DRAKER escreveu:
P.s:
É impressão minha ou na sétima foto, do lado esquerdo, junto ao furo de passagem do parafuso, a janela de passagem da agua, estava tapada pela junta ??
essas janelas não são da passagem da água. A água entra por baixo (na passagem oxidada) e sai na parte lateral do cilindro.
DRAKER escreveu:jfvf87 escreveu:
Não sei se estás totalmente certo? Como consegues provar que a junta foi feita às três pancadas?
... Se reparares, na 6* e 7* foto do lado direito do cilindro, tem uma câmara (buraco) no topo da parede exterior tem a face de vedação onde leva a junta. Nessa zona que tem mais ou menos 5 mm de espessuras, notas que do lado de dentro o perfil da junta nao esta certinho ( esta as curvas ) .... Dá ideia que havia excessos de junta para o lado interno do motor. Excessos esses que eventualmente tambem poderiam hesistir em outros locais, que por sua vez se foram desfazendo com a agua ! Ou ate possivelmente alguns dos furos por onde circula a agua estivessem tapados, por esquecimento, ao fazerem a junta.
Logicamente isto sao tudo suposições !
A possibilidade de haver passagem de oleo para a agua, nao acredito! Mas nada como perguntar ao dono da Mota se ela fez aquele fumo e cheiro característico , de quando há mistura de oleo e agua...
O oleo tinha agua misturada ?
Por outro lado os carretos da caixa estão completamente limpos e secos!
Continuo com a minha opniao, de que tudo começou pelo aquecimento do motor...
Que foi originado pela nao circulação da agua dentro do motor , devido a obstrução da junta. ( a agua estava lá, mas nao circulava )
Ok todos sabemos que agua nao é o aconselhado, mas sempre é algo que circula e arrefece o motor e que nos piores dos casos , origina oxidações e evapora ou congela com mais facilidade.... Se a agua circulasse o motor nao aquecia!
Abraço e maus a obra!
P.s:
Vamos seguir o tópico !
Se o liquido não circulou foi por uma eventual avaria no termostato e apenas por isso. A bomba de água está boa, saiu bastante liquido (sem óleo) e não detectei qualquer anomalia significativa no circuito de refrigeração tirando a tal passagem podre. Se houve mistura de líquido com óleo foi uma coisa mínima e sem importância para o desfecho.
Quanto aos excessos de junta da parte interna do motor até a Honda os faz nas juntas de origem mas também já ouvir falar de juntas desfeitas por má qualidade (acho que deve ser raro mas...não deixa de ser possível). Acho que o óleo não estraga as juntas de papel mas se pensarmos na água com ferrugem, a pressão do circuito, a temperatura altíssima, as dilatações térmicas acho que não é difícil aceitar que foi isto que aconteceu. O parafuso da purga da bomba de água já tinha falta de um bocado que significa que a oxidação já estava a acontecer há bastante tempo ou seja, a água teve imenso tempo para amolecer a junta e uma vez instalada na junta só voltaria a sair com o novo aquecimento do motor mas como já tinha uma passagem pela guia oxidada esteve sempre a ser castigada. É assim que vejo as coisas.
Draker não te esqueças que essas janelas na base do cilindro parecem passagens de água mas não são.
O cilindro vai ser rectificado e vai levar com o piston da maior medida. Vai transformar o motor em 670cc se não estou em erro. O dono já deu luz verde para a reparação .
Abraço
Faustino