Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
big trail e 2 vs 4 cilindros 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! big trail e 2 vs 4 cilindros 2438059070

4 participantes

    big trail e 2 vs 4 cilindros

    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    big trail e 2 vs 4 cilindros Empty big trail e 2 vs 4 cilindros

    Mensagem  adelinoaraujo Sáb 21 Set 2013, 20:08

    A Honda tem uma estratégia um pouco esquisita relativamente às big trail. Porque é que a Crosstourer não é de 2 cilindros?

    Por outras palavras, o que é que se ganha com 4 cilindros? Suavidade I know, mas a pergunta é relativamente ao rendimento concreto.

    Qualquer comparativo diz que a CT é suave e disponível em toda a gama de rotação, mas as outras marcas todas usam 2 cilindros na gama big trail.

    Ora, como são os consumos no mundo real numa 1200 cc de 2 ou 4 cilindros? Será que vale a pena ter um motor daqueles numa mota trail?

    As outras marcas também apresentam propostas entre 100 e 150 cv's para trail. Eu preferia ter a Transalp 800 (ou 990) com 6 velocidades do que qualquer outra coisa que anda por aí. Acho que 70 ou 80 cv's davam bem para qualquer desafio.

    O que é que vocês acham do panorama das big trails actual? É que não vamos esconder a coisa, as três letras da Alemanha vendem bem, e não estaria na altura da Honda dizer, ok já chega, vamos lá por isto noutro nível...

    A nova KTM 1190 Adv R vai vender bem precisamente porque é a mais orientada para offroad.
    avatar
    António Santos
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 66
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 18/01/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 2008
    Kms: 32000

    big trail e 2 vs 4 cilindros Empty Re: big trail e 2 vs 4 cilindros

    Mensagem  António Santos Dom 22 Set 2013, 11:41

    Boas,

    Por acaso tenho a opinião que a Honda não aposta muito neste segmento... apesar de achar que a Crosstourer é uma grande mota, penso que tem uma estética "refinada" demais para uma big trail...

    Sou de opinião que a Honda deveria construir uma big trail de raíz, para se poder bater com a mega vendas da marca alemã...

    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    big trail e 2 vs 4 cilindros Empty Re: big trail e 2 vs 4 cilindros

    Mensagem  De Sousa Dom 22 Set 2013, 18:11

    adelinoaraujo escreveu:A Honda tem uma estratégia um pouco esquisita relativamente às big trail. Porque é que a Crosstourer não é de 2 cilindros?

    Por outras palavras, o que é que se ganha com 4 cilindros? Suavidade I know, mas a pergunta é relativamente ao rendimento concreto.

    Qualquer comparativo diz que a CT é suave e disponível em toda a gama de rotação, mas as outras marcas todas usam 2 cilindros na gama big trail.

    Ora, como são os consumos no mundo real numa 1200 cc de 2 ou 4 cilindros? Será que vale a pena ter um motor daqueles numa mota trail?

    As outras marcas também apresentam propostas entre 100 e 150 cv's para trail. Eu preferia ter a Transalp 800 (ou 990) com 6 velocidades do que qualquer outra coisa que anda por aí. Acho que 70 ou 80 cv's davam bem para qualquer desafio.

    O que é que vocês acham do panorama das big trails actual? É que não vamos esconder a coisa, as três letras da Alemanha vendem bem, e não estaria na altura da Honda dizer, ok já chega, vamos lá por isto noutro nível...

    A nova KTM 1190 Adv R vai vender bem precisamente porque é a mais orientada para offroad.

    A Honda ganha ao aproveitar o Motor da VFR 1200...não se esqueçam que estamos a falar da VFR Crosstourer.

    As alemãs vendem bem e a Triumph tentou combater esse fenómeno, e tentou bem...e não conseguiu...

    A Honda, não tentou combater e fez bem, porque se há muitas trails, como a CT há poucas ou nenhumas, por isso ganha em exclusividade.

    Aliás de Trail terá apenas as jantes e a envergadura, no entanto será mais direcionada para os longos passeios e não para andar a saltar pocinhas, mas se quiser, consegue.

    A KTM tem o seu mercado definido e conforme há os maluquinhos das BM's, há os maluquinhos das KTM's.

    As outras é que andam a nanar...a Suzuki, a Kawazaki...porque até a Yamaha...conhecida fábrica de pianos, tem um trail de alto nível .

    Fazendo o meu resumo a Crostourer é uma aposta da Honda, acho que é uma aposta diferente, a honda não quis combater com um modelo novo, as opções já existentes, preferiu enveredar por um opção menos off.

    O grande erro da honda foi descontinuar a Africa Twin...e quando chegarem a essa conclusão, vão reiniciar a fabricação e ver que perderam terreno que provavelmente não conseguirão recuperar.

    Então se tivessem feito a Transalp 800...mais valia fechar o tasco e começar a fazer telemóveis, acabaram com a Africa Twin 750 eiam fazer a Transalp 800?!?

    A Crosstourer vai ter o seu mercado e acho que a Honda foi inteligente ( ao contrário da Triumph ) ao ponto de não querer competir com a BMW, nem com a KTM, apontou mais na direção de um mercado ainda pouco experimentado... Será oa ideia a Suzuki reinventar a Vstrom ou então descontinuar.

    PS- quando me refiro à Triumph, refiro-me apenas ao aspeto, não à mecânica e até gosto da mota, no entanto acho que não devemos copiar, mas sim inovar.

    Eu Gosto da Crosstourer.
    Eu Gosto da KTM 1190.
    Eu Gosto da Triumph explorer.

    Mas sou apaixonado pela R1200GS e isto das paixões não se combate...
    E são as paixões que movem este mundo das 2 rodas.


    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    big trail e 2 vs 4 cilindros Empty Re: big trail e 2 vs 4 cilindros

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 22 Set 2013, 18:28

    António Santos escreveu:Boas,

    Por acaso tenho a opinião que a Honda não aposta muito neste segmento... apesar de achar que a Crosstourer é uma grande mota, penso que tem uma estética "refinada" demais para uma big trail...

    Sou de opinião que a Honda deveria construir uma big trail de raíz, para se poder bater com a mega vendas da marca alemã...

    Bem, finalmente alguém com a minha opinião.

    De raíz ou não... pegar na Transalp e fazer a versão 800 ou 990 e colocar algumas coisas, não muito importantes, mas que os outros oferecem, como regulação da suspensão e modos de estrda e offroad com regulação num único botão. E opção fácil para desligar tudo ou ligar tudo.

    Para mim não faz sentido ter uma 1190 com 150 cv ou 100 em offroad, para andar sempre a 5 ou 30 km/h. Os 100 cv ou mais "poderão" ter vantagem com a moto carregada que nem um burro e dar +200 km/h numa autoestrada para ligar troços. Mais nada. Quem é que em offroad usa os 50 cv's da Transalp?? Raramente e com alguma sorte talvez.

    A Honda devia vender a "Transpir" a 12 mil euros com isto tudo e comer tudo que é concorrência! Quem é que compra uma *** ou KTM por 15 mil, quando pode ter o mesmo por muito mas muito menos?

    Eu acho que a Transpir devia ter:
    - roda 21" e 18 ou 19 atrás
    - drive-by-wire
    - TC e ABS (opção CABS)
    - suspensão com regulação manual e electrónica
    - acento regulável
    - tanque de 25 litros
    - pesar 225 kg com líquidos
    - pousa-pés a sério, e não aquilo que a Transalp tem... vá lá...
    - tamanho do pedal de travão a sério também... come on!
    - guiador regulável em posição e elevação
    - luzes auxiliares colocadas na suspensão ou perto, para virarem com a roda
    - opção de escolher pneus
    - de fábrica com suportes para malas e proteção; podiam comprar logo à Touratech isso e tá feito
    - proteção motor a sério... nada de porcaria
    - corta motor de cabo ligado ao braço ou uma cena parecida
    - sobretudo um tampão automático para fechar o depósito em caso de queda, para não verter gasolina
    - o corte do motor pelo descanço só poderia funcionar com a moto parada

    As 6 velocidades deviam ter nas primeiras 2 velocidades, uma afinação especial para offroad. Não sei se mais torque ou primeira muito curta e a segunda longa, para facilitar andar em segunda na terra. Caso a investigar, até porque uma primeira hyper-reduzida ou aproveitar a "marcha-atrás" para ter uma redução especial para a frente, seria revolucionário. Isto parece piada, mas a 1ª velocidade podia ser reduzida de tal forma que permita sair dum buraco ou lama, e não da forma como normalmente fazemos, que é 1ª e gás e enterrar mais ainda.

    Não coloquei atrás que a transmissão deve ser de corrente ou outras coisas, porque é evidente. Também não coloco heated grips nem outras coisas que é nitidamente opção. No entando, gostaria de ver o depósito debaixo do assento, para ter um centro de gravidade com pouca gravidade.

    A parte da proteção, tirando base do motor, até aceito ser opcional, mas a Transpir devia ser criada a pensar numa situação de pelo menos 50/50. Dá perfeitamente para andar na estrada, mesmo com pneus de offroad, mas sobretudo e sobretudo basicamente principalmente e construtivamente criadamente perfeitamente, nada de uma moto de corrida, como é a Crosstourer. Oh "tourer"... é o mesmo que dizer, fazer offroad em auto-estrada e às vezes, pouco, uma estradida nacional.

    Acho que já escrevi demais :oops:  e por isso, calo-me. :( 
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    big trail e 2 vs 4 cilindros Empty Re: big trail e 2 vs 4 cilindros

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 22 Set 2013, 18:41

    [quote="De Sousa"]
    adelinoaraujo escreveu:O grande erro da honda foi descontinuar a Africa Twin...e quando chegarem a essa conclusão, vão reiniciar a fabricação e ver que perderam terreno que provavelmente não conseguirão recuperar.

    Então se tivessem feito a Transalp 800...mais valia fechar o tasco e começar a fazer telemóveis, acabaram com a Africa Twin 750 eiam fazer a Transalp 800?!?
    És esperto. Eu não falo na Africa Twin de propósito, porque Transalp ou AT para mim era igual. Eu também acho que a AT devia ter evoluído e facilmente continuar a paixão que ainda hoje cria.

    Evoluir a Transalp para o lugar da AT ou revitalizar a AT, por mim era igual. Esta Transpir ou ATx, mais modernas com as tretas que as outras trazem hoje em dia, um comprador ia pensar bem e muito bem, se vai gastar 15 mil ou 12 mil ou menos.

    TA ou AT tanto faz, é o lugar que falta preencher aqui e não ir como os outros para motores 1200!!!


    Já agora, o site da Honda Motas está pifado:
    Exception of type 'System.Web.HttpUnhandledException' was thrown.
    System.InvalidCastException: Unable to cast object of type 'ASP.site_auto_noticias_news_ascx' to type 'site_auto_noticias_news'.

    Mas que raio de cast estão a tentar aqui? site_auto_noticas_news_ascx é um tipo de dados? Fonix... bem, já vi coisas piores.
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    big trail e 2 vs 4 cilindros Empty Re: big trail e 2 vs 4 cilindros

    Mensagem  De Sousa Dom 22 Set 2013, 21:25

    Adelino, no fundo acho que estás a confundir o conceito Trail, com o conceito Off Road.

    Uma Trail é uma Dual Purpose, logo, criada para quase todos os tipos de piso e condições, assim tipo canivete do Mc Gyver.

    Eu tenho um canivete desses, mas não sou o Mc gyver e não consigo fazer o que ele fazia com o dele.

    Com as motas é a mesma coisa...já vi gajo de CBR XX a fazer troços que não lembra ao diabo e também já vi gajos de KTM e GS que são alérgicos à terra.

    Voltando ao assunto da MAXI TRAIL Xtourer...

    Não é a mesma coisa comprar uma GS, uma KTM ou uma Crosstourer, porque os compradores Xtourer, não têm a intenção de utilizar a mota nas condições da maioia dos utilizadores GS ou KTM.

    Claro que há gajos que têm um prazer imenso ( leia-se capital disponível) de ajavardar uma KTM ou GS novinhas e espetar com ela no lodo, mas isso é outra conversa.

    Decididamente, a VFR Crosstourer é um conceito que apesar de permitir umas incursões na terra, foi pensada essencialmente para o turismo...penso eu de quê e dá um prazer imenso conduzir em auto estrada, na terra não sei.



    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    big trail e 2 vs 4 cilindros Empty Re: big trail e 2 vs 4 cilindros

    Mensagem  kamikaze Dom 29 Set 2013, 14:13

    De Sousa escreveu:Adelino, no fundo acho que estás a confundir o conceito Trail, com o conceito Off Road.

    Uma Trail é uma Dual Purpose, logo, criada para quase todos os tipos de piso e condições, assim tipo canivete do Mc Gyver.

    Eu tenho um canivete desses, mas não sou o Mc gyver e não consigo fazer o que ele fazia com o dele.

    Com as motas é a mesma coisa...já vi gajo de CBR XX a fazer troços que não lembra ao diabo e também já vi gajos de KTM e GS que são alérgicos à terra.

    Voltando ao assunto da MAXI TRAIL Xtourer...

    Não é a mesma coisa comprar uma GS, uma KTM ou uma Crosstourer, porque os compradores Xtourer, não têm a intenção de utilizar a mota nas condições da maioia dos utilizadores GS ou KTM.

    Claro que há gajos que têm um prazer imenso ( leia-se capital disponível) de ajavardar uma KTM ou GS novinhas e espetar com ela no lodo, mas isso é outra conversa.

    Decididamente, a VFR Crosstourer é um conceito que apesar de permitir umas incursões na terra, foi pensada essencialmente para o turismo...penso eu de quê e dá um prazer esoimenso conduzir em auto estrada, na terra não sei.




    Tambem sou da tua opinião.
    Tenho uma Transalp 650 e 90% da vida dela foi em alcatrão ou lá aquilo que queiram chamar ás estradas portuguesas. Para ajabardar tenho uma KX 250 que só pisa asfalto para atravessar a estrada de um lado ao outro.
    Adoro a Crosstourer , mas se tivesse uma fazia o qu faço com a transalp e não o qua faço com a KX.
    Quem quer uma coisa 50/50 tem de mudar de segmento, pois são coisas muito diferentes em termos gerais, tais como peso; suspenção; acessorios;...etc.
    A Honda tem a CRF Rally e mesmo assim não é uma 50/50, mas sempre é mais do que qualquer Trail ou Maxi Trail.
    Criar uma moto 50/50 não deve ser facil porque é necessário um novo mercado e um cliente muito especial.

    Conteúdo patrocinado


    big trail e 2 vs 4 cilindros Empty Re: big trail e 2 vs 4 cilindros

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar 2024, 06:01