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Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
kamikaze- 5ª a Fundo
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Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.
- Mensagem nº26
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
De nada...ora essa. Sempre que poder ajudar ajudo. Ás vezes esqueço-me que nem todos são mecânicos e falo normalmente, peço desculpa por o fazer.
fresco- 5ª engrenada
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- Mensagem nº27
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Belas dicas.
O filtro lavável é boa opção, quanto a mim por ser mais barato.
Para procurar mais cavalos é comprar logo uma CBR. Essa parte não me preocupa minimamente.
O filtro lavável é boa opção, quanto a mim por ser mais barato.
Para procurar mais cavalos é comprar logo uma CBR. Essa parte não me preocupa minimamente.
kamikaze- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº28
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Pessoal !!
Nova média em circuito urbano e extra urbaboa a abrir
5.7 L aos 100kms
fui atestar hoje a Transplante e só consegui meter 16 litros, tinha marcado 280kms.
Bem bom não acham ???
Nova média em circuito urbano e extra urbaboa a abrir
5.7 L aos 100kms
fui atestar hoje a Transplante e só consegui meter 16 litros, tinha marcado 280kms.
Bem bom não acham ???
Fabião- 5ª a Fundo
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Kms: os suficientes
- Mensagem nº29
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Acham que será possivel fazer um grupo como se fez com os scotoillers para filtros K&N e afins?
Não me canditado a organizar tal coisa porque não me entendo com esse cenas, mas tá lançado o desafio.
Abraço
Fabião
Não me canditado a organizar tal coisa porque não me entendo com esse cenas, mas tá lançado o desafio.
Abraço
Fabião
tigusto- 2º engrenada
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- Mensagem nº30
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
"...O aumento do consumo sem mexer na afinação dos carburadores não é verdade pois a mistura ar gasolina com um K&N torna-se muito mais rica dai um aumneto de performance." por kamikase.
Boas!
Com esta parte é que eu não concordo totalmente porque o facto de se colocar um filtro de ar K&N não transforma a mistura em muito mais rica, apenas se facilita o fluxo de ar. A mistura diz-se mais rica quando a proporção gasolina/ar se altera por via do aumento de gasolina (não é o caso ) ou do corte de ar (caso do botão do ar quando arrancamos com a moto ), alterando-se a proporção ideal. Na verdade quando estamos a accionar o "botão do ar" erradamente costumamos dizer que estamos a abrir o ar quando na verdade estamos é a cortar o ar fechando a borboleta na admissão de ar e, por consequência, a enriquecer a mistura. (na 600/650 ainda é manual o controle do ar no arranque, na 700 não sei). Nas motos e carros mais antigos se mantivéssemos esse comando accionado acabávamos por "afogar" o motor.
O que julgo que se passa com estes filtros é que permite a passagem de um maior volume de ar, sem prejudicar a filtragem, o que levará a que a admissão seja mais facilitada e por isso permite uma subida de rotação mais rápida. No Inverno também o filtro de papel se comporta de pior forma na passagem do ar visto tornar-se mais "opaco" ao ar quando está húmido.
E "prontus", desculpem a confusão!
Cumps!
Boas!
Com esta parte é que eu não concordo totalmente porque o facto de se colocar um filtro de ar K&N não transforma a mistura em muito mais rica, apenas se facilita o fluxo de ar. A mistura diz-se mais rica quando a proporção gasolina/ar se altera por via do aumento de gasolina (não é o caso ) ou do corte de ar (caso do botão do ar quando arrancamos com a moto ), alterando-se a proporção ideal. Na verdade quando estamos a accionar o "botão do ar" erradamente costumamos dizer que estamos a abrir o ar quando na verdade estamos é a cortar o ar fechando a borboleta na admissão de ar e, por consequência, a enriquecer a mistura. (na 600/650 ainda é manual o controle do ar no arranque, na 700 não sei). Nas motos e carros mais antigos se mantivéssemos esse comando accionado acabávamos por "afogar" o motor.
O que julgo que se passa com estes filtros é que permite a passagem de um maior volume de ar, sem prejudicar a filtragem, o que levará a que a admissão seja mais facilitada e por isso permite uma subida de rotação mais rápida. No Inverno também o filtro de papel se comporta de pior forma na passagem do ar visto tornar-se mais "opaco" ao ar quando está húmido.
E "prontus", desculpem a confusão!
Cumps!
kamikaze- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº31
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Ok embora não concorde , respeito a tua opinião.
Cou- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº32
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Boas
Aqui vai a minha opinão uma vez que a TA tem duas velas por cilindro não vejo necessidade de usar essas velas pois axo que essas são mais usadas para as motas RR onde atinge velocidades elevadas.
E pelo que já li noutros foruns dizem o mesmo...
"Eu acho que tens razão. Quando fiz Marrocos em Maio passado na minha anterior Varadero de carb´s, sempre que a ligava de manhã "puxava um pouco o ar" (hábito do clima beirão...), passou a carburar mal o que me obrigou a ir a uma oficina em Erfoud trocar de velas. O mecânico referiu-me essa eventual causa (podendo estar associada à má qualidade dos carburantes marroquinos) e colocou-me umas velas normais. Problema resolvido!"
Aqui vai a minha opinão uma vez que a TA tem duas velas por cilindro não vejo necessidade de usar essas velas pois axo que essas são mais usadas para as motas RR onde atinge velocidades elevadas.
E pelo que já li noutros foruns dizem o mesmo...
"Eu acho que tens razão. Quando fiz Marrocos em Maio passado na minha anterior Varadero de carb´s, sempre que a ligava de manhã "puxava um pouco o ar" (hábito do clima beirão...), passou a carburar mal o que me obrigou a ir a uma oficina em Erfoud trocar de velas. O mecânico referiu-me essa eventual causa (podendo estar associada à má qualidade dos carburantes marroquinos) e colocou-me umas velas normais. Problema resolvido!"
kamikaze- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº33
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
As velas têm grau que varia entre + quente e + frio. Uma transalp na Australia usa certamente velas com grau diferente de uma transalp Finlândia...por exemplo...
tigusto- 2º engrenada
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- Mensagem nº34
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
kamikaze escreveu:As velas têm grau que varia entre + quente e + frio. Uma transalp na Australia usa certamente velas com grau diferente de uma transalp Finlândia...por exemplo...
Boas!
Lá vou eu imbirrar com o kamikaze!
Efectivamente existem velas mais frias e mais quentes mas no diferente uso das mesmas é muito mais determinante o tipo de motor e respectivo rendimento do que a temperatura ambiente, embora concorde que a Transalp na Finlandia e na Austrália não deverá ser exactamente o mesmo, especialmente no que respeita ao início da marcha até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento. Mas, ao limite, diria que a Transalp deverá usar as mesmas velas nos dois sítios. Deixo um link da Bosch para se perceber um pouco melhor aquilo que estou a tentar transmitir: http://www.boschcarservice.pt/aa-pt/pt/static/produkte/zuendkerzen/zuendkerzenkunde/waermewerte.htm
E, já agora, este link dos Nomad´s que também me pareceu interessante: http://www.nomadstrail.net/site/index.php?option=com_content&task=view&id=29&Itemid=52
Abraço.
joaopinhao- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº35
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Ando à procura de um páraquedas barato para quando mudar o meu filtro para KN e as velas conseguir aterrar em segurança...
CSampaio- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº36
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Por acaso alguém sabe quanto custa um filtro K&N para a XL700?
Fico no aguardo
Fico no aguardo
joaopinhao- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº37
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
CSampaio escreveu:Por acaso alguém sabe quanto custa um filtro K&N para a XL700?
Fico no aguardo
http://www.sportsbikeshop.co.uk/motorcycle_parts/content_prod/638/38121
MarceloBarão- Mota ligada
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- Mensagem nº38
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Boas
Quanto as velas de iridium e aos filtro k&n... tudo o
que se muda num motor é para tirar anos de vida estragar… muitas da coisas que
se ouvem são mitos criados por marketing, ou seja eles apenas dizem o que lhes
mais convem.
As velas de “iridium” muito giras etc… dão um pouco de
potencia à moto sim mas não dah saúde nenhuma (pelo contrario tira) ou seja
essas famosas velas não fogem a realidade de terem um coeficiente técnico muito
menor que o das velas originais da TA ou
seja o coeficiente técnico é um numero que esta na referencia da vela que tem
como significado o arrefecimento das velas, quanto menor mais quente é a vela, maior
mais fria, a Yamaha trabalha em media com valores de 9 a Honda com um valor de 8.
Uma vela de iridium faz um motor aquecer muito mais. nos dias quentes de verão isso
pode originar problemas visto que o motor atinge temperaturas muito elevadas podendo
dar origem a um agarrancos etc… e sim essas velas aumentam o consumo da TA
visto que se queima melhor o motor tam mais resposta, mais rotação (vaco no
carburador).
Quanto aos filtros k&n diminuem o consumo dos motores
devido ao esforço poupado pelo mesmo. mas também trás consequências o filtro não
é tão bom na sua funcao como um normal ou seja não filtra bem deixando entrar
poeiras.. originando a um mau funcionamento do carburador apos um bons quilómetros…
o filtro k&n pode dificultar a afinação de um carburador… mas isso é o
menos e o problema do carburador uma lavagem
fica óptimo.
Lambem-se material de competição (racing etc...) é para
motores de competição motores desenvolvidos para fazerem medias de 10 voltas…
cumps
Quanto as velas de iridium e aos filtro k&n... tudo o
que se muda num motor é para tirar anos de vida estragar… muitas da coisas que
se ouvem são mitos criados por marketing, ou seja eles apenas dizem o que lhes
mais convem.
As velas de “iridium” muito giras etc… dão um pouco de
potencia à moto sim mas não dah saúde nenhuma (pelo contrario tira) ou seja
essas famosas velas não fogem a realidade de terem um coeficiente técnico muito
menor que o das velas originais da TA ou
seja o coeficiente técnico é um numero que esta na referencia da vela que tem
como significado o arrefecimento das velas, quanto menor mais quente é a vela, maior
mais fria, a Yamaha trabalha em media com valores de 9 a Honda com um valor de 8.
Uma vela de iridium faz um motor aquecer muito mais. nos dias quentes de verão isso
pode originar problemas visto que o motor atinge temperaturas muito elevadas podendo
dar origem a um agarrancos etc… e sim essas velas aumentam o consumo da TA
visto que se queima melhor o motor tam mais resposta, mais rotação (vaco no
carburador).
Quanto aos filtros k&n diminuem o consumo dos motores
devido ao esforço poupado pelo mesmo. mas também trás consequências o filtro não
é tão bom na sua funcao como um normal ou seja não filtra bem deixando entrar
poeiras.. originando a um mau funcionamento do carburador apos um bons quilómetros…
o filtro k&n pode dificultar a afinação de um carburador… mas isso é o
menos e o problema do carburador uma lavagem
fica óptimo.
Lambem-se material de competição (racing etc...) é para
motores de competição motores desenvolvidos para fazerem medias de 10 voltas…
cumps
Transouto- O Pai do Forum
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- Mensagem nº39
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Sim sinhor Barão, muita informação técnica.... Obrigado desde já pelo contributo...
V
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Edmundo- Mota ligada
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- Mensagem nº40
Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Quanto à opinião do Marcelo Barão em relação às velas de Iridium e aos filtros K&N não posso estar de acordo quando diz que danificam os motores, em relação aos filtros, eles estão testados por muitas marcas de motores tanto de motos quanto de carros e nunca li nada que indique que estes filtros danifiquem os motores, a não ser que não seja aplicado o óleo próprio que é o que reforça a filtragem ou que não se faça a manutenção adequada, lavagem e reposição do óleo quando se efectuam as revisões. Quanto às velas, pois estas terão que ser apropriadas para cada motor, se assim for não provoca qualquer aquecimento extra, no caso da TA que já tem 4 velas não acho uma mais valia a não ser pelo facto de durarem muito mais do que as normais.
Na minha opinião e pela experiencia, aconselho o filtro K&N, até porque tenho um amigo com uma TA de 95 com 114000 km com filtro K&N desde os 20.000 e que percorre todos os dias 6 km por uma estrada de terra com muito pó principalmente no verão e só diz maravilhas deste filtro, até porque devido ao percurso que percorre, quando tinha o filtro normal, no verão tinha que trocar de filtro em cada revisão, se não fosse o K&N já tinha gasto uma pequena fortuna em filtros.
P.S. O Problema aqui é apenas para quem anda muitas vezes no limite,pois o motor com estas alterações ganha alguma potencia extra e por sua vez mais velocidade de ponta o que traz desgaste extra quando se aperta com ele agora para os que andam normalmente sem abusar e fazem a manutenção de acordo com as indicações não terão qualquer desgaste extra mas sim um motor com menos esforço e maior durabilidade.
Na minha opinião e pela experiencia, aconselho o filtro K&N, até porque tenho um amigo com uma TA de 95 com 114000 km com filtro K&N desde os 20.000 e que percorre todos os dias 6 km por uma estrada de terra com muito pó principalmente no verão e só diz maravilhas deste filtro, até porque devido ao percurso que percorre, quando tinha o filtro normal, no verão tinha que trocar de filtro em cada revisão, se não fosse o K&N já tinha gasto uma pequena fortuna em filtros.
P.S. O Problema aqui é apenas para quem anda muitas vezes no limite,pois o motor com estas alterações ganha alguma potencia extra e por sua vez mais velocidade de ponta o que traz desgaste extra quando se aperta com ele agora para os que andam normalmente sem abusar e fazem a manutenção de acordo com as indicações não terão qualquer desgaste extra mas sim um motor com menos esforço e maior durabilidade.
Transouto- O Pai do Forum
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- Mensagem nº41
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Edmundo escreveu:...
o motor com estas alterações ganha alguma potencia extra e por sua vez mais velocidade de ponta o que traz ....
Eu tenho um k&N e não vejo potência nem velocidade extra.... mas no entanto recomendo, pelo menos poupo em filtros...
V
Cou- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº42
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Boas
Eu meti um mas como só tem 1 semana de uso para já notei que tem mais arranque, em offroad ficou melhor.
Eu meti um mas como só tem 1 semana de uso para já notei que tem mais arranque, em offroad ficou melhor.
Vultura- Mota ligada
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- Mensagem nº43
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Cou escreveu:Boas
Aqui vai a minha opinão uma vez que a TA tem duas velas por cilindro não vejo necessidade de usar essas velas pois axo que essas são mais usadas para as motas RR onde atinge velocidades elevadas.
E pelo que já li noutros foruns dizem o mesmo...
"Eu acho que tens razão. Quando fiz Marrocos em Maio passado na minha anterior Varadero de carb´s, sempre que a ligava de manhã "puxava um pouco o ar" (hábito do clima beirão...), passou a carburar mal o que me obrigou a ir a uma oficina em Erfoud trocar de velas. O mecânico referiu-me essa eventual causa (podendo estar associada à má qualidade dos carburantes marroquinos) e colocou-me umas velas normais. Problema resolvido!"
Eu fiz essa viagem a Marrocos com a pessoa que estás a referir com a minha Transalp e fiz 300km atrás dessa Varadero quando ela começou dar problemas... rateres e fumo nas acelerações/desacelerações...e na minha opinião o problema que se deu com as velas da Varadero deu-se unica e exclusivamente pela má qualidade dos combustiveis. A maior parte das motas estava com um trabalhar inconstante e atingiam menos velocidade de ponta.
Para não variar a Transalp portou-se á altura da sua reputação,embora fosse a moTa mais fraca em cilindrada e potência,passou com distinção. Nem uma pinga de oleo comeu. Falta também dizer(escrever) que Transalp superou tal provação em Marrocos por ter duas velas por cilindro.
Na minha humilde opinião...
Vultura- Mota ligada
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- Mensagem nº44
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Em relação ás velas de iridium...
Os ganhos em termos de potência são poucos ou nenhuns...
Onde as velas de iridium são fantásticas é na longevidade. A minha outra mota só troca de velas de 48000km em 48000km.
Na minha outra mota se lhe meter umas velas sem ser iridium ela tem o mesmo desempenho, embora a Honda recomende as velas de iridium e as traga de origem.
Os ganhos em termos de potência são poucos ou nenhuns...
Onde as velas de iridium são fantásticas é na longevidade. A minha outra mota só troca de velas de 48000km em 48000km.
Na minha outra mota se lhe meter umas velas sem ser iridium ela tem o mesmo desempenho, embora a Honda recomende as velas de iridium e as traga de origem.
santosam- 3ª engrenada
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- Mensagem nº45
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
O motor da Transalp está preparado para levar com tudo. Se lerem um post do "nosso" Queirós, pelas Américas até gasolina com álcool a Transalp bebeu... e sempre a andar. Essas coisas todas tuning parecem-me descabidas para a mota que é.
miguel- 1ª engrenada
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- Mensagem nº46
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
boas
ando á procura do filtro de ar K&N para a 650 e não encontro nada a menos de 70€. há alguma sugestão?
obrigado
ando á procura do filtro de ar K&N para a 650 e não encontro nada a menos de 70€. há alguma sugestão?
obrigado
red46- 1ª engrenada
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- Mensagem nº47
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Boas.
miguel, e no ebay??
Tens aqui por 50€ mais os portes, mas se encomendares mais material ou com mais outra pessoa, os portes compensam.
http://www.wemoto.com/bikes/Honda/XL_650_VY_V1_V2_Transalp/00-02/picture/Air_Filter_K&N_-_Reusable_and_Performance/
Boas curvas
miguel, e no ebay??
Tens aqui por 50€ mais os portes, mas se encomendares mais material ou com mais outra pessoa, os portes compensam.
http://www.wemoto.com/bikes/Honda/XL_650_VY_V1_V2_Transalp/00-02/picture/Air_Filter_K&N_-_Reusable_and_Performance/
Boas curvas
Cou- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº48
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
Boas
http://cgi.ebay.co.uk/Air-Oil-filter-kit-HONDA-XL650-V-TRANSALP-2001-07-/350344932118?cmd=ViewItem&pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item51922f6b16
http://cgi.ebay.co.uk/Air-Oil-filter-kit-HONDA-XL650-V-TRANSALP-2001-07-/350344932118?cmd=ViewItem&pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item51922f6b16
miguel- 1ª engrenada
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- Mensagem nº49
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
boas
muito obrigado a ambos...
ainda vem o filtro de óleo por acréscimo
embrasses
muito obrigado a ambos...
ainda vem o filtro de óleo por acréscimo
embrasses
tigusto- 2º engrenada
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- Mensagem nº50
Re: Filtro de ar K&N + Velas de Iridium
http://cgi.ebay.co.uk/Air-Oil-filter-kit-HONDA-XL650-V-TRANSALP-2001-07-/350344932118?cmd=ViewItem&pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item51922f6b16[/quote[/url]]Cou escreveu:Boas
[url=http://cgi.ebay.co.uk/Air-Oil-filter-kit-HONDA-XL650-V-TRANSALP-2001-07-/350344932118?cmd=ViewItem&pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item51922f6b16
Boas!
Boa dica!
Parece-me que este será um filtro de ar normal e não um reutilizável K&N ou semelhante.
Abraço!