Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Avaria na TA 700 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Avaria na TA 700 2438059070

+3
miguel almeida
Jardel
António Santos
7 participantes

    Avaria na TA 700

    avatar
    António Santos
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 66
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 18/01/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 2008
    Kms: 32000

    Avaria na TA 700 Empty Avaria na TA 700

    Mensagem  António Santos Sex 18 Jan 2013, 14:33

    Boa tarde,

    Sou novo nestas andanças e precisava de algumas opiniões.
    Vou relatar o que se passou:
    4ª feira fui buscar a minha TA 700, de 2008, com 20000 km, a Viana do Castelo (acabadinha de comprar a um particular).
    A mota estava parada há mais de 1 ano.
    De retorno a Gaia, viemos pela A28 sempre sem problemas (+- 80 kms percorridos). Quando chegamos à VCI, a TA começou a engasgar e decidimos parar para ver o que se passava... Desliguei, voltei a ligar e ao ralenti estava bem, mas quando rodava o punho, ela desligava-se!!
    Chamei o reboque e levei-a para o meu mecânico. Quando a tiramos do reboque, liguei-a e já não tinha problemas!!
    O que se terá passado? O que estará mal?

    Obrigado, Transalpers
    Jardel
    Jardel
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 360
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/03/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA700/2009
    Kms: 43000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  Jardel Sex 18 Jan 2013, 15:54

    se ela esteve parada um ano pode ser muita coisa...
    velas, gasolina fora de validade no deposito, filtro de ar meio sujo... no fundo falta de km´s cheers cheers

    digo eu...

    se for outra coisa e persistirem os problemas vai dando notícias
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  miguel almeida Sex 18 Jan 2013, 16:31

    Amigo a TA nao esta avariada, esta e zangada por nao andar a tanto tempo!
    Uma boa revisão vai descobrir o que se passa, pode apenas ser um tubo de gasolina meio atracado......
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  jfvf87 Sex 18 Jan 2013, 18:28

    Verifica se a luz pgm-fi no mostrador das rotações pisca com intervalos curtos e longos quando ligas a mota. O relógio manteve as horas quando a mota se desligou?
    Se a luz pgm-fi não acender é simplesmente a mota a queixar-se da falta kilometros. Se acender também não é grave, é ela a dizer-te o que a está a incomodar.
    Esse modelo não avaria, isso é certo Exclamation


    Cumprimentos
    FAustino
    o5car
    o5car
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 331
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~29000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  o5car Sex 18 Jan 2013, 19:17

    Nada como uma resivão básica para ver o que poderá ser.

    Também partilho da opinião de falta de uns kilometros para limpar sensores e a centralina receber informação mais correcta. Wink

    O escape poderá estar cheio de humidade. Tirar a sonda lambda q está no colector de escape na direcção do bujão, limpar com palha de aço se necessário e vá calor nesse motor.

    Se a bateria estiver nas últimas, penso q na XL700 a centralina começa a falhar, não é??
    avatar
    António Santos
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 66
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 18/01/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 2008
    Kms: 32000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  António Santos Sex 18 Jan 2013, 19:33

    Obrigado pelas opiniões.

    Também espero que não seja nada de grave, mas o mecânico (é de confiança!!) diz que quer dar uma volta para ver se acontece outra vez... mas o tempo não ajuda!

    o5car
    o5car
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 331
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~29000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  o5car Sex 18 Jan 2013, 19:37

    Mas antes do quer q seja, é conveniente fazer uma revisão geral. Substituir filtros, óleos e afins...

    abrpinto
    abrpinto
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 539
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 31/10/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 1997 Transalp + CB 250 Carroça Brutal 2
    Kms: Passa dos 50000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  abrpinto Sex 18 Jan 2013, 20:49

    Amigo em 2009 comprei uma ZX6r de 2008 com 1200kms, fui busca-la ao Alentejo e vimaté Gaia sem problema, no dia a seguir ao fazer 15kms parti-lhe o motor muito provavelmente porque não lhe mudei nada, e a mota estava quase parada há 1 ano. Dou o conselho que muito deram, antes de mais oleo,filtro e gasolina nova.
    Boa sorte
    avatar
    António Santos
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 66
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 18/01/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 2008
    Kms: 32000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  António Santos Sex 18 Jan 2013, 21:41

    jfvf87 escreveu:Verifica se a luz pgm-fi no mostrador das rotações pisca com intervalos curtos e longos quando ligas a mota. O relógio manteve as horas quando a mota se desligou?
    Se a luz pgm-fi não acender é simplesmente a mota a queixar-se da falta kilometros. Se acender também não é grave, é ela a dizer-te o que a está a incomodar.
    Esse modelo não avaria, isso é certo Exclamation


    Cumprimentos
    FAustino

    Amanhã vou ao mecânico e vou ver o que acontece quando se liga a mota.
    Obrigado pela dica!
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  miguel almeida Sáb 19 Jan 2013, 12:55

    O pedro partiste lhe o motor ? Caraças, esquecestes te onde era o red line....... Avaria na TA 700 315941636 Avaria na TA 700 75625
    abrpinto
    abrpinto
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 539
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 31/10/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 1997 Transalp + CB 250 Carroça Brutal 2
    Kms: Passa dos 50000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  abrpinto Sáb 19 Jan 2013, 15:04

    miguel almeida escreveu:O pedro partiste lhe o motor ? Caraças, esquecestes te onde era o red line....... Avaria na TA 700 315941636 Avaria na TA 700 75625

    lol, foi ao esgotar 4ª Razz , a ninja entrava no redline ás 18500rpm´s Twisted Evil mas mesmo assim aquilo tinha de aguentar por isso é que acho que foi do oleo parado á muito tempo... mas com a Kawa nunca se sabe???
    avatar
    António Santos
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 66
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 18/01/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 2008
    Kms: 32000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  António Santos Sex 25 Jan 2013, 17:10

    jfvf87 escreveu:Verifica se a luz pgm-fi no mostrador das rotações pisca com intervalos curtos e longos quando ligas a mota. O relógio manteve as horas quando a mota se desligou?
    Se a luz pgm-fi não acender é simplesmente a mota a queixar-se da falta kilometros. Se acender também não é grave, é ela a dizer-te o que a está a incomodar.
    Esse modelo não avaria, isso é certo Exclamation


    Cumprimentos
    FAustino

    Boa tarde,

    Parece que o que está avariado é o pickup coil (acho que é assim que se chama...). Será que isto é grave? Será muito caro? Ainda sou novo nestas andanças, por isso vou perguntando a quem percebe!! Smile
    O meu mecânico diz que é +- normal isto avariar nas motas trail, pois aquecem muito...
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  miguel almeida Sex 25 Jan 2013, 17:38

    Essa tem de ser o faustino a explicar...... scratch scratch scratch scratch scratch scratch
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  jfvf87 Sex 25 Jan 2013, 18:06

    miguel almeida escreveu:Essa tem de ser o faustino a explicar...... scratch scratch scratch scratch scratch scratch

    lol! Pickup coil é um componente que avisa neste caso a centralina sobre posição da cambota. A centralina processa a informação e manda sinal às bobines de alta tensão.

    A situação é possível mas um pouco estranha. Mesmo a 700 tem o motor bastante semelhante ao da 600. Se tiver duas pickup coils como a 600 deveria trabalhar apenas com uma. Duas avariarem ao mesmo tempo é pouco provável e até uma avariar na TA, se o problema estiver na ficha tudo bem. Agora também não sei se a 700 por não receber sinal de uma desactiva a outra...
    O acesso é bastante simples, Basta retirar a tampa do lado direito. O preço não sei.
    "O meu mecânico diz que é +- normal isto avariar nas motas trail, pois aquecem muito..." a 700 aquece bastante mas...
    O mecânico simplesmente supôs ou testou a pickup?


    Cumprimentos
    Faustino


    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  miguel almeida Sex 25 Jan 2013, 19:15

    Acho que esta na altura de uma 2ª opinião...... Evil or Very Mad
    Leva-a a outro lado, diz ao mecanic Embarassed que o antigo dono vao pagar o arranjo e que tera de ser no mecanico dele.
    Ao menos resolves diplomaticamente o assunto.... Avaria na TA 700 18384
    Ja agora que é o mecanico? Alguem conhecido?
    Abraço
    Frederico Santos
    Frederico Santos
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 13/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: GS700F
    Kms: 0

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  Frederico Santos Sex 25 Jan 2013, 20:30

    Desculpem dizer isto d'esta forma, mas esse mecanico deve perceber de mecanica como eu de alguidares de azeite Avaria na TA 700 223734 , se não vejamos: quantos usuarios tem este forum, p'racima de muitos;quantos tem trails, axo que todos, quantos ja tiveram esse problema....deixa ver .....nenhum, portanto teoria que isso é normal acontecer em trails não me parece. Em 2º lugar eu tenho uma 700 que comprei nova, ja a tive paradsa quase 1 ano e ate agora so se queixa de sede Avaria na TA 700 223734 e eu não sou muito meigo com ela, ja cheguei a fazer de minha casa (oliveira de azemeis) a Sanabria em pouco + de 3 horas (+/-400Km) com 2 pessoas e malas e tinha ido buscar ao stand nessa semana( tinha 0 Km a bem dizer), há aqui pessoal que pode confirmar isso, ja fui com ela para o mato e a temperatura nunca passa dos 102/104 graus o que é normal para este modelo e ate hoje é como digo, so meto gasolina.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  jfvf87 Sáb 26 Jan 2013, 00:28

    Já estive a ver o esquema e não tem pickup coil em vez disso tem um sensor de posicionamento da cambota mas pode ser interpretado da mesma forma.
    A injecção electrónica tem diversos sensores(temperatura, oxigénio, Posicionamento da cambota, posicionamento da arvore de cames, de queda, etc etc) que enviam sinais electricos à centralina. A centralina com base nesses sinais processa o mapa e envia os sinais aos actuadores. O fechar o ar nos motores a injecção não deixou de existir, a centralina é que faz isso automaticamente da forma mais eficiente quase sem darmos conta, este é só um exemplo dos benefícios da IE.
    É necessário um pouco deste bla bla bla para desmistificar um pouco a IE e esquecer um bocado aquela ideia que problemas em maquinas recentes só se resolvem ligando à máquina ou nos concessionários ou mecânicos altamente qualificados.
    Voltanto ao bla bla...destes sensores só 3 cortam a injecção e são eles o do posicionamento da cambota, de posicionamento das cames e o sensor de queda.
    Acontece que a centralina vai avisar que existe um erro em determinado sensor e vai piscar a luz pgm-fi com intervalos próprios de cada código de erro. Pelos sintomas descritos uma primeira abordagem poderia simplesmente passar por abrir e fechar as fichas destes três sensores(pode existir verdete e com o movimento ser restabelecido o contacto). Em falhas nos restantes sensores a centralina não desliga a injecção mas vai acusar erro e vai carregar um mapa "safe mode" que permite que a mota chegue a um local de reparação.
    Com esta informação e se o problema for efectivamente a injecção podemos focar basicamente apenas nos 3 sensores, falta saber se a luz acende.............. Sleep
    Se a luz não acende, as velas dão faísca?
    Se a luz não acende, cheira a gasolina no escape?
    Se a luz acende é contar as piscadelas longas e curtas e ir ao manual procurar a correspondência do erro. A IE tem esta vantagem mas se quisermos ir de outra forma temos o multimetro e procuramos pelos sinais eléctricos dos sensores.
    Na mina opinião não vale a pena pedir ajuda sem responder se a luz dá sinal, se existe faísca, ou se cheira a gasolina no escape...
    Não tenho experiência para dizer que é +/- comum a pickup nas trails encostar devido ao calor, tem lógica mas o que é certo é que eu não me recordo de ler ou ouvir relatos de pickup's queimadas na TA e sim a 700 é quentinha.
    António Santos dá para dizer o que o mecânico fez? olhou para a mota e chegou a essa conclusão? ou mediu alguma coisa??

    Cumprimentos
    Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  jfvf87 Sáb 26 Jan 2013, 00:35

    Frederico Santos escreveu:Desculpem dizer isto d'esta forma, mas esse mecanico deve perceber de mecanica como eu de alguidares de azeite Avaria na TA 700 223734 , se não vejamos: quantos usuarios tem este forum, p'racima de muitos;quantos tem trails, axo que todos, quantos ja tiveram esse problema....deixa ver .....nenhum, portanto teoria que isso é normal acontecer em trails não me parece. Em 2º lugar eu tenho uma 700 que comprei nova, ja a tive paradsa quase 1 ano e ate agora so se queixa de sede Avaria na TA 700 223734 e eu não sou muito meigo com ela, ja cheguei a fazer de minha casa (oliveira de azemeis) a Sanabria em pouco + de 3 horas (+/-400Km) com 2 pessoas e malas e tinha ido buscar ao stand nessa semana( tinha 0 Km a bem dizer), há aqui pessoal que pode confirmar isso, ja fui com ela para o mato e a temperatura nunca passa dos 102/104 graus o que é normal para este modelo e ate hoje é como digo, so meto gasolina.

    Pouco mais de três horas para 400km com menos de 1000km na mota... xiça o que vale é que são motas que transpiram saúde lol!
    abrpinto
    abrpinto
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 539
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 31/10/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 1997 Transalp + CB 250 Carroça Brutal 2
    Kms: Passa dos 50000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  abrpinto Sáb 26 Jan 2013, 00:38

    O Faustino tu és uma fonte de conhecimento, uma enciclopédia, ou então a Wikipedia do Forum cheers
    avatar
    António Santos
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 66
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 18/01/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 2008
    Kms: 32000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  António Santos Sáb 26 Jan 2013, 09:51

    abrpinto escreveu:O Faustino tu és uma fonte de conhecimento, uma enciclopédia, ou então a Wikipedia do Forum cheers


    Esta frase diz tudo!!!

    Muito obrigado pela colaboração de todos! Este Forum vale mesmo a pena!!

    O mecânico foi aconselhado por um grande amigo meu, pois ele também vai lá com a dele e foi sempre bem atendido com a sua GS 1200... mais tarde conto a "sentença". Vou reunir as informações do Faustino e vou tentar averiguar melhor o que se passa!

    Mais tarde relato o sucedido.
    Mais uma vez, obrigado pela colaboração Smile
    avatar
    António Santos
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 66
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 18/01/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 2008
    Kms: 32000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  António Santos Seg 04 Fev 2013, 20:24

    miguel almeida escreveu:Acho que esta na altura de uma 2ª opinião...... Evil or Very Mad
    Leva-a a outro lado, diz ao mecanic Embarassed que o antigo dono vao pagar o arranjo e que tera de ser no mecanico dele.
    Ao menos resolves diplomaticamente o assunto.... Avaria na TA 700 18384
    Ja agora que é o mecanico? Alguem conhecido?
    Abraço

    O meu mecânico é o Ricardo, em Canelas (Gaia). Ele já tratou de tudo... afinal era um cachimbo que estava partido e fazia com que uma das velas não estivesse a funcionar bem!

    Depois de uma revisão "a sério", está pronta a rolar e fazer muitos kms...
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  jfvf87 Seg 04 Fev 2013, 20:54

    António Santos escreveu:
    miguel almeida escreveu:Acho que esta na altura de uma 2ª opinião...... Evil or Very Mad
    Leva-a a outro lado, diz ao mecanic Embarassed que o antigo dono vao pagar o arranjo e que tera de ser no mecanico dele.
    Ao menos resolves diplomaticamente o assunto.... Avaria na TA 700 18384
    Ja agora que é o mecanico? Alguem conhecido?
    Abraço

    O meu mecânico é o Ricardo, em Canelas (Gaia). Ele já tratou de tudo... afinal era um cachimbo que estava partido e fazia com que uma das velas não estivesse a funcionar bem!

    Depois de uma revisão "a sério", está pronta a rolar e fazer muitos kms...

    Porreiro. Mas o motor não deveria dar para trabalhar só com uma vela?

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    António Santos
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 66
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 18/01/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 2008
    Kms: 32000

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  António Santos Seg 04 Fev 2013, 21:17

    Pois, isso não sei...

    O casquilho estava partido, as velas também estavam em muito mau estado. Depois de substituir os casquilhos e as velas (eu disse-lhe que preferia pôr tudo novo), ficou tudo ok, jã não deu mais problemas. Também substituiu filtros, óleos, etc...

    Foi à Mototur para ligar à máquina para ver se dava algum erro e está impec. Pronta a comer estrada...

    Abraço
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  jfvf87 Seg 04 Fev 2013, 21:23

    António Santos escreveu:Pois, isso não sei...

    O casquilho estava partido, as velas também estavam em muito mau estado. Depois de substituir os casquilhos e as velas (eu disse-lhe que preferia pôr tudo novo), ficou tudo ok, jã não deu mais problemas. Também substituiu filtros, óleos, etc...

    Foi à Mototur para ligar à máquina para ver se dava algum erro e está impec. Pronta a comer estrada...

    Abraço

    É isso mesmo! Boa sorte com a máquina! Também já cá esteve uma 700 com os cachimbos rachados mas e no impasse de mandar vir do ebay (cá são caros) levou com fita isoladora (fica cola Rolling Eyes ) uma solução provisória mas que parece que ficou definitiva Evil or Very Mad . Funciona

    Cumprimentos
    Faustino

    Conteúdo patrocinado


    Avaria na TA 700 Empty Re: Avaria na TA 700

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 07 maio 2024, 14:46