Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Esquema de funcionamento dos 4 piscas 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Esquema de funcionamento dos 4 piscas 2438059070

+24
miguel almeida
Cou
alanmcg
adelinoaraujo
o5car
Gigikoln3
DRAKER
mario bento
abrpinto
pe-jo@sapo.pt
claudio gil
TrAnsAlper
Zmey78
Jorgego
SEAHAWK
BlackJack
Fabião
Maguinass
Carlos Sousa
Jay
Transouto
calmeida
Potransalp
D'Artagnan
28 participantes

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  D'Artagnan Qui 25 Out 2007, 23:39

    Boas

    Para que quiser saber como por os 4 piscas a funcionar, aqui deixo umas dicas que fui sacar ali ao lado a outro forum


    http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=25958&KW=esquema+4piscas

    Já andava atrás deste esquema á alguns meses mas finalmente consegui.

    Dois esquemas :

    este usa apenas o rele original poderá não funcionar já que este rele não é feito para 4 piscas


    Esquema de funcionamento dos 4 piscas 4pisca10

    e outro aki:
    usando um rele extra tal como no site ingles, este pode ser um rele normal de 4 piscas tipo automóvel
    (barato e fácil de encontar)


    Esquema de funcionamento dos 4 piscas 4pisca11

    Quanto ao interruptor TEM de ser um que ligue e desligue dois circuitos em simultâneo , possivelmente só
    numa casa de material electrônico , peçam um interruptor para 12v e pelo mentos 10 amperes, se não encontrarem
    ou quiserem usar um interruptor com determinado estilo por questões esteticas posso fazer um esquema que utiliza
    um interruptor "normal" ( ou seja que ligue/desligue um unico circuito ) embora é um pouco mais complexo.

    Acabou a aula de Bricolage
    lol!
    Potransalp
    Potransalp
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 156
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 09/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Potransalp Sex 26 Out 2007, 16:31

    Boas D'Artagnan,

    Muito fixe teres colocado aqui o esquema de 4 piscas. ´´E uma coisa que tenho pena que a transalp nao tenha...
    Ao ver os teus esquemas surgiu uma duvida. ´´E mesmo necessario um interruptor duplo? nao podes alimentar os dois circuitos (piscas da esquerda e piscas da direita) directaamente com a fase que sai do rele? Parece-me que sim... Explicar se eu estiver errado...
    Outra questao, no caso de querer implentar isto ha algun sitio "pratico" para se instalar o interruptor? O ideal seria proximo dos outros comandos. No caso de travagem em auto-estrada na ´´e muito pratico andar "``a procura" do botao ao lado do velocimetro ou coisa parecida.

    Pode ser que qualquer dia ponha maos a obra...

    Cumprimentos, Bom fim-de-semana!
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  D'Artagnan Sex 26 Out 2007, 17:35

    Boas, Potransalp

    Eu só este fim de semana vou por mãos á obra e vou exprimentar com os dois interuptores, depois digo se á diferença ou não.
    calmeida
    calmeida
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 150
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 10/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: CBF1000A
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  calmeida Sex 26 Out 2007, 23:33

    olá pessoal...

    entao é assim... realmente precisa do interruptor duplo, ou seja, se a saída do relé que fará o intermitente ligar nas duas ligações dos piscas da esquerda e da direita sem interruptor duplo quando for dado pisca para a direita ou para a esquerda os quatro piscas vão ligar.


    cumprimentos e abraços...
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  D'Artagnan Sáb 27 Out 2007, 23:49

    Boas

    Venho aqui rectificar o 1º Esquema que aqui postei, por já ter realizado testes.

    Assim:


    Esquema de funcionamento dos 4 piscas 4pisca10

    O texto fumado está a mais.
    O relé funciona na perfeição.
    E tem de levar o interruptor duplo, conforme explicação do nosso amigo calmeida no post anterior.


    Fica aqui também o Esquema desenhado pelo nosso amigo calmeida, desenhador oficial de esquemas do forum lol! , pois está mais completo e mais bem desenhado.

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas 4pisca11

    Fica aqui o meu agradecimento pessoal ao nosso amigo calmeida, pelo contributo que deu, tendo-me aturado no MSN a noite passada, onde parlamentamos, tendo-me dado umas dicas sobre o assunto e tendo elaborado o Esquema como já tinha referido.

    Quero também adicionar um Led para saber quando está ligado.
    Assim que tenha a obra concluida vou postar a realização desta obra com fotos passo a passo para que fique bem exemplificado.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Transouto Dom 28 Out 2007, 18:55

    temos Engenheiros...

    è assim mesmo malta, toca a preparar as máquinas com deve ser....por acaso tenho sorte, pois a minha já trás os 4 piscas de série...de qualquer forma parabéns a todos, especialmente ao D'Artagnan por partilhar estas ideias c'a gente...

    V
    Jay
    Jay
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 294
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 13/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Jay Dom 28 Out 2007, 23:51

    O ideal era um touorial com fotos a ilustrar como se faz..

    Eu tenho o rele da minha transalp completamente lixado e ja tem uns meses que nao tenho piscas Sad
    Será que posso comprar o kit da XL650v e adaptar na minha? Visto que tambem tenho o botão dos maximos estragado.. Não prende no fundo..
    Potransalp
    Potransalp
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 156
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 09/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Potransalp Seg 29 Out 2007, 10:04

    Claro que precisa do interuptor duplo...! Nabiçe minha... Rolling Eyes

    Cumprimentos!
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  D'Artagnan Qui 13 Dez 2007, 04:16

    Boas

    Após ter posto a funcionar os 4 Piscas na minha mota aqui deixo o que penso possa vir ajudar quem o queira fazer.

    Material necessário:

    1 Interruptor duplo
    1 led (facultativo)
    1 resistência (não me lembro do valor da resistência, mas na casa onde comprarem o led digam que o led é para funcinar com 12V que eles sabem)
    fio para as ligações
    Eu fiz uma caixa para colocar o interruptor


    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Esquem10

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Img_5010

    A ficha é esta onde estão os fios ligados
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Img_5011

    O material necessário
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Img_4710

    A resistência solda-se no perne maior do led
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Img_4711

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Img_4712

    De um tinteiro fiz a caixa para o interruptor - antes e depois
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Img_5110

    O sitio onde coloquei a caixa, mesmo ao alcance do dedo
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Img_5111

    Mais fácil não pode ser
    Para qualquer dúvida estou ao dispor

    santa
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Transouto Sex 14 Dez 2007, 00:02

    Uma dúvida: aqueles interruptores não vão dar problemas quando apanharem chuva?

    V
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  D'Artagnan Sex 14 Dez 2007, 00:43

    Boas

    Transouto escreveu:Uma dúvida: aqueles interruptores não vão dar problemas quando apanharem chuva?

    V

    A ver vamos lol!

    mas penso que não, porque se derem já tenho a solução, 1º quero ver se dão, manias aqui do mosqueteiro, pancada, não bato bem da bola, etc....

    Mas como não temos no nosso mercado nenhuma loja com material especifico, temos de inventar, testar e sei lá mais o quê
    lol!
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  D'Artagnan Qua 22 Jul 2009, 00:37

    Boas

    Só para complementar a coisa que já estava esquecida, em relação ao interruptore que utilizei, é só para informar que após quase 2 anos a funcionar, não detecto qualquer problema e atenção que esta menina anda todos os dias do ano quer chova ou fraça sol.
    Carlos Sousa
    Carlos Sousa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 137
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 14/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600 (PD06)
    Kms: 90.000

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Carlos Sousa Dom 22 Nov 2009, 03:02

    Bem D'Artagnan cuidado, olha 5***** a do tinteiro sim senhor, ideia de mestre!!!!

    olha uma duvida sera que a tua instalação é igual a de 1992? penso que sim mas não tenho a certeza Esquema de funcionamento dos 4 piscas Icon_rolleyes Esquema de funcionamento dos 4 piscas Icon_rolleyes

    ja agora qual é a referencia do tinteiro? Esquema de funcionamento dos 4 piscas Icon_biggrin Esquema de funcionamento dos 4 piscas Icon_biggrin
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  D'Artagnan Qui 26 Nov 2009, 00:06

    Boas

    Pelo que já vi a instalação não é bem igual, o modelo da minha tem as fichas á frente e o teu modelo tem as fichas do lado direito e esquerdo, tenho andado á espera que o Fabião arranje o interrupetor para lhe fazer a intalação que é o mesmo modelo da tua, só depois disso te posso esclarecer mais

    O tinteiro é Epson ref. S020093, dimensões CxLxA 5x1.7x3.8
    Maguinass
    Maguinass
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 196
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 21/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Xl 650V Transalp
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Maguinass Sex 27 Nov 2009, 09:33

    boas
    pelo que vi das fotos a disposição dos botoes das luzes na vossa TA é igual á minha, mas a minha ja vinha com quatro piscas (julgo que de origem Esquema de funcionamento dos 4 piscas Icon_scratch)

    uma sugestao (que é como a minha TA esta) é ligarem directamente a luz á bateria ou seja sempre que ligam a moto no primeiro clic a luz acende logo, utilizando apenas o conector de medios pra maximos, ficando assim com o conector das luzes - desligadas, minimos e medios, sem efeito. aproveitam assim este conector, agora livre, pra ser os quatro piscas, onde pra baixo esta desligado e pra cima os liga.....

    é uma ideia, e assim nao ficam com mais uma caixinha ali ao lado a encher.

    Agora se é facil ou mesmo possivel..... humm nao sei, deixo isso pros engenhocas Esquema de funcionamento dos 4 piscas Bom
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Fabião Seg 04 Jan 2010, 23:13

    Maguinass o maior problema não é tanto no como ligar nem o onde ligar, o meu problema tem sido encontrar um interruptor decente e discreto para fazer isso.


    Abraço

    Fabião
    BlackJack
    BlackJack
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 905
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: VFR 800X CrossRunner
    Kms:

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  BlackJack Seg 04 Jan 2010, 23:57

    E que tal a ideia de comprares numa sucata o botão dos 4 piscas de um carro?
    Carlos Sousa
    Carlos Sousa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 137
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 14/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600 (PD06)
    Kms: 90.000

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Carlos Sousa Ter 05 Jan 2010, 00:05

    É uma boa ideia!! eu já tenho um que tirei de um Seat Ibiza antigo, o problema que encontro é o facto de ter de o aplicar na encarnarem em um dos lados dos manómetros e de repente ser necessário, e termos de tirar as mão do guiador o que não convém nada Evil or Very Mad Evil or Very Mad,
    o botão do carro é porreiro porque já trás o trabalho quase todo feito é só fazer a ligação e ta andar, tou a falar bem ou mal D'Artagnan??? Esquema de funcionamento dos 4 piscas 223388 Esquema de funcionamento dos 4 piscas 223388
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Fabião Ter 05 Jan 2010, 00:33

    Se não estou em ero falas bem, a única diferença é que no carro o relé dos piscas é duplo e na mota é simples. o problema tal como disseste é arranjar um suficientemente pequeno e prático que se chega lá c um dedo para o activar e seja impermeável.




    Abraço

    Fabião
    Carlos Sousa
    Carlos Sousa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 137
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 14/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600 (PD06)
    Kms: 90.000

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Carlos Sousa Ter 05 Jan 2010, 00:55

    Pois, acho que a ideia do D'Artagnan é porreira pelo menos vou tentar fazer do género, mas se encontrares algo que aches interessante, comunica como temos motas muito parecidas, da sempre para tirar boas ideias Esquema de funcionamento dos 4 piscas 463778 Esquema de funcionamento dos 4 piscas 463778
    SEAHAWK
    SEAHAWK
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 601
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 11/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: Hayabusa GSX1300R
    Kms: 60.000 e Tal

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Interruptores Estanques

    Mensagem  SEAHAWK Qui 21 Jan 2010, 00:10

    Olá amigos,

    Se o problema é a água, sugiro irem a uma loja de artigos náuticos, pesca profissional ou stands de venda de embarcações. Podem encontrar variadissimos interruptores estanques que servirão concerteza as vossas necessidades.
    Jorgego
    Jorgego
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 88
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 25/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650 V transalp
    Kms: 20000

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Jorgego Dom 04 Mar 2012, 22:18

    Alguem me pode dizer como desmontar as carenagens da TA 650 par ter acesso a essas fichas de ligaçao ?
    Pode executar-se as ligaçoes noutros terminais de melhor acesso onde esses fios de ligaçao passem ?
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Transouto Ter 06 Mar 2012, 18:58

    Jorgego escreveu:Alguem me pode dizer como desmontar as carenagens da TA 650 par ter acesso a essas fichas de ligaçao ?
    Pode executar-se as ligaçoes noutros terminais de melhor acesso onde esses fios de ligaçao passem ?

    Está lá tudo, é ir tirando todos os parafusos que estão visíveis e nada mais...è mesmo uma questão de paciência e nunca forçar nada...Atenção que há parafusos que são apenas umas cavilhas ou buchas, ou seja, é só rodar, eles soltam-se e já está....Bom trabalho...

    V
    Jorgego
    Jorgego
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 88
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 25/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650 V transalp
    Kms: 20000

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Jorgego Qua 07 Mar 2012, 14:32

    Eu conheço esses parafusos sim, vou tentar em breve assim que houver algum tempo disponivel.
    Obrigado pela dica Transouto , abraço
    Zmey78
    Zmey78
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 26/04/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600VR '94
    Kms: 63000km

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Zmey78 Sex 27 Abr 2012, 06:10

    Eu fiz a mesma coisa na minha Transalp. Mas eu tinha um conector em um lugar diferente (acho que depende do ano)
    Eu usei um botão de um ciclomotor chinês.

    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Emergency
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas S0760168
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas S4838452Esquema de funcionamento dos 4 piscas S0735176
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Em_batt
    Caixa de botões - a chave do carro relés
    Esquema de funcionamento dos 4 piscas S0102121
    Isso é o que eu tenho agora

    Conteúdo patrocinado


    Esquema de funcionamento dos 4 piscas Empty Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 09:03