Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Problema em autoestrada 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Problema em autoestrada 2438059070

+4
miguel almeida
Cou
DRAKER
JoaoMagalhaes
8 participantes

    Problema em autoestrada

    avatar
    JoaoMagalhaes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 16/12/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 1992
    Kms: 127000 ???

    Problema em autoestrada Empty Problema em autoestrada

    Mensagem  JoaoMagalhaes Qua 18 Dez 2013, 10:20

    Boas pessoal,

    Pesquisei no forum e não encontrei nenhum tópico com o mesmo problema, por isso criei um.

    Comprei a minha transalp de 92 há sensivelmente 2 meses. A mota estava parada há 2 anos e levei-a directamente para a oficina. Troquei todos os fluidos, substitui grande parte dos travões (parafusos, orings, etc..), o sem fim, o termostato e o sensor de temperatura. Depois de uma dolorosa conta de oficina sai e voltei passado um dia com uma CDI nas couves. Encomendei 2 CDIs novas do Ebay e substitui-as.

    Aqui é que está o problema. A mota ficou a trabalhar bem a baixa velocidade, isto é, até aos 120, para lá disso se andar muito tempo (1 minuto) acima disso ela embrulha e sou obrigado a parar, como se as CDIs estivessem estragadas. Quando a CDI avariou a mota funcionava a um cilindro a qualquer velocidade, neste momento só me faz isso na situação que relatei acima. Já experimentei tirar a tampa do depósito, tal como li num tópico de um user aqui do norte mas o sintoma mantém-se.

    Penso que as velas estejam a precisar de ser mudadas, dado que a mota manda uns rateres ao ralentim, mas nada de extraordinário.

    Alguém tem alguma sugestão para a resolução deste problema?

    Cumprimentos,
    João Magalhães
    DRAKER
    DRAKER
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1245
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 04/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 2000
    Kms: 24000

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  DRAKER Qua 18 Dez 2013, 10:35



    João,

    Lamento dizer, mas compraste os CDI, desnecessariamente... pois temos cá na casa um expert em recuperação de CDI´s  Crying or Very sad 

    De toda essa revisão que foi feita, deves confirmar se foi feito o seguinte :

    troca ou limpeza de filtro de ar
    troca de velas
    limpeza e sincronização dos carburadores.
    verificar o estado do retificador de corrente.

    alguma coisa mais, diz!  Problema em autoestrada 463778 

    p.s.
    Onde fizeste a revisão e quanto pagaste... se é que podemos saber?
    avatar
    JoaoMagalhaes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 16/12/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 1992
    Kms: 127000 ???

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  JoaoMagalhaes Qua 18 Dez 2013, 11:27

    O filtro do Ar foi trocado.

    As restantes operações penso que não foram feitas.

    A revisão foi feita na Mototur, não por preferência, mas, dado que esta é a minha primeira mota, por não conhecer oficinas.

    Paguei uns dolorosos 500 euros por tudo.

    Sugerem alguma oficina na zona do Porto?
    DRAKER
    DRAKER
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1245
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 04/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 2000
    Kms: 24000

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  DRAKER Qua 18 Dez 2013, 17:31

    JoaoMagalhaes escreveu:O filtro do Ar foi trocado.

    As restantes operações penso que não foram feitas.

    A revisão foi feita na Mototur, não por preferência, mas, dado que esta é a minha primeira mota, por não conhecer oficinas.

    Paguei uns dolorosos 500 euros por tudo.

    Sugerem alguma oficina na zona do Porto?

    Nao tenho nada contra a Mototur, pelo contrario, ate tenho vos referencias..
    Mas em minha casa fazia todo isso por metade do preço  Problema em autoestrada 9988 


    ah!
    coloca ai umas fotos da menina, para a malta a apreciar santa 

    p.s.
    Quando tiveres um tempinho dá aqui uma vista de olhos.  lol! 
    http://www.forumtransalp.com/t4046-o-meu-classico
    avatar
    JoaoMagalhaes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 16/12/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 1992
    Kms: 127000 ???

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  JoaoMagalhaes Qua 18 Dez 2013, 18:03

    Draker, se eu tenta-se fazer isso em casa, com a minha inexperiência em motas, resultaria num gasto muitíssimo superior Sad.

    Mal tenha tempo tiro umas fotos e posto aqui, mas aviso desde já que ela está um pouco maltratada.

    A troca de velas, já li que é complicada (leia-se trabalhosa), mas as restantes operações que mencionas são muito complicadas de fazer?

    A tua mota está muito engraçada. A minha teria originalmente o mesmo padrão que a tua, infelizmente um dos donos anteriores deve ter caído e deu azo à imaginação, o que faz com que tenha um pouco de tudo na mota. Mal tenha hipóteses coloco fotos.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  Cou Qua 18 Dez 2013, 20:19

    Boas
    Eu ia oficina e explicava a situação depois de pagar esse valor eles tem de ver o problema... garantia  Problema em autoestrada 463778 
    Provavelmente mal afinada...
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  miguel almeida Qua 18 Dez 2013, 20:26

    Senao amigo combinamos aqui com o Drakker vens ate aqui a nossa terra e damos uma vista de olhos!
    Ate ja e bem vindo !
    dijm
    dijm
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 928
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 28/11/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 6 centos
    Kms: alguns mils

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  dijm Qua 18 Dez 2013, 22:08

    Tem cuidado que os amigos Miguel e Victor(Draker) não são para brincadeiras podes ter uma companhia dos diabos, ainda te arranjam a mota toda, esta-me a parecer que a mota precisa é de calor e más companhias para ela começar a limpar as veias entupidas. Abraço
    volksg
    volksg
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 83
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 30/12/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  volksg Qua 18 Dez 2013, 22:21

    João, depois de o Draker e o Miguel darem uma vista de olhos na máquina, vens um domingo de manhã comigo e com o AbrunhasPinto ao monte que isso fica resolvido....

    P.S Já agora essa TA é um azulinha que á cerca de 1 mês e meio estava na Mototur?
    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  Gigikoln3 Qua 18 Dez 2013, 23:35

    JoaoMagalhaes aí está o tópico dos CDI´S que o Draker falou...


    http://www.forumtransalp.com/t4609p45-restauro-de-cdi-home-made
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  jfvf87 Qui 19 Dez 2013, 09:47

    Viva

    Passa na oficina e explica lhes isso que quase de certeza que vão achar que é falta de gota.
    Podes deixar a mota aquecer e aumentar o regime uns minutos até começar a falhar. Quando isso acontecer desligas imediatamente o motor e inspeccionas a cor das velas (deixas arrefecer o suficiente para evitar queimaduras), bastam apenas as duas velas mais acessíveis. Provavelmente vais encontrar uma ou as duas velas com as pontas brancas e desta forma podes confirmar a falta de gasolina.
    As 600 de origem trazem filtro na torneira e 1 em cada carburador, é só limpar.

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    JoaoMagalhaes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 16/12/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 1992
    Kms: 127000 ???

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  JoaoMagalhaes Qui 19 Dez 2013, 09:55

    Penso que sim. Ela esteve lá parada quase um mês Smile.

    Vou passar na oficina e pedir para validarem isso, depois dou noticias.

    O expert em recuperação de CDIs é o Faustino? Eu tenho as que tirei da mota e pretendo recupera-las.




    volksg escreveu:João, depois de o Draker e o Miguel darem uma vista de olhos na máquina, vens um domingo de manhã comigo e com o AbrunhasPinto ao monte que isso fica resolvido....

    P.S Já agora essa TA é um azulinha que á cerca de 1 mês e meio estava na Mototur?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  jfvf87 Qui 19 Dez 2013, 10:08

    O engenheiro dos CDI's é o Ricardo Aka Gigikoln3 . Aqui pela oficina só os vendo novos por 75 euros.

    Há coisas simples que se podem fazer em casa como purgar os carburadores. Tenho apanhado varias motas com água nos carburadores e o sintoma é idêntico.

    Cumprimentos
    Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  jfvf87 Sex 27 Dez 2013, 03:14

    Novidades?
    avatar
    JoaoMagalhaes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 16/12/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 1992
    Kms: 127000 ???

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  JoaoMagalhaes Sex 27 Dez 2013, 13:24

    Ainda não tive oportunidade de levar a mota ao mecânico, mal tenha novidades eu aviso.
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  miguel almeida Sex 27 Dez 2013, 22:08

    Se precisares de uma 2ª opiniao avisa!
    avatar
    JoaoMagalhaes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 16/12/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 1992
    Kms: 127000 ???

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  JoaoMagalhaes Sex 03 Jan 2014, 18:37

    Viva pessoal,

    Depois de ter voltado à oficina, de carro e ter indicado os sintomas, o mecânico da Mototur chutou um diagnóstico, torneira da gasolina estragada.

    Hoje, aproveitando o tempo menos mau, resolvi testar uma teoria. Atestei a mota, virei a torneira para a reserva e lá fui eu fazer os meus recados com a pressa que a mota me deixasse. Aparentemente o diagnóstico a olho do mecânico estava correcto, a mota não falhou uma única vez e eu fartei-me de puxar por ela. Finalmente consegui apreciar a bela condução que esta mota proporciona.

    Vou deixar a mota na mototur na segunda feira para trocarem a torneira e vou aproveitar para trocar as velas e afinar os carburadores.


    Num outro capítulo, já alguém mudou os segmentos à mota, ou mandou recondicionar o motor?

    Cumprimentos,
    João Magalhães
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  jfvf87 Qui 09 Jan 2014, 22:31

    JoaoMagalhaes escreveu:Viva pessoal,

    Depois de ter voltado à oficina, de carro e ter indicado os sintomas, o mecânico da Mototur chutou um diagnóstico, torneira da gasolina estragada.

    Hoje, aproveitando o tempo menos mau, resolvi testar uma teoria. Atestei a mota, virei a torneira para a reserva e lá fui eu fazer os meus recados com a pressa que a mota me deixasse. Aparentemente o diagnóstico a olho do mecânico estava correcto, a mota não falhou uma única vez e eu fartei-me de puxar por ela. Finalmente consegui apreciar a bela condução que esta mota proporciona.

    Vou deixar a mota na mototur na segunda feira para trocarem a torneira e vou aproveitar para trocar as velas e afinar os carburadores.


    Num outro capítulo, já alguém mudou os segmentos à mota, ou mandou recondicionar o motor?

    Cumprimentos,
    João Magalhães

    recondicionar motores...mudar segmentos? bounce
    Há três principais situações validam a abertura de um motor. Obviamente um dano grave que não possa ser corrigido sem abrir o motor, falta de força em que é necessário fazer um teste de compressão para confirmar que o motor está em mau estado e consumo excessivo de óleo. Tudo o resto é apenas capricho.
    Em qualquer uma das Transalps mesmo apenas para rodar válvulas é necessário retirar o motor. Só para trocar de motor(chave na mão) são cerca de 8 horas, por isso, e se for necessário abrir é altura para recondicionar todo o motor, aproveitar para trocar os rolamentos da caixa (cerca de 80€ da Koyo), Buchas dos veios da caixa, veio secundário da caixa se o local do pinhão estiver gasto (100), capas de bielas (50€), buchas dos moentes da cambota, kit juntas 100€, cavilha dos pistons e freios (30€), dois jogos de segmentos (100€) e encamisar os dois cilindros (200€), guias das válvulas de escape(40€), etc etc. Já abri vários motores em que estão impecáveis de estado geral e que é só corrigir o problema e fica óptimo, há outros que mais valia deixar andar até morrer porque em cada secção há uma surpresa desagradável e depois não há vontad€ de corrigir tudo.

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    JoaoMagalhaes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 16/12/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 1992
    Kms: 127000 ???

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  JoaoMagalhaes Sex 10 Jan 2014, 09:14

    Viva Dr Faustino,

    Apenas perguntei isso porque agora que consegui finalmente andar com a mota (o problema não está resolvido, mas a mota anda bem na reserva) reparei que ela está a gastar uma enormidade de óleo, se as minhas contas estiverem correctas ela deve estar a gastar 1,5 a 2 litros de óleo a cada 1000 km, o que me parece muito óleo.

    Pelo que estive a ler no forum as motas do ano da minha têm um problema com os retentores das válvulas (penso que seja isto) o que faz com que consumam muito óleo, mas esta quantidade e o fumo azul que ela deita em altas indicam segmentos nas couves.

    A mota está-me a sair um poço de surpresas Sad

    Cumprimentos.




    jfvf87 escreveu:
    JoaoMagalhaes escreveu:Viva pessoal,

    Depois de ter voltado à oficina, de carro e ter indicado os sintomas, o mecânico da Mototur chutou um diagnóstico, torneira da gasolina estragada.

    Hoje, aproveitando o tempo menos mau, resolvi testar uma teoria. Atestei a mota, virei a torneira para a reserva e lá fui eu fazer os meus recados com a pressa que a mota me deixasse. Aparentemente o diagnóstico a olho do mecânico estava correcto, a mota não falhou uma única vez e eu fartei-me de puxar por ela. Finalmente consegui apreciar a bela condução que esta mota proporciona.

    Vou deixar a mota na mototur na segunda feira para trocarem a torneira e vou aproveitar para trocar as velas e afinar os carburadores.


    Num outro capítulo, já alguém mudou os segmentos à mota, ou mandou recondicionar o motor?

    Cumprimentos,
    João Magalhães

    recondicionar motores...mudar segmentos? bounce
    Há três principais situações validam a abertura de um motor. Obviamente um dano grave que não possa ser corrigido sem abrir o motor, falta de força em que é necessário fazer um teste de compressão para confirmar que o motor está em mau estado e consumo excessivo de óleo. Tudo o resto é apenas capricho.
    Em qualquer uma das Transalps mesmo apenas para rodar válvulas é necessário retirar o motor. Só para trocar de motor(chave na mão) são cerca de 8 horas, por isso, e se for necessário abrir é altura para recondicionar todo o motor, aproveitar para trocar os rolamentos da caixa (cerca de 80€ da Koyo), Buchas dos veios da caixa, veio secundário da caixa se o local do pinhão estiver gasto (100), capas de bielas (50€), buchas dos moentes da cambota, kit juntas 100€, cavilha dos pistons e freios (30€), dois jogos de segmentos (100€) e encamisar os dois cilindros (200€), guias das válvulas de escape(40€), etc etc. Já abri vários motores em que estão impecáveis de estado geral e que é só corrigir o problema e fica óptimo, há outros que mais valia deixar andar até morrer porque em cada secção há uma surpresa desagradável e depois não há vontad€ de corrigir tudo.

    Cumprimentos
    Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  jfvf87 Sex 10 Jan 2014, 10:25

    Se não estou em erro a Honda diz que é aceitável até 1 litro por cada 1000km para o motor PD06.
    Um óleo com viscosidade 20W40 pode colocar os consumos de óleo nos valores aceitáveis... Evitar andar longos períodos com o motor a alto regime e não deixar a mota a aquecer com o ar fechado também ajudam.
    Caso os cilindros não estejam ovalizados poderia-se apenas dar uma despolidela muito superficial e mudar os segmentos mais um kit de juntas que tem os vedantes das válvulas. Em material era coisa para 200 euros mais óleo e liquido do radiador isto se o motor não tiver mais nenhum desgaste significativo

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    JoaoMagalhaes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 16/12/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 1992
    Kms: 127000 ???

    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  JoaoMagalhaes Sex 10 Jan 2014, 10:43

    Vou seguir essas recomendações e validar os consumos, dado que finalmente tenho conseguido andar com a mota despreocupado admito que tenho andado bastante em regimes de rotação altos Smile. Eu vou dando noticias, obrigado pelo esclarecimento.



    jfvf87 escreveu:Se não estou em erro a Honda diz que é aceitável até 1 litro por cada 1000km para o motor PD06.
    Um óleo com viscosidade 20W40 pode colocar os consumos de óleo nos valores aceitáveis... Evitar andar longos períodos com o motor a alto regime e não deixar a mota a aquecer com o ar fechado também ajudam.
    Caso os cilindros não estejam ovalizados poderia-se apenas dar uma despolidela muito superficial e mudar os segmentos mais um kit de juntas que tem os vedantes das válvulas. Em material era coisa para 200 euros mais óleo e liquido do radiador isto se o motor não tiver mais nenhum desgaste significativo

    Cumprimentos
    Faustino

    Conteúdo patrocinado


    Problema em autoestrada Empty Re: Problema em autoestrada

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 20:37