Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 2438059070

+9
santosam
Asterix
o5car
jfvf87
dijm
fated
Lfred
Gigikoln3
João Manuel
13 participantes

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    João Manuel
    João Manuel
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 87
    Data de inscrição : 08/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V - 00
    Kms: 18.000

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  João Manuel Sex 09 Mar 2012, 09:17

    Boas, que me desculpem se estou no sitio errado mas gostava de saber a vosso opinião sobre uma duvida que estou a ter (se calhar não é defeito é feitio Very Happy ).
    Sei que estou "mal habituado" pois desde as minhas saudosas FJ1200 e Africa Twin todas as motas que tive (2xVaradero)tinham ABS e desde 2000 a minha "Rebecca" (ST1100)vem equipada com ABS/TCS.
    Desculpem esta introdução mas serve apenas para enquandrar um pouco a minha historia com a capacidade de travagem das minhas motos.
    Com a Morgana (a minha TA, que adquiri em Janeiro deste ano) estou a ter dificuldades em me habituar à pouca capacidade de travagem Sad Sad detectei problemas na bomba de travões dianteiros (o meu mecãmico o Xixó na Amadora) já está a tratar de substitui-la. No entanto a travagem traseira (são sistemas independentes)é muito fraca e por vezes dá-me a "sensação" de que nem sequer trava. O Xixó já montou e desmontou e diz que está tudo em ordem e que a fraca travagem é uma caracteristica da TA. Pergunto: è mesmo assim? será que sou apenas um tipo mal habituado?
    Agradeço as vossas opiniões.
    Abraços
    Joao "Penakid"
    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Gigikoln3 Sex 09 Mar 2012, 09:46

    Eheheh...

    Recordo-me uma vez nos tuneis de entrecampos vinha todo lançado... e de repente o trânsito todo parado a seguir a lomba..... affraid

    Resultado : 1 cagaço do camano affraid

    Travagem : xiça penico... Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 223734 Mas depois já travamos antecipadamente....

    Andam por aí uns "espaçadores" para meter uns discos maiores... Acho que se obtem um poder den travagem maoir.

    Lfred
    Lfred
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 113
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 23/10/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600V
    Kms:

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Lfred Sex 09 Mar 2012, 09:53

    Travagem não é de facto o forte nestas motas.

    Convem os discos e bombas estarem em bom estado.
    Para melhorar, só mesmo recorrendo a pastilhas mais moles ...

    Há quem substitua os tubos por outros em malha de aço.
    Pode ser um pormenor importante caso os de borracha já tenham algum tempo e deformem com a pressão ao travar.

    Cumprimentos
    fated
    fated
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 52
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 22/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600 V 1994
    Kms: 54000

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  fated Sex 09 Mar 2012, 09:59

    Como o nosso colega Lfred disse e pelo que tenho lido, os tubos de malha de aço ajudam na travagem. Retirado de outro forúm: "O líquido dos travões tem tendência em aquecer por causa da transferência de calor entre os materiais. Um tubo plástico dilata com o calor e o em malha de aço não. Terás o pedal sempre firme."
    dijm
    dijm
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 928
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 28/11/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 6 centos
    Kms: alguns mils

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  dijm Sex 09 Mar 2012, 10:35

    Bom dia, podemos dar as voltas que quisermos mas a minha opinião continua, a transalp é para se andar moderada pois em termos de travões, falo do modelo xl 600v, para mim são muito fraquinhas a esse nível, de resto sempre gás.
    Cumprimentos
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  jfvf87 Sex 09 Mar 2012, 11:23

    O problema não é o calor mas sim o principio da hidráulica. Se for aplicado pressão num liquido em ambiente fechado a pressão será igual em todos os lados e o lado mais fraco deforma ou rebenta. Neste caso o lado mais fraco são os tubos hidráulicos que deformam mas estão preparados para isso, na pratica isto significa que é preciso aplicar mais pressão na bomba/manete para compensar a dilatação dos tubos. A malha de aço quase que elimina essa dilatação.
    Acontece que há muitas outras variáveis como o diâmetro do/s discos. Peso da mota, diametro do cilindro da bomba, tipo de materiais, etc, etc. é uma questão de descobrir as diferenças. Já existem tópicos a falar da fraca travagem da TA de 1 disco.

    Cumprimentos
    Faustino
    João Manuel
    João Manuel
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 87
    Data de inscrição : 08/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V - 00
    Kms: 18.000

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  João Manuel Sex 09 Mar 2012, 11:37

    De facto como já li num outro tópico, aqui encontramos tudo o que precisamos para as nossas TA Very Happy Very Happy
    Obrigado a todos pelas vossas sugestões. Depois de comprar as Malas da Hepcko&Becker para as quais estou a juntar dinheiro,(todas as moedas com que chego a casa no final do dia Rolling Eyes Rolling Eyes ) o proximo investimento vai ser os tubos de malha de aço....e habituar-me a travar mais cedo Razz Razz Razz
    Um abraço e mais uma vez obg pelos vossos Feed-back
    Boas Kurvas
    Joao "Penakid"
    o5car
    o5car
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 331
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~29000

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  o5car Sex 09 Mar 2012, 12:07

    Então mas ao travar a fundo não bloqueia?? se sim então está tudo ok.

    Isto de ABS e CBS's é de facto um mimo... pior é mesmo o downgrade para o sistema convencional, pode ser muito perigoso.

    Colocar tubos de malha-de-aço não ira resolver o problema de melhor travagen, o que vai acontecer é q terás a totalidade da eficácio mais imediata e em menor curso de manete, ou seja, é uma resposta mais bruta o q poderá ser perigoso fora de alcatrão.
    Os tubos OEM q são em borracha, faz com q seja um tacto mais doseável, controlável e esponjoso/suave.

    Também é normal com o passar dos anos essa mesma borracha dos tubos perder propriedades, logo dilatam muito mais, mas enquanto a manete não bater no fundo... é sinal q está a cumprir o seu dever.

    Para tentar melhor a eficácia de travagem... Subsituição de óleo, por exemplo o DOT 5.1 tem uma temperatura de ebolição muito mais superior q o DOT4, caso se faça esta substituição convém limpar todo o sistema.

    Umas boas pastilhas ajudarão concerteza a tal... E concerteza q as mesmas tb terão q ter um maior gasto.

    Como já referido, um disco de maior diâmetro tb ajuda, mas depois tens q comprar o adaptador da bomba.
    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Asterix Sex 09 Mar 2012, 13:30

    João Manuel escreveu:Boas, que me desculpem se estou no sitio errado mas gostava de saber a vosso opinião sobre uma duvida que estou a ter (se calhar não é defeito é feitio Very Happy ).
    Sei que estou "mal habituado" pois desde as minhas saudosas FJ1200 e Africa Twin todas as motas que tive (2xVaradero)tinham ABS e desde 2000 a minha "Rebecca" (ST1100)vem equipada com ABS/TCS.
    Desculpem esta introdução mas serve apenas para enquandrar um pouco a minha historia com a capacidade de travagem das minhas motos.
    Com a Morgana (a minha TA, que adquiri em Janeiro deste ano) estou a ter dificuldades em me habituar à pouca capacidade de travagem Sad Sad detectei problemas na bomba de travões dianteiros (o meu mecãmico o Xixó na Amadora) já está a tratar de substitui-la. No entanto a travagem traseira (são sistemas independentes)é muito fraca e por vezes dá-me a "sensação" de que nem sequer trava. O Xixó já montou e desmontou e diz que está tudo em ordem e que a fraca travagem é uma caracteristica da TA. Pergunto: è mesmo assim? será que sou apenas um tipo mal habituado?
    Agradeço as vossas opiniões.
    Abraços
    Joao "Penakid"

    Sendo a tua TA de 92 presumo que o sistema de travagem seja igual ao meu que é um disco à frente e um disco atrás. Apesar da minha inexperiência (é a minha primeira mota) também me parece que a travagem é o ponto fraco destas motas, mas é ultrapassável aplicando mais força nos travões. A suspensão macia e de curso longo e a altura ao solo também não ajudam nesta questão bem como a ausência do ABS. A minha opinião sobre o ABS é que quem tiver prática na travagem e conhecer bem a mota em causa consegue travar tão bem ou ainda melhor sem ABS do que com o mesmo.

    Ao fim do meu primeiro mês com a mota fui ter com o vendedor e disse-lhe que achava que o travão traseiro precisava de ser afinado pois era preciso "carregar muito" para se sentir a roda a travar, no entanto ele experimentou e disse que achava que estava bem justificando que se se afinar demasiado o travão traseiro a tendência é para bloquear a roda com frequência. Aceitei a justificação e continuo a achar que está tudo bem, é mesmo assim.

    Não é mota para andar colado ao carro na frente na AE, isso seguramente não é. Eu guardo sempre distância de segurança confortável. Também travo com antecedência nas curvas, se bem que de dia para dia ganho mais confiança a curvar.

    Há aqui quem diga que a TA não trava, apenas abranda e depois é só dar gás outra vez. Peço desde já perdão pelo plágio. lol!
    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 223388
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  santosam Sex 09 Mar 2012, 14:54

    Por alguma razão a Honda em 1997 colocou dois discos à frente em vez de apenas um... As nossas abrandam :-)
    Eu entretanto troquei os tubos por uns de malha de aço (à frente) e nota-se a diferença principalmente no Verão, mas nada de extraordinário.
    Entretanto tive de trocar o disco e comprei um Tourmax com pastilhas da SBS. As pastilhas foram à vida num instante. Na Motoboxe troquei as pastilhas por umas da Honda CBR1000XX e agora o que está a ir à vida é o disco...
    Relativamente à travagem: no outro dia vinha a descer naquela rua nova junto ao Continente MaiaJardim (para quem conhece) e quando chego à rotunda travo com dos dois travões e bloqueei tudo e vim de ladex :-) Um condutor de um carro até se assustou com tal visão, eheheheh. Já antes numa passadeira travei a fundo e foi a mesma cena, mas aqui a catraia que ia atravessar até me agradeceu, LOL.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  adelinoaraujo Sex 09 Mar 2012, 18:14

    santosam escreveu:Por alguma razão a Honda em 1997 colocou dois discos à frente em vez de apenas um... As nossas abrandam :-)
    Eu entretanto troquei os tubos por uns de malha de aço (à frente) e nota-se a diferença principalmente no Verão, mas nada de extraordinário.
    Entretanto tive de trocar o disco e comprei um Tourmax com pastilhas da SBS. As pastilhas foram à vida num instante. Na Motoboxe troquei as pastilhas por umas da Honda CBR1000XX e agora o que está a ir à vida é o disco...
    Relativamente à travagem: no outro dia vinha a descer naquela rua nova junto ao Continente MaiaJardim (para quem conhece) e quando chego à rotunda travo com dos dois travões e bloqueei tudo e vim de ladex :-) Um condutor de um carro até se assustou com tal visão, eheheheh. Já antes numa passadeira travei a fundo e foi a mesma cena, mas aqui a catraia que ia atravessar até me agradeceu, LOL.

    Um malho na rotunda do Maia Jardim? Uuuuuuiiii. Aquilo ali é perigoso, mas nem vou dizer porquê senão as mulheres ficam chateadas comigo.

    Bem, como sou da Maia já lá passei várias vezes e não tive problemas a travar, nem noutro lado. A minha é xl650v. Mas essa troca por uns de malha de aço parece interessante. Temos que combinar um café.
    Tecedeiro
    Tecedeiro
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 178
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 10/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1992
    Kms: A contar...

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Tecedeiro Sáb 10 Mar 2012, 14:06

    Eu quando fui buscar a minha 600 de 92 fiquei desiludido com a travagem da frente.
    Pastilhas aparentemente novas e sem fugas no sistema, comecei a ficar desconfiado.
    Depois quando foi à revisão lá me disseram que as pastilhas não prestavam... Dei o benefício da dúvida e aceitei trocar. Levou umas EBC, não sei é quais são. Agora trava muito bem, desde que faça a pressão certa na manete.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Transouto Seg 12 Mar 2012, 18:32

    Moral da história, uma disco trava menos do que dois.... scratch
    Logicamente que a evolução tem inevitavelmente de trazer melhorias, contudo a Transalp não trava, abranda Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 161678 e logo a seguir , dá gás..... Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 9444 Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 9444

    Esqueçam os travões e acelerem..... Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 931823

    V
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  antonio.q Ter 13 Mar 2012, 23:39

    A minha moto tem dois discos à frente e não tenho tido problemas de travagem, se calhar por não andar demasiado depressa. Já tive de fazer algumas travagens mais fortes e a roda quase bloqueava.
    O que li e ouvi, de quem as tem ou teve, é que as Transalp só com um disco à frente tem um poder de travagem muito fraco. Por isso a adopção dos dois à frente.
    Os tubos de malha de aço poderão melhorar mas a eficácia nunca será como a dos dois discos.
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  santosam Dom 18 Mar 2012, 17:48

    Na Quarta-Feira passada fiz o curso de condução de mota na Escola de Pilotagem Honda e agora a minha Transalp trava muito melhor...
    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Gigikoln3 Dom 18 Mar 2012, 19:49

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. 18384

    Quem sabe , sabe...
    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Asterix Seg 19 Mar 2012, 10:59

    santosam escreveu:Na Quarta-Feira passada fiz o curso de condução de mota na Escola de Pilotagem Honda e agora a minha Transalp trava muito melhor...

    Como é que é? A mota trava melhor ou o condutor é que sabe travar com mais eficácia? Very Happy

    Gostava que falasses um pouco mais desse curso e não devo ser o único. Porque não abres um tópico sobre isso? bounce



    Tecedeiro
    Tecedeiro
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 178
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 10/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1992
    Kms: A contar...

    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Tecedeiro Seg 19 Mar 2012, 13:58

    Asterix escreveu:
    santosam escreveu:Na Quarta-Feira passada fiz o curso de condução de mota na Escola de Pilotagem Honda e agora a minha Transalp trava muito melhor...

    Como é que é? A mota trava melhor ou o condutor é que sabe travar com mais eficácia? Very Happy

    Gostava que falasses um pouco mais desse curso e não devo ser o único. Porque não abres um tópico sobre isso? bounce




    Concordo! Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Travagem da minha "Morgana", TA de 1992. Empty Re: Travagem da minha "Morgana", TA de 1992.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 19:06