Já estive a ver o esquema e não tem pickup coil em vez disso tem um sensor de posicionamento da cambota mas pode ser interpretado da mesma forma.
A injecção electrónica tem diversos sensores(temperatura, oxigénio, Posicionamento da cambota, posicionamento da arvore de cames, de queda, etc etc) que enviam
sinais electricos à centralina. A centralina com base nesses sinais processa o mapa e envia os sinais aos actuadores. O fechar o ar nos motores a injecção não deixou de existir, a centralina é que faz isso automaticamente da forma mais eficiente quase sem darmos conta, este é só um exemplo dos benefícios da IE.
É necessário um pouco deste bla bla bla para desmistificar um pouco a IE e esquecer um bocado aquela ideia que problemas em maquinas recentes só se resolvem ligando à máquina ou nos concessionários ou mecânicos altamente qualificados.
Voltanto ao bla bla...destes sensores só 3 cortam a injecção e são eles o do posicionamento da cambota, de posicionamento das cames e o sensor de queda.
Acontece que a centralina vai avisar que existe um erro em determinado sensor e vai piscar a luz pgm-fi com intervalos próprios de cada código de erro. Pelos sintomas descritos uma primeira abordagem poderia simplesmente passar por abrir e fechar as fichas destes três sensores(pode existir verdete e com o movimento ser restabelecido o contacto). Em falhas nos restantes sensores a centralina não desliga a injecção mas vai acusar erro e vai carregar um mapa "safe mode" que permite que a mota chegue a um local de reparação.
Com esta informação e se o problema for efectivamente a injecção podemos focar basicamente apenas nos 3 sensores, falta saber se a luz acende..............
Se a luz não acende, as velas dão faísca?
Se a luz não acende, cheira a gasolina no escape?
Se a luz acende é contar as piscadelas longas e curtas e ir ao manual procurar a correspondência do erro. A IE tem esta vantagem mas se quisermos ir de outra forma temos o multimetro e procuramos pelos
sinais eléctricos dos sensores.
Na mina opinião não vale a pena pedir ajuda sem responder se a luz dá sinal, se existe faísca, ou se cheira a gasolina no escape...
Não tenho experiência para dizer que é +/- comum a pickup nas trails encostar devido ao calor, tem lógica mas o que é certo é que eu não me recordo de ler ou ouvir relatos de pickup's queimadas na TA e sim a 700 é quentinha.
António Santos dá para dizer o que o mecânico fez? olhou para a mota e chegou a essa conclusão? ou mediu alguma coisa??
Cumprimentos
Faustino