o de origem ?
Abraço
Pedro