Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Temperatura em TA 600  1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Temperatura em TA 600  2438059070

+5
De Sousa
tigusto
santosam
Zeus
jfvf87
9 participantes

    Temperatura em TA 600

    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Temperatura em TA 600

    Mensagem  jfvf87 Ter 15 Fev 2011, 13:38

    Olá a todos

    Decidi abrir este tópico porque o único que encontrei "http://www.forumtransalp.com/t940p15-temperatura-em-transito?highlight=temperatura" é precisamente o contrário do que preciso de saber.

    Como alguns de voces devem saber o motor da minha burrinha foi remontado à pouco tempo e um dos principais pontos que comecei a vigiar no início foi a temperatura. Fiquei preocupado por a temperatura não subir.
    Existe por ai muita gente com ideias erradas sobre este tema, como por exemplo quanto mais fresco estiver o motor melhor ou que é o termostato que activa a ventoinha, etc. Por isso aqui fica um breve esclarecimento sobre o sistema de refrigeração tão importante.
    Ao contrário do que muita gente pensa um motor quanto mais quente melhor trabalha o problema é a resistência dos materiais que fica em causa. Em temperaturas extremamente altas os motores derretem e gripam por outro lado em temperaturas frias existem folgas prejudiciais e por exemplo em sistemas a carburadores as paredes do/s cilindros não têm temperatura suficiente transformar as gotas de gasolina aspiradas em vapor tornando-se mais difícil levar o combustível à faisca das velas, dai o fechar o ar em motores antigos, entre outros factores.
    Então os construtores tiverem de descubrir maneira de colocar rápidamente os motores a trabalhar nas temperaturas ideais.
    Os radiadores e ventoinhas têm como função evitar que os componentes do motor atinjam temperaturas de colapso mas dificultam que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento e é ai que entra o termostato. Este componente tem como função interromper o fluxo de líquido ao/s radiador/es até que a temperatura ideal seja atingida. O termostato é uma valvula que se abre quando algo aquece o seu sólido liquidificável que ao tornar-se líquido expande obrigando a abertura da valvula e deixando assim que o líquido chegue até aos radiadores.

    Antes de testar o termostato fora da mota decidi abrir este tópico para saber se nas vossas Ta's 600 a temperatura estabiliza logo depois do primeiro traço não chegando a ultrapassar o segundo.
    Só consigo que passe o segundo traço e que entre no intervalo que julgo ser a temperatura normal quando ando atrás de um camião. A ventoinha está a trabalhar bem e só é activada quando o ponteiro passa um pouco mais de metade. A minha dúvida é se o termostato na minha mota está só a enfeitar.

    Cumprimentos
    Faustino

    Zeus
    Zeus
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 194
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 29/09/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  Zeus Ter 15 Fev 2011, 15:13

    Faustino.
    Este fim-de-semana pus a mota a trabalhar e uma das minhas primeiras preocupações foi precisamente este problema.
    O pouco que andei com ela no inicio não me tinha preocupado com esta situação nem tão pouco me lembro de ouvir a ventoinha a trabalhar.
    Este fim-de-semana fiz o teste a ver se dava para a por a trabalhar.
    Lá pegou e deu uma fumarada do escape que é normal da tinta a queimar mas nada de mais.
    Deixei a trabalhar e mais ou menos com o ponteiro a meio a ventoinha ligou. Muito silenciosa e desligou passado uns segundos.
    Acho que deve ser assim porque as condições que um motor deve trabalhar é aos 90º para uma melhor combustão.
    Ainda me falta serie de coisas mas quis já fazer teste de a por a trabalhar.
    Acho que esta tudo ok.
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  santosam Ter 15 Fev 2011, 18:07

    A minha Transalp é de 1992 mas o mostrador da temperatura não tem qualquer traço... Relativamente ao aquecimento, a minha TA só aquece e liga a ventoinha no pára-arranca na cidade. Em andamento nunca aquece muito, nem mesmo no Verão.
    Zeus
    Zeus
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 194
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 29/09/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  Zeus Ter 15 Fev 2011, 21:13

    jfvf87 escreveu:Olá a todos

    A minha dúvida é se o termostato na minha mota está só a enfeitar.


    Não sou entendido na matéria mas se o teu termóstato estivesse a enfeitar só havia 2 hipóteses:
    1º Não deixava passar a água e iria aquecer queimando a junta.
    2º Deixa passar sempre a agua e não a deixa aquecer.

    Não sei. Mas na tua análise dá ideia que ela estará sempre a deixar passar a água não é um problema grave. Pois está sempre em circulação o único contra é aumento do consumo.
    Conheço casos que até tiram o termóstato para nunca correrem o risco de não aquecer mas eu aguardava um pouco mais para poder ter a certeza que teria que fazer essa operação.
    No manual há uma maneira de fazer teste ao termóstato.


    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  jfvf87 Qua 16 Fev 2011, 10:32

    O problema é que na minha zona as manhãs são bastante frias e sinto que o motor tem bastante dificuldade em manter o relanti os primeiros minutos. Depois existe uma humidade no ar que faz tremer os ossos.
    Fiz esta bonecada para se perceber melhor.
    Temperatura em TA 600  Dscf0349p

    Quando ligo a mota ainda fria o ponteiro sobe até à primeira seta. Sobe até à segunda seta a uma velocidade normal mas fica por ai ande o que andar. Só quando aperto com ela até aos +/-160km/h é que bate no segundo traço.
    Quando ando atrás de alguma carrinha é que avança cerca de 1 milimetro do segundo traço.
    Quando deixo a mota a trabalhar ao relanti num local sem vento a ventoinha dispara na 3 seta.
    É normal ou terei de ver se o termostato não estará sempre aberto?
    Não estaria com esta dúvida se a temperatura fosse superior.

    Cumprimentos
    Faustino

    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  santosam Qua 16 Fev 2011, 10:36

    Na minha é exactamente igual. Relativamente ao ralenti em frio, agora que mudei de óleo notei que o ralenti baixou mesmo com o ar fechado. Mas é normal, porque passei de 10W40 para 20W50, que é mais viscoso a baixas temperaturas, em especial no Inverno. Como não moro em Trás-os-Montes não há crise porque nunca é mesmo FRIO...
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  jfvf87 Qua 16 Fev 2011, 10:59

    Obrigado Alex. Fico mais descansado.
    tigusto
    tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 241
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  tigusto Qua 16 Fev 2011, 18:49

    Boas!
    A minha dorme na rua e também lhe custa a acordar! É como o dono!
    No caso da tua Transalp parece-me tudo normalinho.
    A minha só liga a ventosga quando no Verão começo a parar muito no transito.
    Abraço!
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  De Sousa Qua 16 Fev 2011, 22:32

    É, é mesmo assim, eu também quando comprei a minha, estranhava o facto do ponteiro, andar sempre em baixo e pensei que o manómetro era só para ocupar espaço.

    Depois fiz uma viagenzita pelos Recônditos Caminhos de Terras de Bouro e andei com a caixa ali pelo meio, no sobe e desce no vira e bota no arrasta e trava e ela começou a dar sinal de vida e foi só nessa ocasião que ligou pela 1ª vez a ventoinha e então fiquei a saber que funcionava.

    As minhas viagens trabalho casa, são curtas e não dá para aquecer a mota nem para arrefecer os pés, por isso, aguenta as pontas que o bicho está nos trinques.

    A Transalp é um bicho manhoso mas aguenta-se como o aço!!!



    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  antonio.q Qua 23 Fev 2011, 00:20

    Na minha moto o ponteiro da temperatura vai até um pouco depois do segundo traço e estabiliza ali.
    Quando está frio demora um tempo do caraças a chegar a esse ponto. Procuro andar sempre devagar, não puxando muito pelo motor até atingir o segundo traço. Só aí acelero mais. Aconteceu neste inverno ter andado mais de vinte quilómetros sem a temperatura chegar ao ponto ideal.
    Como disse o jfvf87 o motor tem de estar à temperatura ideal de funcinamento para aguentar muitos quilómetros.
    Nos dias quentes e com paragens no trânsito a ventoinha tem funcionado bem.
    Aquele esquema do manómetro apresentado serve para mim.
    O ponteiro indicador estabiliza já dentro do trapézio invertido, depois da seta 2, e a ventoinha dispara no ponto da seta 3.
    miguel pereira
    miguel pereira
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 106
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 29/12/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: xl 600 v
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  miguel pereira Seg 07 Mar 2011, 14:20

    jfvf87 escreveu:O problema é que na minha zona as manhãs são bastante frias e sinto que o motor tem bastante dificuldade em manter o relanti os primeiros minutos. Depois existe uma humidade no ar que faz tremer os ossos.
    Fiz esta bonecada para se perceber melhor.
    Temperatura em TA 600  Dscf0349p

    Quando ligo a mota ainda fria o ponteiro sobe até à primeira seta. Sobe até à segunda seta a uma velocidade normal mas fica por ai ande o que andar. Só quando aperto com ela até aos +/-160km/h é que bate no segundo traço.
    Quando ando atrás de alguma carrinha é que avança cerca de 1 milimetro do segundo traço.
    Quando deixo a mota a trabalhar ao relanti num local sem vento a ventoinha dispara na 3 seta.
    É normal ou terei de ver se o termostato não estará sempre aberto?
    Não estaria com esta dúvida se a temperatura fosse superior.

    Cumprimentos
    Faustino

    Boas

    Nao sei se é normal mas a minha transalp em andamento atinge e mantem-se sempre(perto da...)- na 3 seta,alguem me pode informar se estou com um problema,gostaria apenas de acrescentar que a minha mota é uma Transalp de 1994 600v a 17 anos que a guio e só 1 vez tive problemas mecanicos ,a ventoinha sem ser em cidade,raramente dispara,abraço
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  jfvf87 Qua 09 Mar 2011, 08:26

    Bom dia Miguel

    Já não sei o que será normal. Perto da 3ª seta ainda está longe do vermelho. Como está dentro do intervalo e a ventoinha dispara não é alarmante mas pelas respostas aqui dadas parece que o normal será o ponteiro andar a namorar o 2º traço e no transito subir até á 3ª seta.
    Ainda não testei o termostato e até o fazer não sei se são os das motas frescas que estão bons ou se são os que aquecem mais um pouco.
    Problemas mais comuns e fáceis de localizar que provocam a subida da temperatura são:
    -Falta de líquido;
    -Bomba de água com débito insuficiente, normalmente fica com ruído. Com o radiador aberto e ao acelarar não se verifica deslocação de líquido;
    -Termostato estragado. Com o radiador aberto e ao acelarar não se verifica deslocação de líquido;
    -Para quem utiliza água da torneira também pode existir obstrução devido a corrosão e lamas acomuladas. Normalmente a água está alaranjada.

    Cumprimentos
    Faustino
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  antonio.q Sáb 12 Mar 2011, 16:20

    Miguel, pelo que dizes terás um dos problemas que o Faustino indica ou então pouco óleo no motor.
    Na minha moto, como já disse, o ponteiro estabiliza logo na entrada daquele trapézio invertido depois da seta 2.
    Apenas quando entro em trânsito lento é que sobe um pouco mais, na estrada não chega à seta 3.
    avatar
    Ricardo Apolinário
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 2
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 16/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  Ricardo Apolinário Ter 29 Mar 2011, 17:08

    Boas a minha é de 93, só arranco com ela quando chega a seta 2 (demora alguns minutos) depois de começar andar o ponteiro anda sempre no meio no meio mesmo em viagens, no Verão no trânsito sobe até a 3ª seta e dispara a ventoinha. Eu julgo ser o ideal porque no meio será a temperatura ideal os 90º.

    Cumprimentos pessoal
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  De Sousa Ter 29 Mar 2011, 22:59

    Ricardo Apolinário escreveu:Boas a minha é de 93, só arranco com ela quando chega a seta 2 (demora alguns minutos) depois de começar andar o ponteiro anda sempre no meio no meio mesmo em viagens, no Verão no trânsito sobe até a 3ª seta e dispara a ventoinha. Eu julgo ser o ideal porque no meio será a temperatura ideal os 90º.

    Cumprimentos pessoal

    Lá dizia o outro...no meio está a virtude...mas o Zeus deve ter uma anedota para isto Temperatura em TA 600  9444
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  Tarz Sex 09 Set 2011, 16:53

    Boas,
    A temperatura do motor depende de muitos factores. Um deles é a mistura rica ou pobre.
    Mistura Rica = motor mais frio
    Mistura pobre = motor mais quente

    Se ninguém mexeu no carburador, a mistura pode ficar mais pobre quando as válvulas "Air Cutt Off" (membranas com umas molas nas laterais dos carbs) falham ou começam a meter ar. A função destas válvulas nas nossas TAs é enrriquecer a mistura no 1º quarto do acelerador (pilot jet) ou seja, desde o ralentin até as 3000 rpm. Pode ficar mais pobre tbm no caso de aparecerem fisuras nos colectores (borrachas que apertam no carb e no bloco do motor).
    Verificar todas as razões que possam estar a fazer entrar ar sem que este passe pelo carb (circuito normal).

    A temperatura da minha anda entre a seta 1 e um pouco antes da seta 3 no casos de trânsito etc. O normal é em cima do início do trapézio invertido.

    AB,
    Tarz

    Conteúdo patrocinado


    Temperatura em TA 600  Empty Re: Temperatura em TA 600

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 15 maio 2024, 05:06