Pedi autorização ao dono para publicar aqui as fotos e acho que também não se vai importar que detalhe o que aconteceu.
Como é normal numa mota que não estou habituado primeiro vejo o manual. Vi a compatibilidade do óleo e o resto, estava tudo ok para a revisão.
Como de início tive bastante dificuldade em colocar a mota a trabalhar achei que não era normal e fui verificar a folga das válvulas. Estavam todas com cerca de 0.05 mm de folga quando as de admissão deveriam ter 0.15 e as de escape 0.20. Depois de afinadas fiquei convencido que ia conseguir pôr a mota a trabalhar sem problemas mas a única coisa que consegui foi no dia seguinte uma dor nos músculos da perna. Desejei esconder-me quando o dono da mota a meu pedido veio ajudar a ligar o motor e o conseguiu à primeira.
Depois de afinada a folga da direcção que era imensa verificou-se que a coisa só lá ia com um kit de rolamentos novo e como ainda existiam outros pormenores acabei por ficar com ela mais uns dias e qualquer pretexto servia para dar uma volta de canhão nas redondezas.
Comentei com o dono que o motor estava um pouco barulhento(folgas) que respondeu que foi sempre assim. Como não achei demais e sabia que era uma mota de passeio não havia razão para alarmes.
Como também é normal gosto de ter o feedback da minhas intervenções e saber se ficou tudo nos trincos e fiquei bastante satisfeito pela satisfação do dono e por ter notado as melhorias na mota. Passado uns dias voltamos a falar para revisão da mota de um amigo e é claro que fiquei ainda mais convencido que tinha feito um bom trabalho. Passado outros dias recebo um telefonema com mais ou menos o seguinte "Faustino tudo bem? a mota está com um ruído quando carrego na embraiagem. Aconteceu depois de fazer a Vasco da Gama a fundo"
Bolas!!A fundo com uma mota destas e com um motor que não está novo? Ouvi o motor pelo telemóvel e notei que existia algum problema entre a embraiagem e a caixa e pedi a confirmação sobre o nível de óleo. Estava no nível e sugeri que viesse nas calmas até à oficina. A mota parou a menos de 2 km da oficina. Fui buscar a mota com o reboque e enquanto olhávamos para a mota há espera que ela começa-se a trabalhar sozinha só com o olhar oiço "...mas Faustino eu vim a dar-lhe" acho que lancei um olhar como se a mota fosse minha e lhe tivessem dado a pior sentença. Não há garantia que se tivesse sido nas calmas tivesse chegado à oficina mas... Depois de comentar esta situação com outras pessoas entendidas na área confirmei que esta não foi a primeira situação semelhate e certamente não será a última. Errar é uma possibilidade e uma parte positiva que tiro disto é que tenho tido sorte com os meus clientes que são mais amigos que outra coisa. Se fosse outra pessoa podia ter dito que a culpa era minha por a mota ter feito a revisão há apenas 70 kilometros e obviamente iria complicar tudo. É muito bom para noites calmas esta honestidade mutua.
Ainda não analisei bem o motor e apesar da conclusão obvia que o motor encostou devido a uma esfrega valente é preciso saber o que aconteceu, onde começou, onde acabou, etc etc.
A minha primeira linha de pensamento passa por um motor que já estava bastante folgado e com uma pressão de óleo suficiente para esfregas no mato e utilização normal durante muito tempo e nestas condições para durar muitos mais anos. Parece-me que me motor já foi aberto, o que pode não ser razão para nada disto mas era interessante saber se sim e o porquê. A mota enquanto esteve comigo não mostrou qualquer sinal de ter avançado em qualquer aspecto de desgaste, já depois de uns minutos no máximo regime do motor o avanço dos estragos foram claros. Ao telefone ainda ouvi o motor com um bom trabalhar (tirando o ruído da caixa)o que me leva a querer que o eixo da caixa já estaria em colapso mas inteiro e na viagem até à oficina partiu e a pressão de óleo baixou completamente deixando de lubrificar as paredes do cilindro que acabou por colar.
Voltando um pouco a trás...porquê primeiro o eixo da caixa? E que material é aquele que está a obstruir a malha que parece uma espécie de borracha ou junta de papel moída embebida em óleo?
A bomba de óleo a olhometro parece nova, com folgas excelentes.
Opiniões.
Cumprimentos
Faustino