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    Mensagem  jfvf87 Qui 31 Jan 2013, 12:56

    Viva

    Conheci esta XR há umas semanas

    Honda XR650 motor partido  19884_195559680583403_1911053940_n

    Mota danada! Tão danada que sofri imenso para a por a trabalhar no primeiro dia e no dia seguinte desisti rapidamente e pedi ao dono para a vir por a trabalhar Embarassed . Nos dias seguintes já dominava o descompressor e o kick Very Happy.

    Foi feita uma revisão geral que incluiu mudança de óleo, filtro de óleo, liquido do radiador, afinar válvulas entre outros.
    Acontece que a mota foi entregue e passados 70 kilometros o resultado foi este:

    Honda XR650 motor partido  Fotografia0255

    Honda XR650 motor partido  Fotografia0256

    Válvulas de escape empenadas
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    Honda XR650 motor partido  Fotografia0258

    No nem queria acreditar pale
    Honda XR650 motor partido  Fotografia0260

    Honda XR650 motor partido  Fotografia0261

    Honda XR650 motor partido  Fotografia0267

    E a caixa está completamente seca
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    E um dos veios partidos
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    Fotos de ontem...

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    Mensagem  Cou Qui 31 Jan 2013, 13:24

    Boas

    Fiquei curioso onde raio esta esse filtro ?
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    Mensagem  jfvf87 Qui 31 Jan 2013, 13:50

    Cou escreveu:Boas

    Fiquei curioso onde raio esta esse filtro ?

    Já não me lembro bem mas acho que está entre os carteres na parte inferior.
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    Mensagem  jfvf87 Qui 31 Jan 2013, 13:54

    Na parte inferior da cambota
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    Mensagem  LFTransAlp Qui 31 Jan 2013, 14:13

    affraid tadinha da Honda XR650 motor partido  338808 o que andam a fazer com Honda XR650 motor partido  191898 lol!
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    Mensagem  drt Qui 31 Jan 2013, 14:50

    Alguma ideia do que é que aconteceu?

    Essa rede quadrada é um filtro?
    E o estar tapado foi por causa do "lixo" que se formou quando o motor estoirou, ou já estava assim antes?

    E a caixa seca, foi essa falta de oleo que deu cabo do motor?
    O dono não viu o oleo que lá faltava a pingar?

    Desculpa lá tanta pergunta, mas é a curiosidade a levar a melhor...
    Eu percebo pouco, mas sempre me interessei por mecânica. Electrões é mais a minha área..
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    Mensagem  Jardel Qui 31 Jan 2013, 14:52

    é obra partir um motor desses!!!
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    Mensagem  jfvf87 Qui 31 Jan 2013, 14:55

    Jardel escreveu:é obra partir um motor desses!!!

    mais difícil é partir um motor de uma Transalp Laughing
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    Mensagem  abrpinto Qui 31 Jan 2013, 15:07

    Só de ver doi-me a alma, uma cabrita dessas é para andar a desbravar. Conseguis-te chegar á conclusão do motivo? se sempre foi esse filtro?
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    Mensagem  jfvf87 Qui 31 Jan 2013, 17:16

    Pedi autorização ao dono para publicar aqui as fotos e acho que também não se vai importar que detalhe o que aconteceu.

    Como é normal numa mota que não estou habituado primeiro vejo o manual. Vi a compatibilidade do óleo e o resto, estava tudo ok para a revisão.
    Como de início tive bastante dificuldade em colocar a mota a trabalhar achei que não era normal e fui verificar a folga das válvulas. Estavam todas com cerca de 0.05 mm de folga quando as de admissão deveriam ter 0.15 e as de escape 0.20. Depois de afinadas fiquei convencido que ia conseguir pôr a mota a trabalhar sem problemas mas a única coisa que consegui foi no dia seguinte uma dor nos músculos da perna. Desejei esconder-me quando o dono da mota a meu pedido veio ajudar a ligar o motor e o conseguiu à primeira.

    Honda XR650 motor partido  379281_529062117128678_1559775809_n

    Depois de afinada a folga da direcção que era imensa verificou-se que a coisa só lá ia com um kit de rolamentos novo e como ainda existiam outros pormenores acabei por ficar com ela mais uns dias e qualquer pretexto servia para dar uma volta de canhão nas redondezas.

    Comentei com o dono que o motor estava um pouco barulhento(folgas) que respondeu que foi sempre assim. Como não achei demais e sabia que era uma mota de passeio não havia razão para alarmes.

    Como também é normal gosto de ter o feedback da minhas intervenções e saber se ficou tudo nos trincos e fiquei bastante satisfeito pela satisfação do dono e por ter notado as melhorias na mota. Passado uns dias voltamos a falar para revisão da mota de um amigo e é claro que fiquei ainda mais convencido que tinha feito um bom trabalho. Passado outros dias recebo um telefonema com mais ou menos o seguinte "Faustino tudo bem? a mota está com um ruído quando carrego na embraiagem. Aconteceu depois de fazer a Vasco da Gama a fundo" affraid Bolas!!A fundo com uma mota destas e com um motor que não está novo? Ouvi o motor pelo telemóvel e notei que existia algum problema entre a embraiagem e a caixa e pedi a confirmação sobre o nível de óleo. Estava no nível e sugeri que viesse nas calmas até à oficina. A mota parou a menos de 2 km da oficina. Fui buscar a mota com o reboque e enquanto olhávamos para a mota há espera que ela começa-se a trabalhar sozinha só com o olhar oiço "...mas Faustino eu vim a dar-lhe" acho que lancei um olhar como se a mota fosse minha e lhe tivessem dado a pior sentença. Não há garantia que se tivesse sido nas calmas tivesse chegado à oficina mas... Depois de comentar esta situação com outras pessoas entendidas na área confirmei que esta não foi a primeira situação semelhate e certamente não será a última. Errar é uma possibilidade e uma parte positiva que tiro disto é que tenho tido sorte com os meus clientes que são mais amigos que outra coisa. Se fosse outra pessoa podia ter dito que a culpa era minha por a mota ter feito a revisão há apenas 70 kilometros e obviamente iria complicar tudo. É muito bom para noites calmas esta honestidade mutua.

    Ainda não analisei bem o motor e apesar da conclusão obvia que o motor encostou devido a uma esfrega valente é preciso saber o que aconteceu, onde começou, onde acabou, etc etc.
    A minha primeira linha de pensamento passa por um motor que já estava bastante folgado e com uma pressão de óleo suficiente para esfregas no mato e utilização normal durante muito tempo e nestas condições para durar muitos mais anos. Parece-me que me motor já foi aberto, o que pode não ser razão para nada disto mas era interessante saber se sim e o porquê. A mota enquanto esteve comigo não mostrou qualquer sinal de ter avançado em qualquer aspecto de desgaste, já depois de uns minutos no máximo regime do motor o avanço dos estragos foram claros. Ao telefone ainda ouvi o motor com um bom trabalhar (tirando o ruído da caixa)o que me leva a querer que o eixo da caixa já estaria em colapso mas inteiro e na viagem até à oficina partiu e a pressão de óleo baixou completamente deixando de lubrificar as paredes do cilindro que acabou por colar.
    Voltando um pouco a trás...porquê primeiro o eixo da caixa? E que material é aquele que está a obstruir a malha que parece uma espécie de borracha ou junta de papel moída embebida em óleo?
    A bomba de óleo a olhometro parece nova, com folgas excelentes.
    Opiniões.

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    Mensagem  abrpinto Qui 31 Jan 2013, 18:00

    Poderá ter esse filtro entupido ter impedido a correta passagem de oleo e lubrificação da caixa, que com aquela esfrega cedeu, depois é como tu dizes a baixa na pressão do oleo foi suficiente para não lubrificar a parte de cima do cilindro. As tantas quem abriu o motor antes ao raspar as juntas na substituição deixou cair aquele farelo lá para dentro... Idea
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    Mensagem  Cou Qui 31 Jan 2013, 18:54

    Boas Faustino
    A TA também tem esse filtro ?
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    Mensagem  miguel almeida Qui 31 Jan 2013, 20:36

    Maos a obra !
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    Mensagem  DRAKER Qui 31 Jan 2013, 22:30

    A minha opniao :

    Embora a Mota nao seja propriamente uma Mota de rolar muito tempo em altas rotações, o facto de fazer a vasco da gama de gaz a fundo , nao teria causado o sucedido, isto se ela estivesse de boa saúde!

    Mas infelizmente a má lubrificação do motor já lá estava.... E o aquecimento que levou, deu origem ao sucedido Honda XR650 motor partido  223734

    E porque ?
    Deficiente lubrificação do motor = a maior aquecimento Honda XR650 motor partido  75625 Causado por essa redinha que vemos na foto, que esta praticamente tapada.

    acho que é importante verificar que tipo de residos estao agarrados a rede de filtragem do oleo... Esta será a primeira pista a seguir !
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    Mensagem  jfvf87 Sex 01 Fev 2013, 01:25

    DRAKER escreveu:A minha opniao :

    Embora a Mota nao seja propriamente uma Mota de rolar muito tempo em altas rotações, o facto de fazer a vasco da gama de gaz a fundo , nao teria causado o sucedido, isto se ela estivesse de boa saúde!

    Mas infelizmente a má lubrificação do motor já lá estava.... E o aquecimento que levou, deu origem ao sucedido Honda XR650 motor partido  223734

    E porque ?
    Deficiente lubrificação do motor = a maior aquecimento Honda XR650 motor partido  75625 Causado por essa redinha que vemos na foto, que esta praticamente tapada.

    acho que é importante verificar que tipo de residos estao agarrados a rede de filtragem do oleo... Esta será a primeira pista a seguir !

    Tal e qual Draker, nota 20. Nessa foto já tinha destapado um pouco para se perceber melhor e ainda existe outra malha que estava com a mesma obstrução, amanhã coloco as fotos. Está confirmado que foi a junta do cilindro junto ao carter que se desfez. O motor morreu com a ajuda da esfrega e não pela esfrega. Qualquer das formas ia encostar num futuro próximo se não se descobrisse que a bomba de óleo não estava a debitar o suficiente.
    Agora resta saber porque é que a junta se desfez.

    Cou a Transalp também tem uma malha dessa. Quase todos senão todos os motores a 4T têm essa malha antes da bomba de óleo. Não tem nada de relacionado com a manutenção do filtro de óleo e deve manter-se limpa toda a vida do motor sem qualquer intervenção.

    abrpinto já confirmei com o dono que o motor já tinha levado um piston. E pelo que vi o trabalho foi bem feito. Suspeito que a junta se tenha desfeito porque neste motor existe uma passagem de água do carter à parte inferior do cilindro e como esta maquina levou água da torneia tinha bastante ferrugem e a guia de metal apodreceu passando a ser a junta de papel a segurar a água.

    Amanhã seguem mais fotos.

    Cumprimentos a todos
    Faustino
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    Mensagem  DRAKER Sex 01 Fev 2013, 11:12

    Faustino,

    Falta saber também, que tipo de junta foi essa, que o anterior mecânico meteu!
    Há muita boa gente que por vezes para poupar 5 ou 10€, no lugar de comprar as juntas... faz umas juntas manhosas com suposto papel de juntas (cartão).
    Possivelmente a junta seria de à má qualidade da junta e não foi feita corretamente, ficando possivelmente pardes de fora do lado de dentro do motor, que por sua vez se foram desfazendo.… Honda XR650 motor partido  223734

    Estive a ver melhor as fotos e nota se perfeitamente na cor dos carretos da caixa que aquilo levou um valente aquecimento e que praticamente estava a trabalhar a seco!

    Os motores Honda sao do catano!!
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    Mensagem  jfvf87 Sex 01 Fev 2013, 21:00

    Aqui está a foto da malha o mais aproximada de quando saiu do motor
    Honda XR650 motor partido  1

    quis ver como estava a malha do quadro... Evil or Very Mad
    Honda XR650 motor partido  2

    estava mesmo entranhado
    Honda XR650 motor partido  3

    mais apresentável
    Honda XR650 motor partido  4

    Honda XR650 motor partido  5

    aqui está a junta que deu origem a este resultado. Notam alguma coisa de estranho?
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    Cumprimentos
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    Mensagem  abrpinto Sex 01 Fev 2013, 21:24

    Que junta ? lol!
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    Mensagem  TrAnsAlper Sex 01 Fev 2013, 21:31

    É junta é!...junta tudo e deita fora! Laughing

    Falta aí uma anilha sincronizadora, Faustino.Mas se calhar a XR não leva.

    Agora fora de brincadeiras, mais um tópico a seguir atentamente. Wink

    Um abraço e boas transalpadas
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    Mensagem  DRAKER Sex 01 Fev 2013, 22:24

    Honda XR650 motor partido  223734 Honda XR650 motor partido  223734 Honda XR650 motor partido  223734

    Como se já nao bastasse uma junta feita as três pancadas, que acabou por se desfazer .... Temos tambem o circuito de refrigeração, completamente calcinado e oxidado, pela agua utilizada em vez do anti congelante. Honda XR650 motor partido  223734 Honda XR650 motor partido  223734

    Esse motor esteve nao mão de um assassino ! affraid
    Era pegar nas fotos ou peças e mostrar o resultado da obra ao artista que fez esse trabalho Honda XR650 motor partido  75625

    Faustino ,
    Esta certo o meu diagnostico !?


    P.s:

    É impressão minha ou na sétima foto, do lado esquerdo, junto ao furo de passagem do parafuso, a janela de passagem da agua, estava tapada pela junta ??

    Toca a lavar essas peçinhas muito bem lavadinhas sunny
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    Mensagem  Gigikoln3 Sáb 02 Fev 2013, 00:23

    Ora bem...

    Pelo que eu conheço do dono da XR, ele é todo XPTO com a cabritinha do monte...

    Mas este caso faz-me parecer com um caso já relatado aqui (suponho eu) de um membro do Forum que levava a TA a uma casa especializada em motas de Trail, Enduro e Cross para fazer as revisões... Quando conheceu o Dr. Faustino o caso ficou feio, quando lhe foi dito que a TA estava um bocadinho "maltratada", não pelo seu dono como é óbvio, mas pelas mãos de quem mexia na sua TA no que toca a revisões... Isto numa casa conceituada.... Honda XR650 motor partido  223734

    Pois bem é o que eu vejo aqui... Tal e qual...

    Esta XR fez sempre as revisões numa casa em que o próprio dono corre em provas Nacionais (penso eu) e tem casa aberta de motas deste estilo (já lá estive), agora faz-me pensar scratch mesmo numa casa especializada e certificada (não sei bem por quem), não era de ter cuidado com o que se faz ???
    Só o simples facto de conduzirmos 2 rodas e andar por aí com esses enlatados que não respeitam ninguém já é um atentado a nossa vida, temos de estar preocupados com as casas de "NOME" onde mandamos fazer uma revisão ???

    Oh Sr. Dr. Faustino cada vez tenho mais a certeza que é o Sr. Dr. e somente o Sr. Dr. que mete as mãos em cima da minha TRANSALP !!!!

    Tenho dito.

    P.S. Vou fazer questão de que o dono da XR veja atentamente este tópico.

    Já agora....

    METAM O FAUSTINO A BULIR !!!
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    Mensagem  Cou Sáb 02 Fev 2013, 01:55

    Boas
    Pelas fotos da-me a sensação que andou agua junto com óleo...
    Ficou sem agua aqueceu e pufe affraid
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    Mensagem  jfvf87 Sáb 02 Fev 2013, 02:56

    DRAKER escreveu: Honda XR650 motor partido  223734 Honda XR650 motor partido  223734 Honda XR650 motor partido  223734

    Como se já nao bastasse uma junta feita as três pancadas, que acabou por se desfazer .... Temos tambem o circuito de refrigeração, completamente calcinado e oxidado, pela agua utilizada em vez do anti congelante. Honda XR650 motor partido  223734 Honda XR650 motor partido  223734

    Esse motor esteve nao mão de um assassino ! affraid
    Era pegar nas fotos ou peças e mostrar o resultado da obra ao artista que fez esse trabalho Honda XR650 motor partido  75625

    Faustino ,
    Esta certo o meu diagnostico !?


    P.s:

    É impressão minha ou na sétima foto, do lado esquerdo, junto ao furo de passagem do parafuso, a janela de passagem da agua, estava tapada pela junta ??

    Toca a lavar essas peçinhas muito bem lavadinhas sunny

    pale Não sei se estás totalmente certo? Como consegues provar que a junta foi feita às três pancadas?
    A minha actual opinião é que tudo começou com a colocação de água em vez de liquido próprio que evita a oxidação do circuito.
    A Transalp também tem esta junta mas não tem a passagem da água como a XR, em vez de passar da parte superior do carter directamente para a base do cilindro todas as TA's têm a entrada e saída de liquido refrigerador na parte lateral de cada cilindro, o que por mais oxidação exista é quase impossível que o liquido alguma vez entre em contacto com a junta. Se aparecesse uma TA com a junta do cilindro desfeita não tinha outro remédio senão aceitar uma das duas opções, ou junta mal feita ou de má qualidade. Percebes onde quero chegar?

    Gigikoln3 escreveu:Ora bem...

    Pelo que eu conheço do dono da XR, ele é todo XPTO com a cabritinha do monte...

    Mas este caso faz-me parecer com um caso já relatado aqui (suponho eu) de um membro do Forum que levava a TA a uma casa especializada em motas de Trail, Enduro e Cross para fazer as revisões... Quando conheceu o Dr. Faustino o caso ficou feio, quando lhe foi dito que a TA estava um bocadinho "maltratada", não pelo seu dono como é óbvio, mas pelas mãos de quem mexia na sua TA no que toca a revisões... Isto numa casa conceituada.... Honda XR650 motor partido  223734

    Pois bem é o que eu vejo aqui... Tal e qual...

    Esta XR fez sempre as revisões numa casa em que o próprio dono corre em provas Nacionais (penso eu) e tem casa aberta de motas deste estilo (já lá estive), agora faz-me pensar scratch mesmo numa casa especializada e certificada (não sei bem por quem), não era de ter cuidado com o que se faz ???
    Só o simples facto de conduzirmos 2 rodas e andar por aí com esses enlatados que não respeitam ninguém já é um atentado a nossa vida, temos de estar preocupados com as casas de "NOME" onde mandamos fazer uma revisão ???

    Oh Sr. Dr. Faustino cada vez tenho mais a certeza que é o Sr. Dr. e somente o Sr. Dr. que mete as mãos em cima da minha TRANSALP !!!!

    Tenho dito.

    P.S. Vou fazer questão de que o dono da XR veja atentamente este tópico.

    Já agora....

    METAM O FAUSTINO A BULIR !!!

    lol! Também não sei se concordo totalmente contigo Razz se estás a falar da mota do Carlos CMCA concordo que poderiam ter tido um pouco mais de atenção e mais ainda por trabalharem com motas de mato. O filtro de ar na mota do Carlos devia ser tão velho que só estava seguro com 2 parafusos por ter rachado da vibração (nunca tinha visto nem nunca voltei a ver tal coisa), o 3 parafuso segurava apenas um pedaço de chapa. Deve ter sido um esquecimento Rolling Eyes é ai que levam 30 euros há hora?
    Agora muito honestamente pelo que o dono da XR contou da excelente qualidade do mecânico e que corria no Dakar então cuidado porque ele é mesmo bravo. Prefiro acreditar que foi falta de revisões e que o dono da XR estava a gozar comigo.

    Draker só para concluir pelo menos o dono da mota colocou água da torneira. Quando fui buscar a mota foi isso que percebi, por isso, não podemos culpar o mecânico.


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    Mensagem  jfvf87 Sáb 02 Fev 2013, 03:46

    Cou escreveu:Boas
    Pelas fotos da-me a sensação que andou agua junto com óleo...
    Ficou sem agua aqueceu e pufe affraid

    Bem visto, também fiquei com ideia dessa possibilidade mas se a caixa foi a primeira a queixar-se e se só é arrefecida a óleo porque estava tão seca quando abri o motor? Alem disso a mota tinha bastante liquido e o óleo deveria estar esbranquiçado.
    O facto é que o dono da mota pediu-me para a ir buscar porque tinha pingado um pouco de liquido do radiador. Na garagem também reparei numa gota de óleo no chão que comentei com o dono mas que nem dei importância, pensei estes motores batem tanto e tanto motor que anda por ai todo sujo de óleo...
    Na revisão detectei que faltava uma abraçadeira no tubo de retorno do vaso de expansão, poderia ter pingado um pouco por ai. Coloquei uma abraçadeira e como não detectei nada de anormal depois da mota trabalhar várias vezes fiquei tranquilo.
    Senti-me um pouco culpado do problema ter passado à minha frente e não ter evitado isto mas o que poderia ter feito? Sugerir abrir o motor para inspeccionar? Ter colocado um silicone de juntas por fora que nada adiantaria?
    Podia ter medido a pressão de óleo mas se vou estar a medir a pressão a todos os motores que aparecerem com uma junta suja não faço mais nada. Até porque possivelmente grande parte da junta desfeita soltou-se com a esfrega.
    Aconteceu e pronto. Resta-me aconselhar a trocar o liquido do radiador regularmente e nunca colocar água da torneira ou mineral, seja XR, Transalp ou outra máquina qualquer. E reparar este motor Exclamation
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    Mensagem  DRAKER Sáb 02 Fev 2013, 23:33

    jfvf87 escreveu:

    pale Não sei se estás totalmente certo? Como consegues provar que a junta foi feita às três pancadas?


    ... Se reparares, na 6* e 7* foto do lado direito do cilindro, tem uma câmara (buraco) no topo da parede exterior tem a face de vedação onde leva a junta. Nessa zona que tem mais ou menos 5 mm de espessuras, notas que do lado de dentro o perfil da junta nao esta certinho ( esta as curvas ) .... Dá ideia que havia excessos de junta para o lado interno do motor. Excessos esses que eventualmente tambem poderiam hesistir em outros locais, que por sua vez se foram desfazendo com a agua ! Ou ate possivelmente alguns dos furos por onde circula a agua estivessem tapados, por esquecimento, ao fazerem a junta.

    Logicamente isto sao tudo suposições !

    A possibilidade de haver passagem de oleo para a agua, nao acredito! Mas nada como perguntar ao dono da Mota se ela fez aquele fumo e cheiro característico , de quando há mistura de oleo e agua...
    O oleo tinha agua misturada ?
    Por outro lado os carretos da caixa estão completamente limpos e secos!


    Continuo com a minha opniao, de que tudo começou pelo aquecimento do motor...
    Que foi originado pela nao circulação da agua dentro do motor , devido a obstrução da junta. ( a agua estava lá, mas nao circulava )

    Ok todos sabemos que agua nao é o aconselhado, mas sempre é algo que circula e arrefece o motor e que nos piores dos casos , origina oxidações e evapora ou congela com mais facilidade.... Se a agua circulasse o motor nao aquecia!


    Abraço e maus a obra! Honda XR650 motor partido  463778

    P.s:
    Vamos seguir o tópico !

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