TodayAdventure Seg 21 Jun 2010, 22:54
Tal como há algumas mensagens (há uns dias) atrás previa, vi-me mesmo desesperado para encontrar aqui por Bragança a valvolina 140 tão bem referenciada pelo Coutada para olear a corrente. Só a consigo encontrar em baldes de 20 a 200 litros, corri todas as oficinas de camiões e máquinas pesadas das redondezas e ninguém parece ter ou poder dispensar uma garrafinha deste óleo tão "simples". Só conseguia encontrar óleos de transmissão multigrade, caríssimos. Vai daí pedi ajuda ao Coutada.
E por causa deste pedido, constatei - se dúvidas houvesse - que o (verdadeiro)
espírito motard está bem vivo, que de facto há qualquer coisa de especial no mundo dos motociclistas. Fui ao encontro do Coutada no sábado, ele recebeu-me como se eu fosse um amigo de longa data e lá tinha a mágica valvolina à minha espera, que fez o favor de me encomendar. É um motociclista e uma pessoa espectacular com quem tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde vou ter o prazer de fazer uns trilhos, aí pelo litoral ou cá por Trás-os-Montes!
Certo, Cou?
Agora a parte objectiva da coisa, tentando não me deixar influenciar pela fantástica amabilidade do Cou. Limpei bem a jante (entretanto bem cagada pelo uso anterior de massa consistente) antes de rolar com este lubrificante na corrente. Devo ter feito uns 300 kms depois de ter aplicado a valvolina 140, um óleo escuro, viscoso e espesso. A jante está tal e qual estava, sem o mínimo vestígio de salpicos. Depois destes quilómetros a corrente continua com um aspecto (e um toque) de bem lubrificada. Não tem um aspecto muito brilhante, líquido, característico dos sprays (acabados de aplicar) que tinha experimentado antes, mas fico com a sensação de a lubrificação ser mais duradoura com esta valvolina do que com os sprays. Sobre o ruído na corrente não me consigo pronunciar pois ando com pneus de taco, ainda por cima gastos de forma desigual, mais ruidosos do que qualquer som que venha da transmissão. Também ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas acerca da eventual vantagem na duração dos kits de transmissão, mas para já não posso senão confirmar globalmente o excelente conselho do Cou.
É um lubrificante muitíssimo mais barato do que qualquer spray já experimentado até aqui, parece ser muito eficaz e ter um efeito duradouro e não caga (aparentemente) a jante. Fiquei fã, já pus a latinha do spray de lado e deixei de cismar com os scottoiler. Se houver modificação destas minhas impressões, não hesitarei em reportá-lo aqui. Queria apenas de imediato agradecer um dos melhores conselho do Cou a toda a comunidade (é fantástico como as soluções simples e baratas funcionam!) e agradecer-lhe a atitude e o exemplo de grande motociclista que é!
Devo-te uma posta cá em Bragança, Cou!
Zé Paulo.