Olá a todos
Decidi abrir este tópico porque o único que encontrei "http://www.forumtransalp.com/t940p15-temperatura-em-transito?highlight=temperatura" é precisamente o contrário do que preciso de saber.
Como alguns de voces devem saber o motor da minha burrinha foi remontado à pouco tempo e um dos principais pontos que comecei a vigiar no início foi a temperatura. Fiquei preocupado por a temperatura não subir.
Existe por ai muita gente com ideias erradas sobre este tema, como por exemplo quanto mais fresco estiver o motor melhor ou que é o termostato que activa a ventoinha, etc. Por isso aqui fica um breve esclarecimento sobre o sistema de refrigeração tão importante.
Ao contrário do que muita gente pensa um motor quanto mais quente melhor trabalha o problema é a resistência dos materiais que fica em causa. Em temperaturas extremamente altas os motores derretem e gripam por outro lado em temperaturas frias existem folgas prejudiciais e por exemplo em sistemas a carburadores as paredes do/s cilindros não têm temperatura suficiente transformar as gotas de gasolina aspiradas em vapor tornando-se mais difícil levar o combustível à faisca das velas, dai o fechar o ar em motores antigos, entre outros factores.
Então os construtores tiverem de descubrir maneira de colocar rápidamente os motores a trabalhar nas temperaturas ideais.
Os radiadores e ventoinhas têm como função evitar que os componentes do motor atinjam temperaturas de colapso mas dificultam que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento e é ai que entra o termostato. Este componente tem como função interromper o fluxo de líquido ao/s radiador/es até que a temperatura ideal seja atingida. O termostato é uma valvula que se abre quando algo aquece o seu sólido liquidificável que ao tornar-se líquido expande obrigando a abertura da valvula e deixando assim que o líquido chegue até aos radiadores.
Antes de testar o termostato fora da mota decidi abrir este tópico para saber se nas vossas Ta's 600 a temperatura estabiliza logo depois do primeiro traço não chegando a ultrapassar o segundo.
Só consigo que passe o segundo traço e que entre no intervalo que julgo ser a temperatura normal quando ando atrás de um camião. A ventoinha está a trabalhar bem e só é activada quando o ponteiro passa um pouco mais de metade. A minha dúvida é se o termostato na minha mota está só a enfeitar.
Cumprimentos
Faustino
Decidi abrir este tópico porque o único que encontrei "http://www.forumtransalp.com/t940p15-temperatura-em-transito?highlight=temperatura" é precisamente o contrário do que preciso de saber.
Como alguns de voces devem saber o motor da minha burrinha foi remontado à pouco tempo e um dos principais pontos que comecei a vigiar no início foi a temperatura. Fiquei preocupado por a temperatura não subir.
Existe por ai muita gente com ideias erradas sobre este tema, como por exemplo quanto mais fresco estiver o motor melhor ou que é o termostato que activa a ventoinha, etc. Por isso aqui fica um breve esclarecimento sobre o sistema de refrigeração tão importante.
Ao contrário do que muita gente pensa um motor quanto mais quente melhor trabalha o problema é a resistência dos materiais que fica em causa. Em temperaturas extremamente altas os motores derretem e gripam por outro lado em temperaturas frias existem folgas prejudiciais e por exemplo em sistemas a carburadores as paredes do/s cilindros não têm temperatura suficiente transformar as gotas de gasolina aspiradas em vapor tornando-se mais difícil levar o combustível à faisca das velas, dai o fechar o ar em motores antigos, entre outros factores.
Então os construtores tiverem de descubrir maneira de colocar rápidamente os motores a trabalhar nas temperaturas ideais.
Os radiadores e ventoinhas têm como função evitar que os componentes do motor atinjam temperaturas de colapso mas dificultam que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento e é ai que entra o termostato. Este componente tem como função interromper o fluxo de líquido ao/s radiador/es até que a temperatura ideal seja atingida. O termostato é uma valvula que se abre quando algo aquece o seu sólido liquidificável que ao tornar-se líquido expande obrigando a abertura da valvula e deixando assim que o líquido chegue até aos radiadores.
Antes de testar o termostato fora da mota decidi abrir este tópico para saber se nas vossas Ta's 600 a temperatura estabiliza logo depois do primeiro traço não chegando a ultrapassar o segundo.
Só consigo que passe o segundo traço e que entre no intervalo que julgo ser a temperatura normal quando ando atrás de um camião. A ventoinha está a trabalhar bem e só é activada quando o ponteiro passa um pouco mais de metade. A minha dúvida é se o termostato na minha mota está só a enfeitar.
Cumprimentos
Faustino